Dia: 30 de junho de 2019

Ribeirão do Largo: Milhares de fiéis vão à Cova de Pedro para tradicional missa campal

No último sábado (29) a cidade de Ribeirão do Largo voltou a receber milhares de pessoas para a tradicional Romaria à Cova de Pedro.

A história da Cova de Pedro teve início em 12 de abril de 1925. O vaqueiro Pedro Afonso do nascimento foi assassinado de forma brutal, promovendo uma grande comoção social no município. Relatos orais de moradores antigos contam que os assassinos de Pedro não conseguiram matá-lo, conseguindo somente fazê-lo com uma faca de propriedade do vaqueiro.

Desde a morte de Pedro, o local onde fora enterrado se tornou centro de peregrinação constante e romaria anual, transformando a Cova de Pedro, como ficou conhecida, num importante santuário local.

Milhares de devotos visitam Ribeirão do Largo todos os anos nesta data, participam da celebração católica, visitam o santuário e fazem orações, numa manifestação de fé. O prefeito da cidade Herbert Gonçalves de Oliveira, fez discurso de abertura do evento.

O padre Joselito Oliveira Cruz, pároco da Paróquia São João Batista, em Ribeirão do Largo, presidiu a missa campal ao lado de outros párocos da Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Condeúba: Morreu O Sr. Jesuíno Lima de Sousa aos 72 anos de idade

Por Oclides da Silveira

Sr. Jesuíno que já andava em cadeira de rodas juntamente com seus familiares

Morreu nesta manhã de domingo dia 30 de junho de 2019 às 09:00 horas o Sr. Jesuíno Lima de Sousa aos 72 anos de idade, ele é filho do Sr. Joaquim Lima que tem 103 anos e ainda anda a pé toda a cidade de Condeúba. Jesuíno deixa viúva a Sra. Silvone Maria do Nascimento, 7 filhos, Simone, Lucidalva, Fabio, Junior (Gueguinha), Mileide, Welinton e José Luiz além de 12 netos e 4 bisnetos. Seu corpo está sendo velado na Rua Alto da Bela Vista próximo a escola . O sepultamento será amanhã dia 1/7 no Cemitério Municipal Barão José Egidio de Moura e Albuquerque na sede, ainda sem horário definido.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba deixamos nossos sentimentos à família enlutada por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus o tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em paz amiga “Jesuíno”.

Marieta da Esquerda (Cordel)

Por Nando da Costa Lima

Marieta era mineira

Fez direito em Teófilo Otoni

Na época da repressão

O pai foi torturador,

a mãe muitos dedurou

tinha um tio que era espião

Marieta era direita

Tomou gosto pela esquerda

Depois de ter apanhado

Do soldado Valdemar

Que era marido dela

Antes do cabo Vavá

que também largou a tempo

por gostar de maltratar,

era mal de militar.

Marieta depois disso

Tomou raiva da direita

Comprou uma boina do “tchê”

Decorou O Capital

E foi pra a cama com Gabeira

Antes dele esverdear

Ela era radical

Só dava pra intelectual

Guerrilheiro e agitador

Só pra proteger a causa

Trepou com muito “dotô”

Mas depois da abertura

Marieta sossegou

Só ficou a paranóia

que sempre à acompanhou

Não permite militar

no puteiro que montou.

P.S. O tempo passou e a filha de Marieta, hoje, politicamente correta, permite qualquer um no recinto.

Bebê abandonado em avenida de Camaçari é resgatado por policiais

Foto: Divulgação/SSP-BA

Um bebê do sexo masculino, de dois meses, foi encontrado por policiais militares, no sábado (29), na Avenida Jorge Amado, em Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador. A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

De acordo com a secretaria, a criança foi deixada na avenida, ao lado de uma pasta com documentos, pela guarnição do 12° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Camaçari). A SSP-BA informou que os militares faziam patrulhamento de rotina, em Camaçari, quando foram avisados por populares sobre um bebê que foi abandonado na Avenida Jorge Amado. Quando os PMs chegaram ao local indicado confirmaram a denúncia.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e fez o atendimento da criança, ainda na avenida. Em seguida, uma mulher apareceu alegando ser a mãe e os policiais notaram que a mulher aparentava ter distúrbios mentais. Conforme informações do Conselho Tutelar, a mulher que alegou ser mãe da criança é a genitora.

Ela foi encaminhada para o Hospital Geral de Camaçari para passar por uma avaliação médica pois, segundo o Conselho, na tentativa de diálogo, a mulher falava coisas desconexas e pedia o filho de volta. Com isso, não foi possível saber o motivo do abandono. O bebê não foi entregue a mãe. Ele está sob a guarda do Conselho que busca encontrar outros membros da família para que se responsabilizem pelo bebê.

De acordo com a SSP-BA, o caso foi registrado na 18ª Delegacia Territorial (DT/Camaçari) que acionou representantes do Conselho. Não há detalhes se a mulher foi ouvida. O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a delegacia de Camaçari até a publicação desta reportagem.

Homem morre em confronto com a PM e 250 mil pés de maconha são apreendidos na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem morreu após entrar em confronto com a polícia no sábado (29), em um sítio de Iraquara, cidade da Chapada Diamantina. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Ronaldo Cruz de Souza é suspeito de vigiar uma plantação do sítio com 250 mil pés de maconha. A SSP-BA informou que policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Chapada e Semiárido chegaram à propriedade após denúncias anônimas. Continue lendo