Dia: 26 de junho de 2020

Cordeiros: Morreu o professor Ermínio Nascimento Oliveira

 

 

Morreu no início desta tarde de sexta-feira dia 26 de junho de 2020 por volta das 13:00 horas o professor Ermínio Nascimento Oliveira, ele deixou viúva a Sra. Dezoli e 2 filhos Rafaela e Felipe. O corpo será velado em sua residencia (restrito à família), o sepultamento será amanhã dia 27/6 sem horário definido, no Cemitério Jardim da Saudade em  Cordeiros na sede.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, deixamos nossos profundos sentimentos à família enlutada, por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus o tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em paz Professor Ermírio.

Condeúba: Morreu Adão Pereira Oliveira aos 42 anos de idade

 

Adão Pereira Oliveira morreu aos 42 anos de idade

Morreu na tarde dessa sexta-feira dia 26 de junho de 2020 por volta das 15h20min., o Sr. Adão Pereira Oliveira aos 42 anos de idade. A causa morte de Adão foi um acidente de trânsito. Adão deixou viúva a Sra. Adriana e o filho Caio. Seu corpo será liberado para velório restrito aos familiares e por pouco tempo. O sepultamento deverá ser amanhã pela manhã ainda sem horário definido no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sede.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, deixamos nossos profundos sentimentos à família enlutada, por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus o tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em paz nosso querido irmão do Terço dos Homens Adão Pereira.

Bahia: Governo assina acordo para gestão de recursos socioambientais do Porto Sul

Foto – Divulgação

Com a finalidade de assegurar o desenvolvimento sustentável, a integridade das funções ecológicas e os serviços ecossistêmicos da região Sul, foi assinado, na quarta-feira (24), o termo de acordo para gestão dos R$ 45 milhões oriundos do Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA) do empreendimento Porto Sul.

Após o recebimento e julgamento das propostas do chamamento público, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), associação civil sem fins lucrativos, foi a entidade selecionada para gestão financeira e operacional dos recursos. O termo de acordo tem prazo de vigência de seis anos, podendo ser prorrogado.

Determinando medidas para prevenir danos ambientais e mitigar impactos na região do Porto Sul, o TCSA foi firmado pelo Governo da Bahia, por intermédio da Casa Civil e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Ministério Público do Estado da Bahia, Ministério Público Federal, Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Bahia Mineração S/A (Bamin).

O Comitê Técnico de Execução do TCSA, formado por servidores da Sema e do Inema, fará o acompanhamento, monitoramento, fiscalização, avaliação e prestação de contas ao Ministério Público acerca da execução dos compromissos assumidos. O Comitê também acompanhará a seleção e contratação de terceiros pela instituição selecionada, bem como a execução dos serviços e ações realizadas pelos terceiros contratados.

É ainda responsabilidade do Comitê, elaborar relatórios semestrais informando o cumprimento das obrigações do TCSA, que deverão ser publicados no website da Sema. O Porto Sul tem investimento total previsto de R$ 2,5 bilhões e será construído na localidade de Aritaguá, no litoral norte de Ilhéus. Pelo porto será escoado, principalmente, o minério de ferro extraído pela Bahia Mineração no município de Caetité.

A estrutura contará com um terminal, com capacidade de armazenamento e transporte de até 41,5 milhões de toneladas de minério de ferro/ano. O minério sairá de Caetité e chegará ao porto, em Ilhéus, a partir da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), que terá capacidade para transportar 60 milhões de toneladas por ano. Com projeção para plena operação a partir de 2024, o corredor logístico irá escoar e distribuir minérios e grãos produzidos no estado, podendo gerar aumento de 1,93% no PIB da Bahia.

Rodrigo Maia afirma que ainda não há votos na Câmara para aprovar adiamento das eleições

Presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a defender o adiamento das eleições municipais deste ano, previstas para outubro, em razão da pandemia de Covid-19, mas afirmou que ainda não há votos na Câmara para aprovar a matéria. O Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 18/20) que prevê que o pleito seja realizado nos dias 15 e 29 de novembro.

Maia considera legítimo que os parlamentares defendam a manutenção da data das eleições, mas criticou os prefeitos que pressionam os deputados a não alterarem a data. Segundo ele, prefeitos querem recursos para combater a pandemia, mas não querem adiar as eleições em razão da crise sanitária.

“É interessante a pressão de prefeitos por recursos porque a pandemia atinge os municípios com alto número de infectados, a economia caindo e ao mesmo tempo, uma pressão pelo não adiamento. Se não precisa adiar a eleição, é porque não tem mais crise nos municípios”, afirmou. Maia diz estar dialogando com os líderes para avançar na proposta de adiamento das eleições. “A eleição não pode estar à frente de salvar vidas e proteger as famílias brasileiras”, defendeu.

Morre Fátima Rebouças, diretora da Rádio e TV Bandeirantes na Bahia

Faleceu na madrugada desta sexta-feira (26), em Salvador, a empresária Fátima Rebouças, aos 64 anos de idade.

Filha do fundador da Band FM, saudoso Renato Rebouças. Era casada com Ailton, neto do também saudoso ex-prefeito de Vitória da Conquista, Gerson Gusmão Sales.

Ela e Kátia Rebouças, se tornaram empresárias na sucessão do pai. As duas estavam a frente dos destinos da Band FM de Conquista, e da TV Bandeirantes em Salvador.

Fátima não resistiu a uma cirurgia para retirada de um dos rins. O corpo está sendo velado na Capela do Cemitério Jardim da Saudade. O corpo será cremado em solenidade às 15 horas.

Condeúba: Morreu a Sra. Laura Alves de Farias aos 90 anos de idade

 

 

Sra. Laura Alves de Farias morreu aos 90 anos de idade

Morreu na madrugada desta quinta-feira dia 26 de junho de 2020, por volta das 03h40min., a Sra. Laura Alves de Farias aos 90 anos de idade. A Sra. Laura era viúvado Sr. Geraldo Antunes Farias e deixou 4 filhos, Luiz Farias (Agente de Endemias), José Farias, Maria e Carla além de 16 netos e 4 bisnetos. Seu corpo será velado por poucas horas no Memorial São Matheus e o sepultamento será hoje (26/6), às 11h30min., no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sede.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, deixamos nossos profundos sentimentos à família enlutada, por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus a tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em paz amiga Laura.

Município de Brumado suspende decretos de flexibilização do comércio em cumprimento à decisão do TJ-BA

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Decreto nº 5.293, publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (25), esclarece acerca da suspensão dos efeitos dos Decretos Municipais de nºs 5.259/2020, 5.262/2020 e 5.266/2020, por força de decisão judicial. Segundo a publicação, os referidos dispositivos estão suspensos até posterior deliberação, em cumprimento à decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) (Veja aqui). Assim sendo, a partir desta sexta-feira (26), o comércio não essencial será fechado no município. A prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) continua tentando reverter a liminar junto à justiça.

Prefeitura de Brumado entra com ação no MPF contra o Estado da Bahia

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado deu entrada no Ministério Público Federal (MPF) com uma representação contra o Estado da Bahia, que através da Secretaria da Saúde (Sesab) desativou a Central de Regulação que funcionava em Vitória da Conquista. Na construção das razões, com fundamentos balizados nas dificuldades de municípios da região, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) fundamentou o pleito no MPF.

O gestor apresentou as diversas dificuldades, com a transferência da Central de Regulação para a capital baiana. Após exposição da motivação da representação, Vasconcelos encaminhou pedido visando anular ato administrativo de retirada do sistema de Regulação de Leitos da Macrorregião de Saúde de Vitória da Conquista para Salvador.