Dia: 16 de fevereiro de 2020

Condeúba – Social: Completou idade nova hoje 16/2, Eurípedes Rodrigues Calixto

 

 

O aniversariante Eurípedes Rodrigues Calixto sua esposa Estela, e suas filhas Michely, Caroline e Tamires

 

Está completando idade nova hoje dia 16 de fevereiro de 2020, o amigo Eurípedes Rodrigues Calixto.

Nós do Jornal Folha de Condeúba, deixamos nosso amplexo e fraternal abraço a aniversariante, e parabenizamos o sempre muito querido amigo Eurípedes pela passagem de seu aniversário. Felicidades e que o Papai do Céu lhe dê muitos anos de vida e com sabedoria, muita luz e força para encarar a luta como bom papai, esposo e amigo que você sempre têm sido, juntamente com sua maravilhosa família, além de seus muitos amiguinhos. Sucesso sempre caro amigo Eurípedes.

 

fotos

 

Condeúba: Morreu Valmir Soares Vieira

 

 

Morreu na manhã deste domingo dia 16 de fevereiro de 2020 às 900 horas o Sr. Valmir Soares Vieira. Seu corpo está sendo velado na sua residencia na Fazenda Emburussu. O sepultamento será amanhã cedo dia 17/2 às 900 horas no Cemitério Municipal do Riachão.

Atendimento: Funerária São Matheus

Nós do Jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos à família enlutada por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus o tenha ao seu lado para a eternidade, descanse em paz senhor Valmir.

Quando vão queimar os livros?

* Levon Nascimento

Professor Levon Nascimento

Logo pela manhã, li a notícia de que a Secretaria de Educação do Estado de Rondônia havia enviado ofício sigiloso às bibliotecas escolares ordenando que obras literárias dos grandes mestres brasileiros fossem retiradas de circulação.

Dentre os autores: Machado de Assis, Nelson Rodrigues, Euclides da Cunha, Osvald de Andrade, Rubem Braga, etc. Explicito: até o maior escritor da Língua Portuguesa, o “mulato” Joaquim Maria Machado de Assis!

Em que pese o recuo do secretário de educação rondoniense, após vazado o ofício sigiloso, é bom lembrar a quem não sabe que o governo de Rondônia está alinhado ao pensamento de Jair Bolsonaro e ao famigerado Escola Sem Partido, batalha fanática de extrema-direita que apregoa o risco de um tal de marxismo cultural, simplesmente inexistente.

Para essa gente, qualquer arte e pensamento crítico é comunismo. Eles odeiam a inteligência.

Também é preciso ressaltar que toda ditadura proíbe a leitura de livros que considera oponentes à sua ideologia. É na democracia que há liberdade para o pensamento e a expressão. Estamos em ditadura no Brasil?

Que se ressalte que o governo Bolsonaro planeja financiar apenas peças teatrais e obras cinematográficas que falem o seu idioma fundamentalista. Volto a perguntar: estamos numa democracia?

Porém, o que mais me admirou na notícia é que no tal ofício de Rondônia havia uma ordem expressa para que “todos os livros de Rubem Alves” fossem suprimidos. Continue lendo

Condeúba: Foi realizado o II encontro deste ano do movimento “Café com Poemas”, (a poesia em alta)

 

 

Dois Poetas ecléticos condeubenses Antônio Santana e Leandro Flores

Nesta noite de sábado dia 15 de fevereiro de 2020, o Movimento cultural e poético “Café com Poemas” se reuniu em Condeúba pela segunda vez neste ano. Desta feita, o encontro ocorreu no receptivo Salão da Capela de São Francisco de Assis. A noite foi agradabilíssima, pois, choveu no entorno da cidade e o clima ficou ameno e suave com cheiro perfumado de terra molhada, a natureza preparou o momento, para que a poesia falasse alto e com muito mais VIGOR, pois o tempo todo só se exaltou o AMOR.

Assim foi o encontro que durou cerca de duas horas, com belos recitais e suas respectivas estratificações das poesias recitadas e o que seu autor quis passar através da mensagem naquele momento da inspiração poetisa. Foi uma noite de grande aprendizagem, pois, estiveram no encontro de ontem, dois poetas da maior expressão condeubense e regional, Leandro Flores que é o fundador do Movimento Café com Poemas e Antônio Santana o coordenador do Movimento em Condeúba. Entre uma poesia e outra, era servido um cafezinho ou um suco acompanhado de algum salgadinho ou cuscuz.

Os poetas mais lidos neta noite foram sem dúvidas Leandro Flores e Santana, mas outros foram lembrados com suas belas poesias, como o também condeubense Edson Silveira, Fernando Pessoa, João Vitor Martins, Pedro Bandeira, Carlos Drumond de Andrade, Augusto de Anjos, Denilson, Cora Coralina, Plinio Marcos, Dolores Duran, Assis Valente, Mario Quintana e outros tantos foram citados nas rodas de conversas, como os Padres Giulliano e Ticiano que trabalharam em Condeúba por muitos anos. Continue lendo

Precisamos do abraço que cura

Por Edtattoo

Ao entardecer percebemos que se finda o dia, e na alucinação que a mente cria seguimos. Os bludins revelam a pureza de quem veio desprotegido e vivendo em silêncio. A teoria enobrece quem pensa pouco, as cinzas dos castelos em ruína serve para colorir o muro que construímos dia pós dia, Sem pressa olhamos para o alto tentando compreender tudo isso.

Os romances, a realidade fantasiosa que manipula quem observa apenas a superfície. Sinto que não sou desse tempo de dor, resta a culpa em pedir perdão, o profeta ama mesmo quando a maquiagem borra, precisamos do abraço que cura.