Dia: 14 de janeiro de 2020
Adab intensifica fiscalização nas estradas na Bahia
Fonte: Ascom/ Adab
As ações de fiscalização de produtos de origem vegetal, animal e subprodutos, nas rodovias baianas e federais que cortam o estado, foram intensificadas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab)
Foram programadas ações para o mês de janeiro, em 22 postos fixos e nas barreiras móveis para averiguação da documentação das cargas transportadas e garantia da qualidade dos produtos. A operação visa também a inibição do abate clandestino de animais. As abordagens resultaram em autos de infração a condutores que trafegavam sem a GTA (Guia de Trânsito Animal).
Com apoio das polícias Militar e Rodoviária Federal, os fiscais checam também itens como transporte e armazenamento dos produtos. “O trabalho de fiscalização terá continuidade esse mês e no restante do ano. Trabalhamos para que os produtos cheguem ao destino final sem oferecer riscos ao consumidor”, enfatiza o diretor-geral da autarquia Maurício Bacelar.
A Adab fiscalizou entre julho e dezembro de 2019, quase 60 mil veículos, 123 mil bovinos, 8.615 equinos, além de caprinos, ovinos, peixes e alevinos. Entre os produtos de origem animal, foram vistoriadas mais de 140 mil toneladas e 368 mil toneladas de produtos de origem vegetal, mudas, sementes, frutas, legumes, entre outros, resultando em 27 apreensões.
Filme ‘A Lavanderia’, traz uma história que nos mostra uma realidade que não percebemos (ou não nos deixam perceber)
Por: Leandro Flores
Disponível na Netflix, o filme – A Lavanderia, de Steven Soderbergh, um dos cineastas mais aclamados e prolíficos de sua geração, merece destaque (especialmente, a título de reflexão e discussões acadêmicas) pela excêntrica e, ao mesmo tempo, pomposa abordagem com que é retratado.
Apesar do grande elenco, Gary Oldman e Meryl Streep, vencedores do Oscar, e Antonio Banderas (provável indicado por “Dor e Glória” em 2020), e do já (mencionado neste artigo) Steven Soderbergh, o filme sofreu algumas críticas. De acordo com a análise do site Cena Pop, o roteirista Scott Z. Burns, por exemplo “dá algumas derrapadas aqui e ali com excesso de explicação, desconfiando da inteligência do espectador, mas nada que comprometa o resultado do filme”.
Um dos pontos da história (há outros que, ás vezes, se cruzam, mas com uma teatrologia diferente), é a questão ficcional do caso Panama Papers, sob a ótica dos advogados Jürgen Mossack (interpretado por Oldman) e Ramón Fonseca (Banderas). Continue lendo
Cipe Sudoeste apreende armas de fogo abandonadas por caçadores na zona rural de Aracatu
Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste
No último sábado (11), durante patrulhamento na zona rural do município de Aracatu, a 36 km de Brumado, mais precisamente na região da Piabanha, a guarnição da Cipe Sudoeste, avistou alguns caçadores e se aproximaram para averiguação.
Ao perceberem a presença da polícia, os caçadores abandonaram as armas e fugiram pelo meio do mato. Foram feitas buscas na tentativa de encontrar os indivíduos, mas sem êxito. O material apreendido foi apresentado na delegacia do município de Brumado.
Moradores de Caculé são surpreendidos com aparição de filhote de jacaré
No último sábado (11), moradores da Rua dos Ferroviários, no Bairro da Estação, na cidade de Caculé, foram novamente surpreendidos com a aparição de um filhote de jacaré. O animal, de aproximadamente 1 metro de cumprimento, foi flagrado por moradores circulando livremente pela rua.
As suspeitas são de que ele tenha saído da Lagoa Manoel Caculé, nas redondezas. Através de imagens publicadas nas redes sociais é possível ver que o animal foi capturado e levado de volta à lagoa. De acordo com o Informa Cidade, a cena tem sido frequente na cidade devido ao crescente número de jacarés que vivem na Lagoa Manoel Caculé.
Comentários