Dia: 5 de setembro de 2019

Condeúba/Legislativo: Realizada a 24ª Sessão Ordinária da Câmara, com aprovação de 2 importantes Projetos

Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.

Os vereadores atentos, posicionados e cantando o Hino Nacional

PEQUENO EXPEDIENTE: Foi realizada na noite desta quinta-feira dia 5 de setembro de 2019, a 24ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Condeúba. Inicialmente às 19:00 horas, foi entoado o Hino Nacional, em seguida o vereador Carlito fez um momento de reflexão. A seguir convidou todos juntos professar a oração do Pai Nosso. Logo após o Presidente Maurilo Guilherme vendo que havia numero legal de parlamentares, declarou aberta a Sessão. Em seguida foi feito a leitura da ata da Sessão anterior. leitura dos ofícios nº 039, 040, 158, 159 e 161 de 2019. Leitura da Indicação nº 046/2019, de autoria do vereador Arlindo Cruz para construir 4 salas e um auditório na Escola Municipal Dário de Oliveira Lima na sede. Leitura do Convite da Assistência Social

GRANDE EXPEDIENTE:

Vereadora Maria da Conceição Nascimento Santos

Continue lendo

Sumaré/SP: Morreu o condeubense Antonio Alberto dos Santos, conhecido por “Dinho” aos 51 anos

Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.

Antonio Alberto dos Santos (Dinho), morreu aos 51 anos

Morreu nesta madrugada do da 5 de setembro de 2019, em Sumaré/SP. O Sr. Antonio Alberto dos Santos, popular “Dinho”, aos 51 anos de idade. “Dinho” era da região do Baixão de Fidelis, deixou viúva a Sra. Gilda Ribeiro dos Santos e duas filhas Pricila e Paula. Seu corpo está sendo velado no Cemitério Municipal da Saudade Sumaré/SP., onde será sepultado, Av. da Saudade, 981 – , Parque Florença, Sumaré/SP.

Nós do Jornal Folha de Condeúba deixamos nossos sentimentos à família enlutada por essa perda irreparável, deste ente tão querido. Que o bom Deus o tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em paz amigo “Dinho”.

CCJ do Senado aprova sugerir municípios e estados na reforma

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (4) uma sugestão de proposta de emenda à Constituição (PEC) de reforma da Previdência, que prevê, entre outras alterações, a adoção por estados e municípios das regras do regime próprio da previdência dos servidores da União, por meio de aprovação de lei ordinária.

Com o aval do colegiado, a chamada “PEC paralela” começará a tramitar no Senado e, se for aprovada pela Casa, seguirá para a análise da Câmara dos Deputados. “Apenas estamos aprovando a sugestão de que a PEC, a Proposta de Emenda Constitucional que consta do anexo, vai imediatamente para o plenário, para que qualquer senador, a partir daí, possa apresentar emendas.

Após a apresentação das emendas, cinco sessões de discussão esta proposta virá para que nós, inclusive, votemos sua admissibilidade, ou não. Esta etapa, pelo regimento, não pode ser suprimida e não será suprimida. Nenhuma etapa está sendo suprimida e nenhum direito para qualquer parlamentar a favor ou contra de apresentar emendas, debater, de acordo com as suas consciências e votar”, explicou a presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS).

De acordo com o G1, antes de aprovar a sugestão de PEC paralela elaborada por Tasso Jereissati (PSDB-CE), os parlamentares aprovaram o relatório do tucano favorável à PEC principal da reforma da Previdência, que, entre outros pontos, prevê idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

A expectativa com a PEC principal, segundo cálculos do relator, é gerar uma economia de R$ 870 bilhões em 10 anos para a União. De acordo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a ideia é finalizar a votação da PEC principal em plenário até o dia 10 de outubro.

Já uma eventual aprovação da PEC paralela pelo Congresso, faria a economia subir para cerca de R$ 1,3 trilhão. Ainda não há uma data agendada para a votação da PEC paralela, cuja sugestão de texto foi aprovada pela CCJ nesta quarta.

ALERTA: Baianos com viagem marcada para São Paulo devem se vacinar contra o sarampo

Um alerta foi divulgado nesta terça-feira (3) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), orientando que os baianos com viagens marcadas para São Paulo se vacinem contra o sarampo.

Segundo a Sesab, o alerta foi divulgado pelo fato do estado paulista concentrar 99% dos casos confirmados de sarampo no Brasil. A medida foca nos viajantes que nunca foram imunizados ou que tenham esquema vacinal incompleto, principalmente crianças.

Além disso, a secretaria ainda orienta que os passageiros que retornaram nos últimos 30 dias do estado paulista ou de destinos internacionais com risco aumentado para o sarampo, caso apresentem febre e manchas vermelhas pelo corpo, acompanhado de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, procurem uma unidade de saúde para atendimento imediato.

Ainda de acordo com a Sesab, o esquema de vacina por idade para o atual cenário epidemiológico, orientado pelo Ministério da Saúde, é o seguinte:

De 6 a 11 meses: A criança deve receber a dose zero da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba
12 meses : 1ª dose da vacina Tríplice Viral
15 meses: 2ª dose da vacina Tríplice Viral
12 a 29 anos: Caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber duas doses da vacina Tríplice Viral, com intervalo de 30 dias
30 a 49 anos: Caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber uma dose da vacina Tríplice Viral

Brumado: Justiça Eleitoral condena Cézar de Lim que fica inelegível por oito anos

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz eleitoral Genivaldo Alves Guimarães condenou Cézar Paulo de Morais Ribeiro (PDT), o Cézar de Lim, candidato a vereador de Brumado nas eleições de 2016, por abuso do poder econômico, captação ilícita de sufrágio e arrecadação e gastos ilícitos. De acordo com o magistrado, está provado, por documentos e testemunhas, que o investigado determinou que o coordenador de sua campanha, Cléber Assis, entregasse valores em espécie a coordenadoras de bairros para contratar pessoas para comparecerem a comícios.

As contas de campanha do candidato também foram reprovadas. “Assim agindo qualquer candidato acaba extrapolando o limite de gastos e obtendo significativa vantagem em relação àqueles que cumprem a legislação. Inequivocadamente, trata-se de modalidade de abuso do poder econômico, na medida em que o candidato que puder pagar maior número de pessoas para alavancar sua candidatura terá reais vantagens sobre os adversários”, destacou.

Segundo a decisão em relação à captação ilícita de sufrágio, o magistrado afirmou que há evidências de que o então candidato, por intermédio de Cléber Assis, deu, ofereceu ou prometeu dinheiro, blocos, telhas, brita, pagamento de exames ou outras vantagens a eleitores em troca de votos.

“Por todo o exposto, julgo em parte procedente o pedido, reconheço a prática de abuso do poder econômico, bem como da arrecadação e gastos ilícitos, e, com fundamento no art. 14 e parágrafos, da Constituição Federal, e art. 22, XIV, da LC 64/90, aplico aos representados Cézar Paulo de Morais Ribeiro, então candidato a vereador; e a Cléber Assis Santos, a pena de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes”, sentenciou.

Novo sistema de adoção no Brasil entra em vigor em outubro

Com o objetivo de impulsionar os processos de adoção no Brasil, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, que começa a operar em outubro. A nova plataforma une os antigos Cadastro Nacional de Adoção e Cadastro de Crianças Acolhidas. A princípio, a ferramenta se destina ao uso de juízes de varas da infância e juventude, mas prevê recursos para pretendentes à adoção.

A busca por famílias aptas a adotar será feita de forma automática, de acordo com as regras vigentes, facilitando o trabalho do poder público. Os envolvidos no processo também receberão alertas de cumprimento de prazos e de atualizações cadastrais.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 40 mil crianças acolhidas, dentre as quais apenas 5 mil estão disponíveis para a adoção. Já o número de pretendentes aptos a adotá-las é quase 9 vezes maior: 42 mil. A explicação para essa diferença está na incompatibilidade entre o perfil das crianças e os anseios dos adotantes. Continue lendo

Shows eletrizantes e sold out histórico marcaram Festival de Inverno Bahia 2019

Foto: Fabrício Filmagens

Foi com gostinho de quero mais que terminou a 15ª edição do Festival de Inverno Bahia (FIB). O evento aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de agosto no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. Uma mistura de ritmos tomou conta de todos os espaços, atraiu multidões e não deixou ninguém parado, numa demonstração de que o FIB chegou aos seus 15 anos com muita vitalidade. A força dessa edição foi tanta que os ingressos da noite de sábado esgotaram – o primeiro sold out da história do Festival.

Esse foi o ano de estreia da sofrência na festa. Marília Mendonça arrastou o público na primeira noite com vários hits de sua carreira. Em entrevista, a cantora disse que adorou a mistura de ritmos do FIB. No sábado, Trio da Huanna não fez por menos. A banda substituiu a cantora Iza, impedida de fazer seu show por problemas de saúde. Outro estreante foi O Grande Encontro. O supertrio nordestino, formado por Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, fez um show considerado “mágico” na noite de sábado. Nas redes sociais, o pedido é para que o grupo volte o quanto antes ao Festival. Muito pagode romântico, look “roqueirinho” e simpatia que encantaram o público: foi com essa pegada que o carioca Dilsinho fez todo mundo cantar junto. Continue lendo

Adolescente fica cego ao exagerar no consumo de batata frita

Foto: iStock/Getty Images

Médicos e nutricionistas estão constantemente alertando para os perigos do consumo excessivo de fast food devido aos riscos de saúde relacionados à obesidade, colesterol e doenças cardiovasculares. Agora, um novo caso mostra que os perigos de uma alimentação com baixos níveis nutricionais são ainda mais preocupantes: um jovem britânico de 17 anos ficou cego depois de passar quase 10 anos sem ingerir frutas e vegetais.

As refeições do rapaz, que não teve o nome revelado, eram baseadas em chips de batata, batata frita convencional e pão branco – às vezes, ele comia fatias de presunto ou salsicha. De acordo com a equipe do Bristol Eye Hospital, no Reino Unido, que atende o caso do jovem, a alimentação inadequada levou-o a desenvolver neuropatia óptica nutricional, condição geralmente provocada pela falta de vitamina B12.

A deficiência nutricional já havia sido detectada quando ele tinha 14 anos e foi levado ao médico pela primeira vez devido às constantes reclamações de cansaço. Os exames indicaram anemia com baixos níveis da vitamina. Diante dos resultados, o médico prescreveu injeções de vitamina B12 e aconselhou o adolescente a melhorar a dieta.

O relatório do caso, publicado no periódico Annals of Internal Medicine, indica que mesmo com a suplementação, a situação do rapaz continuou a piorar porque ele não conseguiu melhorar a alimentação. De acordo com os pais do garoto, desde criança ele tinha o paladar muito exigente e não aceitava comer uma série de alimentos.

“Ele explicava [esse comportamento] como uma aversão a certas texturas de comida que ele não conseguia tolerar, e, portanto, as batatas fritas e chips eram realmente os únicos tipos de alimento de que ele tinha vontade e achava que podia comer”, explicou Denize Atan, médica que cuidou do jovem, à BBC.

Recuperação do aeroporto de Guanambi permitirá operação com voos comerciais

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A recuperação do Aeroporto de Guanambi, foi concluída no mês de agosto. Realizada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), a obra tem como objetivo a implantação de voos regulares no equipamento aeroviário do município, além da operação com aviação geral.

O investimento foi de aproximadamente R$ 7 milhões. Com o serviço, o equipamento poderá receber voos comerciais com até 72 passageiros. Entre as etapas mais importantes da obra estão a pavimentação da pista de pouso e decolagem, a recuperação do balizamento noturno e a implantação da área de giro das cabeceiras, que facilitará a manobra para chegada e saída de aviões.

Aumentando, assim, a resistência da área de movimentação de aeronaves para a nova operação. O município de Guanambi tem como atividades econômicas a produção de algodão, a pecuária e também a presença de parques eólicos e solares. O aeroporto contribui na atração de novos negócios para o município do Sertão Produtivo.

Além disso, é um dos aeródromos de aviação geral do estado com maior número de movimentação de aeronaves com uma média de até 6 pousos por dia. “Agora, a próxima etapa é o processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil [ANAC] para habilitar o aeroporto de Guanambi a receber aeronaves de aviação regular”, explica o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.