Neste domingo, 3 de novembro de 2024, milhares de jovens estudantes prestaram o ENEM

Por Paulo Henrique

Preparação para a prova é essencial com o objetivo de tirar uma boa nota no texto do Enem - (crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press)
Foto ilustrativa

Neste domingo, 3 de novembro de 2024, milhares de jovens estudantes prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, avaliando seus próprios conhecimentos e aprendizagem durante o Ensino Médio.
O ENEM, tornou-se uma política pública de excelência e que abre as portas para o futuro de muitos jovens, principalmente os que nascem em famílias humildes, nas periferias, nas comunidades rurais e nas cidades do interior.
Quem imaginaria que o Brasil chegaria a esse nível? Há 50 anos atrás, era inimaginável levar um filho para a faculdade, para ser Dr., para ser alguém na vida; somente os abastados, os de classe alta, os ‘ricos’ conseguiam. Hoje, com os avanços na Educação Pública, com a luta do povo e os investimentos dos governos democráticos, muita gente está encontrando a oportunidade de crescer, se formar, ter o seu espaço no mercado de trabalho e o reconhecimento pela profissão abraçada com determinação.
O ENEM foi uma revolução e continua sendo o principal veículo de acesso às universidades federais, estaduais e na conquista de bolsas integrais e parciais de muitos cursos.
PROUNI, Financiamento Estudantil – FIES Sistema de Seleção Unificada – SISU, todos esses meios são acessíveis e funcionam com sucesso em nosso país. Graças a democracia, conquistamos muito nos últimos tempos e não podemos parar de lutar por mais direitos.
Parabéns a todos os jovens de Condeúba que se inscreveram e fizeram a prova do ENEM! Parabéns pela determinação e pelo esforço de estudar, acreditar e continuar buscando os sonhos!
Viva a Educação!

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail