A missa de canonização de Irmã Dulce, realizada no dia 13 de outubro no Vaticano, será transmitida ao vivo na TVE Bahia a partir das 5h da manhã. A freira baiana será proclamada Santa pela Igreja Católica, em uma celebração presidida pelo Papa Francisco, na qual a religiosa receberá a alcunha de Santa Dulce dos Pobres.
A cobertura especial será apresentada por Jhonatã Gabriel e ao longo da cerimônia serão exibidos conteúdos sobre a história de Irmã Dulce. A transmissão será reexibida no mesmo dia, às 21h.
O que é festa de reis?
A festa de Reis é uma tradição milenar, passada de geração para geração, de pai para filho, de grupo para grupo onde a memória familiar ou a memória coletiva e afetiva são essenciais para a sua continuidade.
Reisado é uma ação que além de ser muito bonita, também é marcante na vida de muitos cordeirenses, e o grupo Estrela Guia existente há dois anos, vem com muita alegria renovar essa tradição que com o passar dos anos está sendo esquecida.
Por isso mesmo, hoje quero agradecer a todos que tiraram um pouco do seu tempo para prestigiar a nossa festa dançante organizada pelo grupo, com a finalidade de arrecadação de fundos para a compra dos instrumentos.
De modo especial, eu quero agradecer aos cantores que fizeram o show cortesia para nos ajudar, foram eles, Nandinho dos Teclados, Zé Batista dos Teclados, Nevaldino Oliveira, Dão dos Teclados, Izael da Rocha e Anderson, pois não mediram esforços para a realização deste evento.
Também quero agradecer todos os colaboradores que contribuíram e torceram para que o evento acontecesse. Em particular o grupo de Reis “Estrela Guia”, por abraçar desde o início a festa e, pelo grande esforço de manter viva a tradição do reisado em nosso município.
Vitória da Conquista:
No dia 26 de setembro de 2019, às 19:00 horas aconteceu a culminância do Atho’s Juvêncio, no Centro de Convenções da Cidade, (antigo mediterrâneo) em Vitória da Conquista. Segue um pequeno trecho da apresentação naquela cidade.
O evento buscou demostrar a comunidade escolar conquistense sobre as riquezas culturais do nordeste. Contou com a participação do Grupo de Reis “Estrela Guia” da cidade de Cordeiros que fez a abertura do evento. Continue lendo
Rogério Nunes Ribeiro, de 54 anos, natural de Montes Claros (MG), morreu após passar mal dentro de uma pousada na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informou a polícia, o fato ocorreu na noite da última segunda-feira (30).
De acordo com a polícia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado e a vítima socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Após dar entrada na unidade de saúde, Rogério veio a óbito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado realizou o levantamento cadavérico.
O corpo de Nunes foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A polícia ainda informou que Ribeiro era residente no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, e possuía dois mandados de prisão em aberto pelos crimes de estelionato e apropriação indébita.
Em 1º de Outubro comemora – se o Dia do Idoso. Uma data que não pode, nem deve passar despercebida, pois lembra a presença amiga de quem tem muita história para contar, no âmbito de sua convivência. Cada um, traz algo único, diferente e particular. A chamada ‘experiência’ vai de encontro com a ‘maturidade’. Tanto uma, quanto a outra, toca o ponto sensível que damos o nome de AMOR. Recordamos ainda, vovós e vovôs, tidos como a chave do nosso texto.
O direito de regresso, convida – nos para uma ‘viagem no tempo’. Significa enxergar aquilo que foi deixado para trás, sempre em forma de aprendizado, servindo de alento na busca pelo amanhã. A pessoa com idade maior, possui predicados que se tornam o espelho da ‘família feliz’. Dizem que o ‘sorriso fala mais que mil palavras’. Todos eles, sem exceção, reúnem agradavelmente os melhores motivos para entendermos a vida. Fazem desta, uma poesia lida ou cantada, nas seguintes fases: infância, juventude e velhice.
Que tal estendermos a mão para os velhinhos do asilo? Nada mais gratificante que um humilde ‘obrigado’, soletrado pela boa gente ocupante do abrigo para idosos. Ensinamentos, seguidos de ensinamentos. Algo que não tem preço. Seus passos são seguros, longe de qualquer percalço que possa dificultar a caminhada. Temos de apreciar e aprender diante dos exemplos trazidos pela ‘terceira idade’. Vamos, pois, cumprimentá – los com o merecido respeito e admiração!!
A Escola Municipal Antônio Terêncio do Distrito de Alegre apresentou a obra Condeúba: Sua história, seu povo de autoria de Agnério Evangelista de Sousa. Os trabalhos desenvolvidos no Projeto Família, Escola e Sustentabilidade, como mudas e sabões foram distribuídos e apresentados ao público.
Parabenizo a todos que se envolveram e fizeram sua parte, para que os trabalhos chegassem ao nível que chegou. O empenho e esforço é de se ressaltar, a final foram os alunos que realizaram em conjunto com professores e direção. Aqueles que visitaram a barraca parabenizaram pelo trabalho desenvolvido, assim como no dia muitas pessoas acompanham as postagens e fizeram muitos elogios. Continue lendo
Comentários