Dia: 8 de outubro de 2019

Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Na 4ª noite de novenário de Nossa Senhora de Aparecida, foram homenageados Dom Homero e dona “Lulu”

Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.

Neste domingo dia 06 de outubro de 2019, os festeiros de Nossa Senhora Aparecida fizeram uma homenagem a Dom Homero Leite Meira e a Sra. Abelina Francisca Souza de Jesus, a popular “Dona Lulu”.

4ª noite 06/10 (domingo)
19h – Reza do terço: Helena Ferreira, Lúcia Duarte e
Arlete Aparecida
19h30min – Celebração Eucarística
Tema – Em Maria encontramos um exemplo de fé cristã.
Presidente: Pe. Osvaldino Caetano (Cordeiros)
CPC do São João, do Bom Jesus e São Vicente.
Elaine Maria
Grupo Leitores 03 (Matriz)
Após a celebração houve quermesse.

OS HOMENAGEADOS:

Sra. Abelina Francisca Souza de Jesus – uma das Homenageadas da noite

A Sra. Abelina Francisca Souza de Jesus, popular “dona Lulu”, nascida no Distrito de São Timóteo – Município de Livramento de Nossa Senhora/BA. Ela que é casada com o Sr. Benedito José de Jesus desde 12 de maio de 1966 na Igreja São Benedito de Caetité. Em seguida o casal foi morar em Urandi onde ficou por dois anos, depois mudou-se para Condeúba em 12 de março de 1968 vindo acompanhando o então Padre Homero.

Aqui em Condeúba dona Lulu” e o Sr. Benedito constituiu a família da qual nasceram os quatro filhos José Américo, Chistiane, Ana Paulo e Mhônia Sara. Hoje já tem 6 netos e um bisneto. Dono lulu sempre foi muito engajada nas pastorais da Igreja como Legião de Maria, Clube de Mães, Renovação Carismática Católica – RCC,  Pastoral Familiar, fundadora do Prodec, foi festeira de todas as Igrejas da sede. Tendo como o seu maior destaque a fundação e Coordenadora da Pastoral da Criança  em 1988, na qual ficou por mais de 12 anos no comando. Continue lendo

Surto de sarampo na Bahia

Boa tarde! Devido ao grande número de casos de sarampo no Brasil e alguns casos confirmado na Bahia precisamos redobrarmos os cuidados com a nossa vacinação. Adultos até 29 anos de idade tem que ter comprovadamente registrado no cartão de vacina 2 doses da vacina tríplice viral, adultos de 29 a 49 anos de idade tem que ter comprovadamente em sua caderneta de vacinação uma dose da vacina tríplice viral, pessoas com mais de 49 anos a vacina não é indicada.

A primeira dose para criança é aos seis meses de idade a segunda dose com um ano e a terceira com um ano e três meses. Caso a criança já tenha um ano, duas doses são suficientes.

Diante da gravidade da situação, oriento a todos, a levarem os seus cartões de vacinação a Unidade de Saúde para verificarmos se há ou não a necessidade de tomar a vacina e é uma boa oportunidade de atualizar as demais vacinas. Obrigada! Desculpe o texto longo.

Condeúba: Campeonato de Futebol da Zona Rural 2019 – “Irmãos Avelar”

Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.

O time do Baixão de Nena está sendo a grande surpresa do grupo D

Neste domingo dia 6 de outubro de 2019, aconteceu a 3ª rodada do Campeonato de Futebol da Zona Rural 2019 – “Irmãos Avelar”. Desta feita ocorreu em 4 regiões distintas que foram sede dos jogos do Grupo A Riachão, Grupo B Estádio Augustinho Alcântara na sede, Grupo C Distrito da Mandassaia e Grupo D Riacho Seco ABC.

Mais uma vez o destaque deste grupo foi o time do Baixão de Nena, que conseguiu pela segunda vez desbancar dois dos maiores times do campeonato que são os Tiradinhos e neste domingo o ABC. O humilde time do Baixão no primeiro tempo pressionou o seu adversário o ABC, merecendo até fazer gols, porém o ABC com jogadores experientes resistiu a pressão e no segundo tempo equilibrou o jogo e ficou no zero a zero.

A maior frustração ficou por conta do grande e bom time dos Tiradinhos, que precisando de ganhar o jogo, para melhorar na classificação do grupo, acabou cedendo o empate de 1 a 1 frente ao também bom time dos Morrinhos dos Farias.

Na Mandassaia onde jogou o Grupo C, entre os times da Feirinha e Cerquinha houve um desentendimento entre os jogadores, o árbitro da partida acabou expulsando um jogador e a confusão generalizou, deixando o clima impossível de continuar o jogo, o qual foi interrompido aos 28 minutos do segundo tempo, o placar estava em 1 a 0 para o time da Cerquinha. O relatório do árbitro do jogo será avaliado e decidido pela Comissão da Coordenação de Esportes.

RESULTADOS:         

Grupo A Grupo B
Mandacaru 3 0 Boa Vista Queimadas 0 0 Carranca
Riachão 3 0 Capim Groso Bandarra 5 2 Barreiro Grande
Grupo C Grupo D
Cerquinha 1 0 Feirinha Tiradinhos 1 1 Morrinho dos Farias
Mandassaia 3 0 Capim Grosso ABC 0 0 Baixão de Nena

Centro de Memória: Acervo de Paulo Jackson é doado à Fundação Pedro Calmon

 

Foto: Divulgação

Natural de Caetité, o ex-deputado Paulo Jackson teve a política como propulsora de sua vida. Ao longo de quase cinco décadas, o renomado parlamentar construiu um importante legado, que, na próxima quarta-feira (09), será doado oficialmente à Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), por meio do Centro de Memória da Bahia (CMB).

A assinatura do termo acontece na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris) às 18h. O ato torna pública a doação dos mais de 4.500 itens com material iconográfico, manuscrito, museal, textual, impresso e sonoro, todos higienizados para serem catalogados de acordo com as normas internacionais de descrição arquivística.

A professora Joandina Maria de Carvalho, que relatou a trajetória do saudoso deputado Paulo Jackson no livro Um Oposionista na Política Baiana, está “feliz” com a atitude dos representantes da FPC, que se envolveram na iniciativa de abrigar esse acervo, por tratar-se de uma coletânea de registros de fatos importantes para pesquisadores, estudantes, familiares, amigos e para a história. Continue lendo

Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Realizada a 5ª noite do novenário de Nossa Senhora Aparecida

Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.

Momento sagrado em que o Pe. Paulo Henrique elevava a Ostia à Assembléia

Na noite desta segunda-feira dia 7 de outubro de 2019, foi realizada a 6ª noite do novenário de Nossa Senhora Aparecida na Gruta em Condeúba. O Presidente da celebração da Santa Missa foi o Padre Paulo Henrique da cidade de Igaporã, o cocelebrante foi o nosso sempre muito querido Padre José Silva.

O Pe. Paulo que é responsável pela Pastoral de Comunicação da Diocese – PASCOM, assim como pela Pastoral dos Coroinhas e diretor da Rádio Educadora Senhora Santana. Padre Paulo é um comunicador nato, de tal forma que conquistou a Assembléia assim que fez uso do microfone. Que Nossa Senhora Aparecida interceda sempre junto ao bom Deus, para que ele mantenha sempre esse poder de comunicação maravilhoso, que lhe é peculiar.

As novenas deste ano estão quebrando recorde de participação de fiéis, em todas as noites até aqui foram muito participadas. As homenagens tem sido muito boas, fazendo justiça e relembrando pessoas e personagens da nossa história. Ontem por exemplos foi homenageada a figura de Maria Alves da Silva Pereira popular “Maria de Leá”, nome conhecido por todos os condeubenses como uma personagem folclórica. Maria de Leá nasceu em 10 de janeiro de 1925 na cidade  Jacaraci e veio para a casa do Sr. Leá que a acolheu e cuidou dela por toda sua vida.

5ª noite 07/10 (segunda-feira)
19h – Reza do terço: Adriana Farias, Jueli e Marlene Ferreira
19h30min – Celebração Eucarística
Tema – De Maria, aprendemos a vocação de servir.
Presidente: Pe. Paulo Henrique de (Igaporã)
RCC, ADCC e OVM
Luzia, Cido E Silvan
Grupo Leitores 02 (Matriz). Continue lendo