Dia: 16 de agosto de 2020

VERSOS REFEITOS

POR Aline Santos

Versos refeitos

A vida agora aflora,
A água da chuva caí
Dentro do meu quintal
É um sinal!
Já está bem próximo
O tempo ideal para sonhar
Refiz os dias de amar…
Escolho bem o caminho
Vou em busca de carinho.
Refiz meus versos temerosos
Desfiz o medo, pintei a glória
Vivi amores, amorosos
Percorri o caminho escolhido
Ressuscitei o que havia morrido…
… já não havia sonhos vivos
Refiz a vida, venci a guerra,
Ousando mais vivo eu
Busquei para mim o era meu.
Refiz aqueles versos sem sentido
Escrevi com outra tinta a história
Agora aflora a vida
Percorrendo o caminho escolhido
Vivo a sina, aceito a lida
Vou em busca da vitória.
Sim, eu vou rumo aos sonhos
Voando as assas do passarinho
Buscando viver os meus planos,
Seguindo sem medo o caminho,
Vivendo para ser feliz!

Condeúba: Morreu a Sra. Maria de Jesus Malta conhecida por “Rica”

Por Cleyton Silveira

Morreu nesta manhã de domingo dia 16 de agosto de 2020 às 05h30min., a Sra. Maria de Jesus Malta conhecida por “Rica”, seu corpo está sendo velado no Cemitério Municipal do Jatobá onde será sepultado ainda hoje pela manhã às 11:00 horas.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, deixamos nossos profundos sentimentos à família enlutada, por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus a tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em paz Senhora “RICA”.

Suspeito de queimar ex-companheira com panela de feijão é preso

Caso aconteceu na cidade de Santo Antônio de Jesus – Foto Divulgação

Um homem suspeito de agredir a ex-companheira provocando queimaduras graves no rosto e corpo da vítima, no município baiano de Santo Antônio de Jesus (a 194 km de Salvador), foi preso, na quarta-feira, 12. Ele já tinha um mandado de prisão preventiva em aberto.

Segundo informações do Polícia Civil, após saber que a vítima estava em um novo relacionamento, o suspeito foi até a casa da ex-mulher e derramou uma panela de feijão que ela estava preparando sobre a sua cabeça, causando ferimentos no rosto, pescoço e tórax.

Conforme a polícia, familiares da vítima disseram que ela já havia sido agredida por ele em outras ocasiões. O casal havia se relacionado por três anos e estava separado há quatro meses. Após o rompimento, o homem, inclusive, já estava morando com outra companheira, mas não aceitava o novo relacionamento da ex.

Conforme a polícia, o suspeito vai responder por lesão corporal qualificada, injúria, violação de domicílio e ameaça. A prisão foi realizada por investigadores da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/SAJ).

Tecnologia melhora gestão do rebanho

Uma revolução tecnológica vai alterar os padrões de sociabilidade na pecuária com o uso da técnica de rastreabilidade bovina individual, na qual indicadores permitem entender o desempenho de cada animal por períodos determinados. Numa perspectiva de obter maior valor econômico de cada cabeça de gado, os pecuaristas reuniram-se na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para programar uma série de videoconferências sobre o tema.

Rastreabilidade é a técnica de identificar nos animais, individualmente, por meio de ganho ou perda de peso, entre outras informações relacionadas à saúde e indicadores diversos do metabolismo bovino. Por meio da rastreabilidade também é possível acompanhar toda a movimentação do animal dentro da propriedade, obter dados sobre a origem e genética, garantindo ainda mais segurança aos consumidores.

NECESSIDADE – O presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Antônio Pitangui de Salvo, destacou a necessidade de os pecuaristas buscarem ferramentas que coletam dados para análise detalhada do desempenho dos animais.

O uso da tecnologia da pecuária de precisão favorece substancialmente aqueles que criam a pasto porque indica quais as maiores probabilidades de escolha certa para realização do manejo eficiente de cada animal. De acordo com dados do Censo Agropecuário de 2017, o Brasil possui um rebanho com mais de 172 milhões de cabeças de gado, considerado o maior rebanho comercial do mundo.

Covid-19: Anvisa se prepara para autorizar as vacinas em tempo recorde no Brasil

Foto: Governo de São Paulo

O Brasil está fincado no epicentro mundial dos estudos com os testes das principais vacinas desenvolvidas contra o novo coronavírus. A importante posição dará ao país privilégios no recebimento e distribuição dos imunizantes. Mas isso não é tudo para os produtos chegarem ao mercado. Ao fim das pesquisas, caberá a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dar o registro, ou seja, a liberação, aos fármacos. E eis mais uma boa notícia.

Em um esforço sem precedentes na história, a entidade deverá avaliar os documentos fornecidos pelos laboratórios em até 30 dias. O prazo máximo será de 60 dias. Para se ter uma ideia, antes da pandemia, um aval desse porte levaria até um ano. Paralelamente a essa decisão, a organização constituiu um comitê especial para avaliar as autorizações para estudos científicos e liberação de vacinas e medicamentos ligados à Covid-19.

O time tem aproximadamente uma dezena de participantes (entre estatísticos, biomédicos e farmacêuticos) e se reúne entre três e cinco vezes na semana para dar um parecer sobre as documentações que chegam à organização. “Percebemos logo no começo da pandemia que precisávamos nos reorganizar. Do contrário, não conseguiríamos responder com a velocidade necessária para o momento”, diz o gerente geral de medicamentos da agência, Gustavo Mendes.

“Essa formação de comitê foi muito positiva, pode ser que adotemos essa postura em alguns casos após a pandemia”, analisa. A anuência (como é chamada a autorização) de um estudo para vacina também foi acelerada. Até então, o trâmite poderia legalmente levar até 90 dias, mas com a pandemia este prazo para liberação foi reduzido para 72 horas. “O olhar coletivo desse comitê sobre os pedidos faz com que sejamos mais rápidos”, conta Mendes.