Dia: 2 de abril de 2020

Vacina contra covid-19 está perto de ser testada em humanos em Israel

Foto: iStock

Uma equipe de cientistas israelenses disse que está a poucos dias de completar a produção de uma vacina oral para o novo coronavírus. A expectativa é que o teste em humanos comece no dia 1º de junho. Em entrevista ao jornal The Jerusalem Post, o doutor Chen Katz, líder do grupo de biotecnologia Migal, disse que o componente ativo da vacina ficará pronto em pouco tempo. “Nós estamos nos estágios finais e em poucos dias nós teremos as proteínas – componente ativo”, contou.

Os pesquisadores passaram os últimos quatro anos desenvolvendo uma vacina para o vírus da bronquite infecciosa (IBV), que causa uma doença brônquica que afeta aves. A eficácia da vacina foi comprovada em ensaios pré-clínicos realizados no Instituto Veterinário. O combate ao coronavírus seria uma adaptação da pesquisa.

Um estudo feito em galinhas mostra que o vírus tem características genéticas similares ao covid-19. Os pesquisadores agora tentam completar a vacina em até três semanas e, se os resultados forem positivos, é possível que ela chegue ao mercado em 90 dias.

Candidatos podem requerer mudança de domicílio eleitoral até sábado (04)

Termina neste sábado (04), o prazo para os candidatos que querem modificar o domicílio eleitoral para as eleições municipais de 2020. Por conta da pandemia do coronavírus, o requerimento é feito por e-mail junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Em nota, o TRE informou que, até a última quarta-feira (1º), a Secretaria de Planejamento de Estratégia de Eleição havia analisado 125 pedidos de transferência de domicílio eleitoral. Deste total, 59 foram encaminhados para as zonas e 66 estão aguardando diligências por apresentarem problemas na documentação enviada.

Os candidatos interessados na mudança devem acessar o site do TRE-BA e preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral. Em seguida, eles precisarão providenciar um documento de identificação oficial – Carteira de Trabalho não é mais aceita. Também será necessário um comprovante de residência atual, que pode ser em nome do eleitor, do respectivo cônjuge, companheiro (a) ou de parente até 2º grau.

Após preencher o requerimento e reunir todos os documentos, os futuros candidatos devem encaminhar o pedido para o seguinte endereço eletrônico: [email protected]. Se todas as informações forem enviadas e estiverem corretas, o pedido segue para os cartórios. Em caso de pendências com a documentação, a Secretaria entrará em contato para que o problema seja resolvido.

Após a fase de preenchimento de dados e envio de documentos, os cartórios eleitorais entrarão em contato com os eleitores por e-mail ou telefone para agendar uma data de assinatura do Requerimento de Alistamento Eleitoral. Essa etapa será presencial, já que, por uma questão de segurança contra fraudes no processo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não autorizou a utilização de assinaturas digitais.

O TRE garante que os cartórios eleitorais da Bahia já estão instruídos a observar a distância mínima a ser estabelecida entre o requerente e o servidor, seguindo orientações do Ministério da Saúde.

2 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Todos os anos, no dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre este transtorno, que atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo e afeta a forma como estes indivíduos interagem e se comunicam.

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Conscientização do Autismo busca alertar sociedades e governantes, assim como derrubar os preconceitos por meio da informação.

Em Vitória da Conquista, a Associação Conquistense para Atendimento Especializado à pessoa Autista ( ACAEPA), realiza anualmente a semana de conscientização do autismo, com um conjunto de ações que promovem a interação social, entretenimento e informação. Neste ano de 2020, não seria diferente, conforme divulgações postadas, estávamos preparando uma semana de informação, diversão e muitas surpresas, no entanto devido o atual cenário de quarentena mundial que estamos atravessando, todas nossas ações e eventos foram adiadas.

Afim de dar continuidade o projeto neste período de restrições, a associação ressalta a importância data, e convida a todos a participar desta celebração, mesmo que esteja cada um em sua casa. Use suas redes sociais e dê visibilidade ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral conhecido por Transtornos de Espectro Autista (TEA). Os principais sintomas são fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e de relacionamento, por exemplo. Ele é único para cada pessoa e existem em diferentes níveis.

Rui Costa anuncia pagamento de contas de água para famílias no cadastro social

Governador Rui Costa – Foto: Reprodução/Youtube

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou em coletiva concedida no início da tarde desta quinta-feira (2) que o estado pagará as contas de água de famílias que estão no cadastro social da Embasa e consomem menos de 25 metros cúbicos durante o mês. A medida é uma das ações voltadas para socorrer a parcela mais pobre da população dos efeitos econômicos provocados pela pandemia de coronavírus.

Segundo Rui Costa, a medida será adotada nos próximos três meses e deve atingir 860 mil pessoas em todo o estado. “Nós vamos enviar para a Assembleia um projeto de lei garantindo o pagamento das famílias que estão no cadastro social e que tem esse consumo. Terão a conta paga pelo governo por 90 dias. Isso significa recurso imediato nas mãos das pessoas.

Sei que muita gente fala que está suspenso o corte, mas as pessoas que precisam de água e energia pensam que depois de 90 dias podem ter a água e energia cortada. O governo assumiu que vai pagar essas contas. Estamos falando de 860 mil pessoas beneficiadas”, disse o governador. O governo do estado já havia anunciado na última quarta-feira (1) que pagaria a conta de luz de famílias com consumo inferior a 80 quilowatts também por 90 dias.

Brumado: Com escola em quarentena, mãe mantém rotina de aulas com o filho em casa

O Aluno Phillipe Amorim. Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mesmo com a suspensão das aulas em Brumado, muitas famílias têm seguido uma rotina de atividades com as crianças em casa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Norma Sandra disse que procura manter, todos os dias, uma rotina de estudos com o filho Phillipe Amorim para que ele não perca o hábito de aprender.

Com o auxílio de um quadro branco, ela incentiva o pequeno Felipe com atividades escolares, jogos e brincadeiras. “Também busco atividades em diversos livros que eu tenho em casa de educação infantil. Sempre procuro variar os conteúdos”, relatou.

Segundo ela, as atividades são enriquecidas com brincadeiras e jogos para estimular o aprendizado. “Não é só passar a matéria, é fixar. E nada melhor pra fixar esses conteúdos do que usar o lúdico. Ele gosta muito e se envolve mais. Muitas vezes, ele até pede tarefinhas ou atividades pra fazer”, contou. Para o Phillipe, mesmo com saudades da escola, a mãe é uma excelente professora.

Grande iniciativa para os demais pais seguirem, aproveitar esse tempo de quarentena em que todos estão em casa e dar uma boa acompanhada e orientada aos seus filhos.

Covid-19: Ministério da Saúde e CNJ autorizam sepultamentos sem atestado de óbito

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Diante do alastramento dos contágios pelo novo coronavírus, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinaram nesta terça-feira, 31, portaria que autoriza o sepultamento e cremação de pessoas sem a necessidade de um atestado de óbito. A medida ocorre após o próprio Mandetta ter afirmado a governadores de Estado que o momento é de preparar funerárias para o provável aumento no número de vítimas fatais da Covid-19.

A portaria, à qual a Revista Veja teve acesso, deve ser publicada nas próximas horas, e especifica, por exemplo, que estabelecimentos de saúde poderão enviar pessoas para sepultamento ou cremação sem certidões de óbito “na hipótese de ausência de familiares ou pessoas conhecidas do obituado ou em razão de exigência de saúde pública”.

Entre as justificativas da medida estão a “necessidade de uniformização nacional do protocolo de anotação da causa mortis relacionada às doenças respiratórias no preenchimento das Declarações de óbitos por todos os serviços de saúde do País” e a constatação de que deve se “providenciar o sepultamento em razão dos cuidados de biossegurança, a manutenção da saúde pública e respeito ao legítimo direito dos familiares do obituado providenciarem a inumação [enterro]”.

MÉDICO ANUNCIA VACINA TEMPORÁRIA QUE CRIA ANTICORPOS PARA O VÍRUS CHINES EM 20 MINUTOS

Médico Cientista Jacob Glanville descobridor da vacina contra o COVID-19

Após receber o tiro (injeção), seu corpo estará inundado com esses anticorpos em 20 minutos

Um médico de São Francisco, apresentado no documentário da Netflix “Pandemia” anunciou que ele e sua equipe descobriram uma possível cura para o coronavírus – que agora será testada pelos militares dos EUA.
Jacob Glanville, que dirige a empresa de biotecnologia Distributed Bio, twittou que a nova terapia de anticorpos, que funciona ao “bloquear o novo coronavírus de infectar células humanas”, é uma “cura candidata” para a praga mortal que varreu 180 países e territórios.
“Estou feliz em informar que minha equipe conseguiu com sucesso cinco anticorpos que em 2002 estavam determinados a se ligar e neutralizar, bloquear e interromper o vírus da SARS”, disse Glanville ao programa da Rádio Nova Zelândia “Checkpoint“.
“Nós os desenvolvemos em nosso laboratório, e agora eles bloqueiam e param com muito vigor o vírus SARS-CoV-2 [COVID-19]”.
Os anticorpos serão enviados ao Instituto de Doenças Infecciosas do Exército dos EUA, que os usará diretamente contra o vírus para demonstrar se eles funcionam como pretendido, informou a FOX News. Testes em humanos [população geral] virão depois.
Os pesquisadores – cientes de que o COVID-19 “é primo da antiga SARS” – criaram “centenas de milhões de versões ”de anticorpos para esse vírus, “os mutaram um pouco e, nesse conjunto de versões mutantes, encontramos versões que se cruzam com o COVD-19 e acabam com ele”, disse Glanville no programa de rádio.
“… agora sabemos que eles se unem no mesmo local que COVID-19”, continuou ele. eles [os anticorpos] usam o mesmo ponto que o vírus usa para entrar nas células.
Glanville chamou a terapia de “uma espécie de vacina de curto prazo, exceto que funciona imediatamente”.“Você pode dar a um paciente doente, com COVID-19, e 20 minutos depois de receber a injeção, seu corpo é inundado com esses anticorpos”, disse Glanville.
“Esses anticorpos cercam e grudam em todo o vírus … você pode dá-lo a um médico, a uma enfermeira ou a uma pessoa idosa e eles terão os anticorpos que os impeçam de serem infectados. ”.
A desvantagem, no entanto, é que esses anticorpos protegem os receptores apenas por 8 a 10 semanas, diferentemente de uma vacina verdadeira.
Enquanto os militares estão realizando testes, outro laboratório examinará o medicamento para garantir que seja seguro para os seres humanos, disse Glanville.
Se tudo correr bem, a equipe de Glanville – que fez parceria com outras duas empresas – aumentará a produção do medicamento, disse ele.
Os testes em humanos podem começar no final do verão.
“Esse é um ensaio em que você o entrega a uma série de 400 a 600 pessoas que estão em hospitais com sintomas e depois observa os próximos 5 a 10 dias para ver se isso ajudou ou não”, disse o médico.
No início, o medicamento poderá ser liberado em setembro para uso compassivo – tratando pacientes com a medicação fora dos ensaios clínicos, disse Glanville.
Esse tipo de uso era necessário para medicamentos durante a crise do Ebola, disse ele.
“Meu sentimento é que deveríamos começar a aumentar muito mais doses, centenas de milhares a milhões, para o próximo passo – e os governos devem pagar por isso”, explicou.
Fonte: Diário do Brasil