Dia: 17 de julho de 2020

Presidente Jânio Quadros: Com avanço do coronavírus nas últimas semanas, prefeito está prestes a decretar lockdown

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nas últimas semanas, a cidade de Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado, viu o número de casos de coronavírus crescer significativamente. De acordo com o último boletim epidemiológico, o município possui 41 casos positivos da doença. Em entrevista o prefeito Alex da Silva (PT), o popular Léo Gambá, disse que o momento é preocupante e que a equipe de saúde municipal está tentando isolar os pacientes, bem como identificar os possíveis focos da contaminação.

Segundo ele, um dos focos é o retorno de cidadãos da cidade, que moravam em áreas de risco e não cumprem a quarentena de 14 dias antes de voltar a circular. “A situação é delicada porque o fluxo de pessoas em nosso município é muito grande. Nossa equipe está trabalhando duro e diariamente para contornar o problema”, afirmou.

Nos últimos quinze dias, o gestor relatou que endureceu as medidas restritivas de contenção da Covid-19 e espera que os resultados apareçam o mais breve possível. Se os números continuarem crescendo apesar das providências adotadas, o prefeito garantiu que implantará o lockdown.

Livramento de Nossa Senhora: Acidente com ambulância mata pai e filho na BA-148

Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de meio dia desta quinta-feira (16), um grave acidente ocorrido na BA-148 tirou a vida de pai e filho. No local, um motociclista tentou fazer uma ultrapassagem indevida e o motorista de uma ambulância, ao desviar, acabou perdendo o controle do veículo e capotou.

Segundo informações, a ambulância seguia de Livramento de Nossa Senhora para Brumado transportando o paciente Osvaldo Duarte Barbosa, 33 anos, e o seu pai, Osvaldo Duarte Barbosa Filho, na condição de acompanhante.

O paciente morreu na cena do acidente e o seu pai chegou a ser socorrido, mas também não resistiu. O condutor da moto fugiu do local antes da chegada da Polícia Militar. A área foi isolada e sinalizada até a chegada do Departamento de Polícia Técnica e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Condeúba: Quinze horas de espera na fila para receber a senha de atendimento e sacar o “Auxilio Emergencial” do Governo Federal

 

 

Essa senhora de pré nome “Maria” a 1ª da fila, declarou que chegou às 17:00 horas do dia 14/7 para pegar a senha de atendimento na lotérica e receber o Auxilio Emergencial do Governo Federal às 8:00 horas do dia seguinte, ou seja 15 horas de espera na fila.

Na manhã de quarta-feira dia 15 de julho de 2020 às às 06:00 horas eu estava saindo para Vitória da Conquista e precisei de passar pelo centro da cidade, quando me deparei com uma fila enorme dando uma abraço no prédio da antiga Intendência ou prefeitura velha como muitos conhecem. Lógico como jornalista que sou, parei meu carro e desci, fui saber o que estava acontecendo, pensei a princípio que fosse alguma reivindicação ou homenagem a alguém, chegando na fila cumprimentei a todos e perguntei, o que está acontecendo?

Então eles me responderam, essa fila é para pegar a senha de atendimento para receber o Auxilio Emergencial do Governo Federal. Eu questionei, pois, a distribuição de senhas foi exatamente para acabar com as grandes filas na lotérica. Assim sendo as grandes filas só mudou de local. Diga-se de passagem, que o povo está sofrendo muito ficar numa fila a noite inteira, sem nenhuma acomodação adequada, encostadas nas paredes, quando cansa de ficar em pé, sentam-se nos muros ou no chão, passando frio e tomando sereno e garoa pela cabeça e o mais grave, podemos observar alguns que não estavam usando mascara e praticamente nenhum guardando a distância mínima permitida pela Vigilância Epidemiológica que seria de 1.5 (um metro e meio) entre eles.

SUGESTÃO AOS ORGANIZADORES 

“Em Busca do Bem Comum”.

1º – Fixa um local somente para informar as pessoas o endereço onde vai ser distribuídas as senhas. (Por exemplo a Secretaria de Saúde). E essas informações só serão dadas a partir das 8 horas do mesmo dia de atendimento;

2º – A distribuição de senhas será de forma itinerante ou seja, em locais diferentes todos os dias. Assim evita que as pessoas desnecessariamente passam a noite em filas.

Contamos com a compreensão do povo e a sensibilidade dos organizadores, boa sorte a todos.

Fotos: Oclides/JFC

Ex-governador Geraldo Alckmin é indiciado por suspeita de corrupção, lavagem de dinheiro e suspeita de falsidade ideológica eleitoral

TOPICS: Caso Lava Jato (Operação Lava Jato)Estado De São Paulo (SP)Geraldo José Rodrigues Alckmin FilhoPartido Da Social Democracia Brasileira (PSDB)Polícia Federal (PF)

Ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP).

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin foi indiciado pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (16/07/2020) pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral. Além dele, foram indiciados pelos mesmos crimes Marcos Antônio Monteiro, tesoureiro da campanha de Alckmin e também seu ex-secretário de Planejamento; e o advogado Sebastião Eduardo Alves de Castro.

O indiciamento é resultado de investigação da Operação Lava Jato, iniciada pela PF a partir das delações premiadas de executivos do Grupo Odebrecht. Além da colaboração premiada, foram realizadas diversas outras diligências, como prova pericial nos sistemas de informática do Grupo Odebrecht, análise de extratos telefônicos, obtenção de conversas por aplicativo Skype e ligações telefônicas, análise de documentos indicando a prática de cartel no Metrô de São Paulo e no Rodoanel.

Segundo a PF, houve ainda a oitiva de testemunhas e de outras pessoas também sob o regime da colaboração premiada.

Outro lado
O PSDB, partido ao qual o ex-governador é filiado, divulgou nota em defesa de Alckmin. “Governador quatro vezes de São Paulo, quase cinco décadas de vida pública, médico, Geraldo Alckmin sempre levou uma vida modesta e de dedicação ao serviço público. É uma referência de correção e retidão na vida pública. Tem toda a confiança do PSDB.”

Os advogados de Alckmin consideram o indiciamento “injustificável e precipitado”. “A ele foram negados o prévio conhecimento dos fatos que teriam ensejado a instauração do inquérito, além do direito fundamental de se defender, assegurado pela Constituição a todo cidadão brasileiro. O ex-governador sequer foi chamado a prestar esclarecimentos que poderiam ter evitado o seu indevido e imerecido indiciamento”, diz a nota assinada pelos advogados Marcelo Martins de Oliveira e José Eduardo Rangel de Alckmin.

“Por meio desta nota, além de expressar a sua indignação e reiterar o seu compromisso com os princípios de seriedade, transparência, probidade e modéstia pessoal com que sempre procurou atuar na vida pública, confirma a sua confiança na verdade, que haverá de prevalecer”, acrescentam os advogados.