Dia: 28 de fevereiro de 2020

Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Terço dos Homens do Olho d’Água se reúnem ordinariamente para rezar

 

Momento da distribuição da Eucaristia aos fiéis pela Ministra Sra. Adelina Costa

Na noite chuvosa desta sexta-feira dia 28 de fevereiro de 2020, foi realizado mais um encontro  do Santo Terço dos Homens da Comunidade do Olho d’Água, foi uma noite de muitas glórias e bençãos, primeiramente recebemos com muita alegria uma abençoada chuva que começou a cair por volta das 17 horas, depois tivemos a grata notícia que o nosso irmãozinho na fé Sr. Selerino recebeu alta hospitalar, depois de alguns meses ele se encontrava internado em Vitória da Conquista.

O nosso Terço dos Homens conta com a distribuição da Hóstia duas vezes por mês, contamos também com a colaboração e boa vontade dos Ministros da Eucaristia Sr. Juvenal Pardinho que é membro efetivo do nosso Terço e da Sra. Adelina Costa.

Nosso Terço que foi fundado numa sexta-feira dia 22 de novembro de 2019, portanto há 15ª semana, continua em fase de crescimento graças a Deus e a mãe Maria, já contamos com mais de 40 irmãos que frequenta nossas reuniões semanalmente, às 19:00 horas das sextas-feiras.

Nesta noite de muitas glorias, coordenou os trabalhos de forma brilhante o nosso Nivaldo e a leitura bem como a excelente reflexão do Santo Evangelho ficou a cargo do irmão na féHelio Carlos. celebraram conosco também os irmãozinhos Caique, João Pedro, José de Moises e Jeferson, esse nosso visitante vindo da Comunidade do Bom Abrigo. Além dos Ministros da Eucaristia Sr. Juvenal Pardinho e Sra. Adelina Costa. Na próxima semana iremos rezar o Santo Terço juntamente com nossa Comunidade co-irmã do Riacho Seco de Gerosino. Continue lendo

Condeúba Eleições 2020 série entrevista: As 10 medidas para escolher um bom vice-Prefeito

INTRODUÇÃO

O Jornal Folha de Condeúba, nesse ano eleitoral de 2020, em respeito a democracia, inova e vem abrir um espaço público destinado exclusivamente a todos os Pré-candidatos a Prefeito, vice-Prefeito e Vereadores, para que os mesmos exponham seus currículos, bem como suas propostas de trabalhos.

Essa entrevista dessa série, será com o Jornalista da Folha de Condeúba, Sr. Oclides da Silveira ele que é pré-candidato a vereador pelo PROS.

CURRÍCULO

Oclides Ribeiro da Silveira, 68 anos, casado, Pedagogo, Jornalista, pós-graduado em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, pós-graduado em Administração Hospitalar pela UNINTER e pós-graduado em Jornalismo pela FAVENI.

EM CONDEÚBA

Foi Secretário Municipal de Saúde de 2006 a 2008 e Presidente do Conselho Municipal de Saúde no mesmo período, Secretário de Transportes e Obras de 2009 a 2012 e Secretário de Cultura, Desporto e Lazer em 2016, além de ser concursado na Prefeitura como Supervisor Educacional.

Após uma prévia apresentação do seu currículo o Jornal Folha de Condeúba através do seu repórter Cleyton Silveira fará uma entrevista com o pré-candidato a vereador Sr. Oclides da Silveira, que desta vez ele fala sobre o vice-Prefeito ideal conforme segue:

Folha: Qual a função do vice-Prefeito?

Oclides: A função do vice-Prefeito é substituir o Prefeito em seus impedimentos legais.

Folha: Quais são as características ideais para ser um bom vice-Prefeito?

Oclides: Para ser um bom vice-Prefeito, o cidadão ou cidadã, tem que ter obrigatoriamente alguns pontos que são indispensáveis ao homem público, eu cito aqui 10 itens que são indispensáveis ao cargo por exemplo:

1 – De preferência ter conhecimento comprovado da maquina pública;

2 – Tem que ser um bom conselheiro;

3 – Gozar de trânsito livre no meio dos grupos políticos da cidade, tanto da situação como de oposição;

4 – Tem que ter diálogo e credibilidade juntamente a todos os vereadores, para futuras negociações de interesse da administração e do povo em geral;

5 – Tem que ser uma pessoa reconhecida em todo o município pelos seus relevantes serviços já prestados a população;

6 – Tem que ser um negociador emérito para digerir todos os problemas criados em torno da administração, tanto interno como externo;

7 – Tem que ser uma pessoa despojada do seu interesse pessoal ou do interesse de pequenos grupos e que esteja disponibilizada a atender bem com educação e alegria a quem quer que seja, 24 horas por dia;

8 – Tem que ser uma pessoa organizada, dinâmica e muito bem atualizada com as questões do Programa de Governo, para ajudar na conclusão do mesmo;

9 – É indispensável ser uma pessoa que tenha um bom domínio na área de comunicações e;

10 – Ter respaldo popular.

Folha: O senhor faz essas colocações em torno de um bom vice-Prefeito, mas em Condeúba historicamente nunca tivemos comprovadamente essas exigências  para esse cargo, por que?

Oclides: Veja bem, sua pergunta é de suma importância. Pois, em cima dela eu lhe faço uma afirmação. Condeúba desde 1945, quando foi eleito o seu 1º Prefeito o Sr. Joaquim Mutti, portanto há 75 anos atrás, até os dias de hoje, não temos registrado na sua história que um vice se viabilizou para ser Prefeito. Exceto o caso do Sr. José Maria Terêncio o popular “Lili” que era vice-Prefeito do então Prefeito Marcolino, que faleceu no último ano do seu mandato, aí então o Sr. Lili assumiu o cargo de Prefeito, porém não conseguiu viabilizar sua reeleição.

Citamos aqui um bom exemplo na escolha do vice-Prefeito na cidade co-irmã de Cordeiros nos últimos 12 anos. O então Prefeito Vavá teve como seu vice nos dois mandatos o Sr. Delci Luz, que juntos trabalharam muito bem a tal ponto do Sr. Delci ser eleito Prefeito juntamente com seu vice o popular “Teco” que vem prestando um excelente serviço àquela população. Agora a mesma dupla são pré-candidatos a reeleição, com ótimas perspectivas de serem reeleitos. Na sucessão de Delci, seu atual vice “Teco” certamente será o homem da vez. Quem ganha com isso é o município que vem crescendo e desenvolvendo muito bem.

Folha: Para reverter essa questão histórica dos vices-Prefeitos de Condeúba, que nunca se viabilizaram para ser Prefeito, o que precisaria ser feito?

Oclides: É preciso parar com essa estória de querer agradar pequenos grupos políticos e ainda mais, fazer convites a outros nomes da oposição com o intuito de enfraquecê-los para a disputa eleitoral, assim corre o risco de vir candidatos com perfil totalmente diferenciado daqueles que compõe os 10 itens acima citados, ou seja pessoas totalmente despreparadas.

Folha: O senhor se acha em condições de ser um bom vice-Prefeito e até mesmo ser um pré-candidato?

Oclides: Na realidade eu sou pré-candidato a vereador pelo PROS, o qual pretendo concorrer uma vaga na Câmara Municipal, todavia me sinto preparado sim para ser um bom vice-Prefeito, pois, em toda minha vida acadêmica, sempre busquei atender todas essas demandas que envolve o cargo em questão, com objetivo claro de atender muito bem ao público em geral. Me coloco a disposição do próprio povo, toda minha experiência e conhecimentos, para essa escolha que deve ser feita pelo grande público. Lamentavelmente tenho visto muitos pré-candidatos a vice-Prefeito de olho simplesmente nos R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais) de salário mensal, isso durante 4 anos vai custar aos cofres público a bagatela de R$ 360 mil reais. Por tanto, esse é um dos cargos muito caro para o município, por isso, que a população deve exigir uma boa qualificação do pré-candidato a vice-Prefeito.

A QUARESMA É UM TEMPO DE CONVERSÃO

Poeta Antônio Santana

Esse é um excelente momento que nos convida a reflexão, ao jejum, ao perdão e a oração como o alimento maior da nossa espiritualidade. Portanto, desapeguemos por ora dos nossos luxos, de bens materiais, de celulares e redes sociais, dos nossos banquetes e de tantas outras situações que momentaneamente tem nos afastados de Jesus Cristo, o Nosso Senhor.

Fiquemos na mensagem de vida e de paz que Ele quer nos passar durante esses quarenta dias que antecedem à Semana Santa. Procurem refletir sobre suas atitudes e suas ações individuais, com suas famílias, com seus amigos, e principalmente com o seu próximo.

Louvem a Deus em oração e peça – lhes o perdão por ter ofendido algumas pessoas que vocês amam por estarem próximas, como também aquelas que não têm muita simpatia. Lembrem – se que, Jesus mandou que amássemos os nossos inimigos perdoando os seus erros e os seus pecados.

Nessa perspectiva, podemos compreender como cristãos que somente rezar ou orar não nos credencia a certeza da Vida Eterna, sem antes praticarmos as Obras do Amor e da Caridade com aqueles mais necessitados e discriminados dessa Sociedade injusta, egoísta, racista, preconceituosa e desestruturada a qual nós vivemos.

Que Deus nos abençoe!

Antônio Santana
Professor, escritor e poeta.

Batida entre moto e dois carros mata enfermeira que seguia para o trabalho em Ilhéus

Foto: Divulgação/Sutran

Uma mulher morreu em um acidente envolvendo dois carros e uma motocicleta na região do Pontal, em Ilhéus, no sul da Bahia, na quarta-feira (26). A vítima é enfermeira e pilotava na moto indo para o trabalho.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sutran) de Ilhéus, o motorista de um dos veículos contou que Alexsandra Oliveira Amaral bateu de leve no fundo do carro dele e perdeu o controle. Ela acabou invadindo a contramão e foi atropelada pelo carro que seguia na pista.

De acordo com o G1, a Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local para fazer o isolamento e a perícia. Por causa do acidente, o trânsito ficou lento no local. A PM informou que a enfermeira trabalhava nos hospitais São José e Costa do Cacau.

Após ser liberado em audiência, homem é mantido preso por não ter celular

Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem que foi preso em flagrante e liberado após uma audiência de custódia foi mantido na delegacia dos Barris, em Salvador, por uma semana, porque não tinha celular para manter contato com a Justiça. Conforme a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), o suspeito foi solto depois que o órgão conseguiu um Habeas Corpus, na terça-feira (25).

Segundo informações do DPE, o caso foi descoberto durante uma inspeção que o órgão fez na delegacia. Na audiência de custódia, realizada no dia 19 de fevereiro, foi decidido que o suspeito seria liberado sob a condição do uso da tornozeleira eletrônica. De acordo com o órgão, o celular é exigido para o uso do monitoramento eletrônico.

Entretanto, a Defensoria entrou com o Habeas Corpus, porque considerou que a decisão de manter o suspeito preso causou constrangimento ilegal para o rapaz. A decisão judicial deu cinco dias para que, após a soltura, o homem fornecesse um contato telefônico para possibilitar a comunicação e juntar aos autos do processo.

O número pode ser de um parente ou amigo próximo dele. A defensora pública Cynara Fernandes, da relatoria penal do Plantão do Carnaval, informou que a decisão é importante porque tem pessoas que são presas e não possuem um aparelho celular, a exemplo das que se encontram em situação de rua.

“Foi uma decisão justa e acertada por parte da autoridade judiciária. Manter uma pessoa encarcerada por não ter um telefone é uma medida inconcebível e seletiva”, disse a defensora pública ao G1.

Morre Zezito Caíres, ex-prefeito da cidade de Dom Basílio

Morreu aos 82 anos o ex-prefeito da cidade de Dom Basílio, José Caíres Araújo (Zezito Caíres)

Faleceu na última quarta-feira (26) o ex-prefeito da cidade de Dom Basílio, José Caíres Araújo, o Zezito Caíres. Ele tinha 82 anos e morreu em decorrência de complicações renais. Zezito foi eleito vereador pelo PR em 2012, exercendo o mandato como presidente da Câmara Municipal.

O ex-prefeito deixa um grande exemplo e uma trajetória de trabalho e dedicação aos munícipes de Dom Basílio. O parlamentar deixa esposa e filhos. O corpo será sepultado em sua cidade.

MPF denuncia ex-prefeito de Boquira e envolvidos em cooperativa de fachada pelo desvio de R$ 497 mil do Fundeb

Edmilson Rocha de Oliveira (PL), ex-prefeito de Boquira

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou à Justiça Federal denúncia contra Edmilson Rocha de Oliveira (PL), ex-prefeito de Boquira, e mais três pessoas envolvidas nas operações da Cooperativa de Transporte Alternativo do Sul e Sudeste da Bahia (Transcops). Eles são acusados do desvio de pelo menos R$ 497.133,68 em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), destinados para o transporte escolar do município.

Além do prefeito, foram denunciados José Lino Souza, representante da Transcops, Ana Karoline Adolfo da Silva, presidente formal da Transcops, e Antônio Cosme da Silva, controlador oculto da pseudocooperativa. A denúncia foi apresentada em dezembro do ano passado. O crime foi realizado entre 2011 e 2012, durante o mandato de Edmilson, com participação ativa dos denunciados.

De acordo com o MPF, todos agiram em conluio para que a Transcops fosse a vencedora da licitação nº 006/2011 e assim firmasse contrato no valor de R$ 2.162.442,32 com a prefeitura para prestação de serviços de transporte escolar, resultando no recebimento de valores superfaturados e no desvio de recursos federais.