Dia: 21 de abril de 2020

‘Preservar os sinais vitais da economia não significa sair do isolamento agora’, diz ministro da economia

Foto: Jorge William/Agência O Globo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta segunda-feira que preservar o que chama de “sinais vitais” da economia não significa sair do isolamento social agora. Para ele, porém, é preciso programar a saída dessa situação, decretada por governadores e prefeitos para conter o avanço da Covid-19. “A economia vem com mais força do que está se pensando porque ela já estava começando a se mover.

E se nós preservamos os sinais vitais vamos sair. Preservar os sinais vitais da economia não significa sair do isolamento agora. Não significa isso. Significa fazer a coisa programada, fazer direito, fazer no devido tempo”, disse Guedes, em transmissão ao vivo de uma instituição financeira. Em seguida, Guedes afirmou que os sinais vitais da economia, como abastecimento, estão preservados, mas a situação está “crítica”. “Os sinais vitais ainda estão preservados.

A coisa está ficando crítica. Realmente está ficando crítica. Não sabemos quanto tempo segue o isolamento e não sabemos quanto tempo aguenta a economia”. Citando previsões do Ministério da Saúde que apontam que a curva de contaminação começará a cair em julho, questionou: “A economia aguenta mais dois meses com isolamento? Essa é que a pergunta”.

Para o ministro, há duas dimensões: cuidar da saúde e da economia. “Esse é o ponto futuro (sair do isolamento). Está acontecendo na China, os governos lá fora estão começando a planejar a saída. Nós temos que pensar isso também. São duas dimensões. Tem que pensar as duas dimensões”, acrescentou.

Cordeiros: Morreu a Sra. Andresina Maria da Costa aos 95 anos de idade

 

 

Sra. Andresina Maria da Costa, morreu aos 95 anos de idade, na foto com sua neta Manuela

Morreu nesta manhã do dia 21 de abril de 2020, às 07h47min., a Sra. Andresina Maria da Costa 95 anos de idade, ela era viúva e teve 3 filho um em “memorian”  e dois vivos Agenor e Arlinda 8 netos e 12 bisnetos. Seu corpo vai ser velado na Capela do Cemitério Jardim da Saudade em Cordeiros, onde será sepultada ainda hoje dia 21/4 às 16h30min.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, deixamos nossos profundos sentimentos à família enlutada, por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus a tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em paz Sra. Andresina.

 

 

Os erros de outrora

POR Ed tattoo

Os erros de outrora nos trouxeram aqui, precisamos crer no futuro mesmo que logo menos possamos descobrir que o futuro é apenas o presente constante e desse nada se muda.
“Perdemos aquilo que de mais precioso temos, o tempo”, nem sempre encontremos pessoas que acrescentam sobre a vida.
A vida é uma interpretação daquilo que definimos como verdade, ainda é tempo de curarmos o mundo, as pessoas perderam o rumo de casa, não de suas casas, mas a direção de Deus.
Esse tempo tornou-se sujo e perverso o homem se torna.
Nós somos feito de amor e por amor vivemos mas, enquanto o homem não compreender a essência da vida, a vida será dor e sofrimento.
Uma família se constrói com amor, Deus e verdade.
Quando amamos por ego Deus se afasta, coloque Deus em tudo que faz e ele ti dará tudo que você jamais sonhou em ter.
Deus é o exemplo e graças a essa força que nos move nós conseguimos ficar de pé diante das dores. Sem Deus nada nos resta.

‘Muito produtivo’, diz Rui Costa sobre encontro virtual com Nelson Teich

De acordo com gestor baiano, novo ministro da Saúde se mostrou disposto a cooperar com estados nordestinos.

Governador Baiano Rui Costa – Foto: Paula Fróes/GOVBA

Junto aos demais gestores dos nove estados do Nordeste, o governador Rui Costa (PT) afirmou, no final da noite desta segunda-feira (20), que foi produtiva a reunião com o ministro da Saúde, Nelson Teich – empossado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última sexta-feira (17).

Entre outras pautas acerca do enfrentamento da crise sanitária causada pelo novo coronavírus, segundo Rui, a demanda dos testes rápidos foi um dos pontos debatidos no encontro virtual que aconteceu na tarde de hoje.

“A reunião foi longa e muito produtiva, gostei bastante. Refinamos estratégias e medidas a serem adotadas para salvar vidas humanas”. Teich solicitou que os governadores formulem os dados, por escrito, e enviem ao ministério.

O gestor baiano disse ainda que já há, para a próxima quinta-feira (23), novo encontro agendado com o Nelson. “O ministro, em seu primeiro dia útil de trabalho, dedicou esse tempo aos governadores do Nordeste, fez questão de ouvir os relatos de todos, e se dispôs a, de dois em dois, ou três em três dias, manter esse contato”, disse, durante live em seu perfil no Instagram.

Na Bahia, o novo coronavírus já matou 47 pessoas. Os infectados somam 1.377 casos – destes, 60% estão concentrados em Salvador. O que motivou uma reunião entre Rui Costa e o prefeito ACM Neto, na manhã de hoje.

Estado e município
Governo e prefeitura viabilizam novo decreto para tentar conter a disseminação da Covid-19 na capital. “Traçamos uma estratégia para refinar a curva sucessória do vírus, para entender a cadeia”, comenta.

Segundo Rui, a nova determinação visa obrigar a adesão das pessoas às máscaras. “Estamos comprando [máscaras], mas isso não impede você de fabricar e estilizar a sua própria. O importante é proteger a você e à sua família”, salienta ao público, ao frisar que a maioria dos casos mais graves também estão na capital.

Amanhã, por volta das 11h, Rui Costa se reúne virtualmente com prefeitos de 11 cidades do sul baiano, incluindo Ilhéus e Itabuna. “Temos 77 municípios com o vírus ativo, ou seja, onde tem menos de 14 dias em que foi identificado. Outras 18 cidades já têm mais de duas semanas sem casos confirmados”.

Constituição permite punir quem descumprir isolamento, afirma ministro do STF

‘Se você vai colocar em risco a saúde de toda coletividade, é você quem está infringindo a lei’, argumentou Alexandre de Moraes.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Constituição brasileira permite a adoção de medidas mais rígidas para restringir a locomoção durante a pandemia do coronavírus, como multa para quem não fizer o isolamento social. A garantia foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A informação é do G1.
Segundo o ministro, a restrição de locomoção pode ser feita administrativamente, sem a necessidade de entrar na área penal.

Por isso, segundo ele, é possível que as autoridades fixem multa para impedir que as pessoas ingressem em praias, por exemplo. Para o ministro, “estão criado fantasma onde não existe” sobre a restrição de locomoção.

“As pessoas devem respeitar a saúde de toda coletividade. Se você vai colocar em risco a saúde de toda coletividade, é você quem está infringindo a lei”, afirmou o ministro durante videoconferência realizada pelo Instituto Brasiliense de Direito Público.“Restrições administrativas são realizadas todos os dias desde que haja razoabilidade. A pessoa pode alegar o direito de ir em vir se vai colocar em risco a sua saúde e dos demais? Logicamente que não”, completou.