Dia: 30 de maio de 2019

Cordeiros: Morreu Maria Bela da Silva aos 84 anos de idade

Por Oclides da Silveira 

Maria Bela da Silva  morreu aos 84 anos de idade

Morreu hoje dia 30 de maio de 2019, às 13h30min., a Sra. Maria Bela da Silva  morreu aos 84 anos de idade. Ela deixou uma única filha de criação Talina, seu velorio está sendo na sua residencia na Travessa 1º de Maio até às 21:00 horas, logo em seguida será transladada para o salão da Igreja Batista Renovada Beniel ao lado da quadra esportiva Jailton Marinho de Andrade.  Seu sepultamento será amanhã cedo dia 31/05 às 09:00 horas no Cemitério Campo Santo na sede em Cordeiros.

Atendimento FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba deixamos nossos sentimentos à família enlutada por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus a tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em paz Sra. “Maria”.

Festa de Corpus Christi de Rio de Contas pode se tornar Patrimônio Imaterial do país

Foto: Guia de Rio de Contas

O município de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na Chapada Diamantina, busca tornar a Festa do Corpus Christi da cidade como Patrimônio Imaterial do Brasil.

Para conseguir o título, a Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Lazer entregará o pedido formal e um dossiê sobre os festejos ao diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, Hermano Fabrício Guanais e Queiroz.

Neste ano, a Festa vai acontecer nos dias 19 e 20 junho. Com o título reconhecido, Rio de Contas entrará para o seleto grupo de cidades brasileiras que conseguiram a honraria, fato que deve influenciar de forma positiva o turismo religioso do município.

Sudoeste Baiano: Estudante de 17 anos é esfaqueado em escola e colega é o suspeito

Um estudante de 17 anos foi esfaqueado dentro de uma escola, nesta quarta-feira (29), na cidade de Itambé, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, outro adolescente com a mesma idade, que também estuda na unidade de ensino, é suspeito do crime.

Conforme a polícia, o menino, que não teve o nome divulgado, foi ouvido na delegacia da cidade, com a presença do pai e do Conselho Tutelar e, em seguida, foi liberado. O caso está sob investigação. O motivo da agressão não foi divulgado.

Segundo o G1, a vítima foi socorrida, levada para um hospital da cidade e depois transferida para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. Segundo a família, o menino teve ferimentos leves. Contudo, a unidade de saúde divulgou que o estudante passou por uma cirurgia. Ele já teve alta.

Nasce o rim biônico para dizer adeus à máquina de hemodiálise

Cientistas dos Estados Unidos estão preparando um rim artificial para implantar em doentes renais. Ele funcionará segundo a pulsação do coração dos pacientes e os liberará das máquinas de hemodiálise.

O rim biônico está prestes a entrar na fase de teste humano. Ele combinará elementos eletrônicos e orgânicos e terá um tamanho similar aos órgãos cuja função assumirá.

Este avanço significará uma grande melhoria na qualidade de vida para as pessoas que dependem do dispositivo de hemodiálise externo para sobreviver. Na hemodiálise, o sangue do paciente flui através de um filtro que remove resíduos prejudiciais, minerais e líquidos desnecessários. Desta forma, o sangue é retornado ao corpo do paciente, ajudando a controlar a pressão arterial e mantendo o equilíbrio adequado das substâncias químicas, como o potássio e o sódio.

O rim artificial está sendo desenvolvido por um grupo de universidades americanas sob o nome de Projeto do Rim (The Kidney Project – https://pharm.ucsf.edu/kidney) e será capaz de filtrar o sangue da pessoa com insuficiência renal continuamente, sem a necessidade de visitas ao hospital para sessões de 3 a 5 horas, como ocorre atualmente.

O novo rim artificial oferecerá uma nova esperança às pessoas cujos rins já não podem atender às necessidades do corpo e que estão à espera de um transplante. Continue lendo

Vereadores denunciam suspeita de superfaturamento de contrato contábil na prefeitura de Guajeru

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista o vereador da cidade de Guajeru, Irmo Gomes (PP), o popular Loza, que faz parte da bancada de oposição, denunciou que a prefeitura municipal estaria superfaturando contratos contábeis. “Tudo leva a crer que há um superfaturamento nesse processo contábil”, disse, acrescentando que as suspeitas surgiram pela primeira vez em 2013.

Comparando com municípios da microrregião, o parlamentar informou que Guajeru paga uma das contabilidades mais caras. Irmo explicou que, mesmo tendo uma população bem menor que Brumado (67.048 habitantes), Guajeru (7.239 habitantes) paga três vezes mais que o município vizinho em si tratando de gastos com serviços contábeis.

O levantamento foi feito pela oposição com base em números apontados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). De acordo com os dados, Brumado gastou, neste ano de 2019, R$ 41.400,00 com serviços contábeis, enquanto Guajeru gastou R$ 58 mil. Segundo Loza, diversos municípios da microrregião que têm o mesmo porte que Guajeru pagam mais barato pelos serviços.

“Se o município não tem recursos suficientes, tal como o prefeito alega, por que paga a contabilidade bem mais cara do que outros municípios vizinhos? Tem vários contadores mais baratos, mas o gestor mantém a mesma contabilidade desde 2013, pagando bem mais caro. Tem algo de errado nisso”, declarou Loza.

Conheça os perigos da MMS, substância que promete curar autismo

Foto: Reprodução/Veja

Grave em qualquer área de conhecimento, as fake news podem se tornar letais quando o alvo é a saúde. Por redes sociais, sites de busca e aplicativos de mensagens, espalham-se milhares de receitas infalíveis, alimentos superpoderosos, estudos inexistentes e tratamentos milagrosos.

O mais perverso: doenças graves, que demandam tratamento específico e contínuo, são justamente as mais usadas para fisgar leitores desavisados. A mais recente notícia falsa é também uma das mais perigosas.

Trata-se de uma suposta terapia natural que promete curar 95% das doenças existentes no mundo. Conhecida como MMS, sigla em inglês para solução mineral milagrosa, a substância popularizou-se entre familiares de pessoas com autismo. Mas seus defensores afirmam que seus efeitos vão muito além.

Com efeito antibiótico, antiviral, antifúngico, antiparasitário, entre outros, ela seria eficaz contra malária, infecções, aids, câncer e Alzheimer. O nome e a infinidade de usos já são suficientes para levantar suspeita sobre o produto.

Mas, além da ausência de efeitos terapêuticos, a MMS, é um líquido composto de dióxido de cloro, um alvejante usado no branqueamento de tecidos e no tratamento de água. Diz Renata Fonseca, gerente de fiscalização da Anvisa:

“É uma substância química com atividade corrosiva que pode causar males para a saúde. É um produto que também traz riscos pela inalação”. clik aqui e veja a reportagem completa na Revista Veja.

Defensoria Pública reconhece visão monocular como deficiência e garante reserva de vagas em concursos

Atendimento prioritário também será oferecido pelo órgão. Apenas cegueira ou baixa visão costumam ser consideradas deficiências.

Por Luiza Tenente, G1

Jornalista Amália Barros tem visão monocular — Foto: Reprodução/Instagram 

A Defensoria Pública da União decidiu, nesta quinta-feira (23), considerar a visão monocular como deficiência. Portanto, pessoas que enxergam apenas com um dos olhos terão direito à reserva de vagas em concursos públicos do órgão e ao atendimento prioritário.

Pela resolução, publicada no Diário Oficial da União, o grupo passará a ter esses benefícios previstos na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Continue lendo