Dia: 12 de maio de 2019

Caetité: Realizada a Corrida do Trabalhador, o corredor condeubense foi o ganhador da a Elite

Por Oclides da SilveiraFoi realizada neste domingo dia 12 de maio de 2019, na cidade de Caetité a Corrida do Trabalhador. Os corredores de Condeúba tiveram as seguintes colocações:  Sivaldo Santos Viana foi o ganhador em 1º lugar na Elite. Valdívio Junior foi o 5º colocado na categoria 18 a 34 anos. Carlos Nascimento foi o 2º colocado da Categoria de 46 anos acima. Carlão agradece como sempre aos seus patrocinadores condeubense, a Prefeitura através da Secretarias de Cultura, Desporto e Lazer e o departamento de Transportes, agradece tambéma a Rádio Liberdade FM e o Jornal Folha de Condeúba. Continue lendo

CONDEÚBA – 158 ANOS: 4ª Etapa do Campeonato Nacional de Motocross, com vitória de um condeubense

Por Oclides da Silveira

Lucinho levantando o troféu de vencedor em primeiro lugar hoje em Condeúba

O garoto Lucinho com 22 anos, fera do motocross

Em face ao aniversário de Condeúba – 158 anos, neste domingo dia 12 de maio de 2019, pela terceira vez aconteceu a disputa do campeonato Brasileiro de Motocross aqui no município de Condeúba, as duas vezes anteriores foram nos mandatos do então Prefeito Marcolino Neto, 17 anos depois o atual Prefeito Silvan Baleeiro ressuscitou este campeonato que é a grande paixão da juventude, mas tem admiradores de todas as idades, fato é que superlotou as galerias improvisadas nas margens da bela pista de motocross construída nos altos do Bairro São Francisco em Condeúba.

Foi uma tarde de domingo inesquecível para os condeubenses, onde foram disputadas muitas baterias da 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross versão 2019. Onde aconteceu algumas disputas por amadores, numa delas participou o motociclista condeubense Lúcio Henrique Pereira Barboza de 22 anos popular “Lucinho”, ele que foi o grande vencedor dessa bateria com a moto nº 07.

“Lucinho” está correndo nesta modalidade há 11 meses. Sua primeira participação na categoria amador, foi em fevereiro deste ano lá na cidade de Belo Campo, onde ele ficou em 4º lugar. “Lucinho” que vem de família humilde residentes aqui na zona rural na Comunidade do Mangarito, até então desconhecido do grande público condeubense, mas hoje foi o seu dia, e acabou conquistando a simpatia do público que foi ao delírio pelo seu primeiro lugar no pódio. Parabenizamos este garoto que pode e com certeza vai trazer muitas alegrias para o nosso povo, em especial os condeubenses.

O Prefeito Silvan Baleeiro deu uma feliz tacada e acertou de cheio ter buscado a 4ª etapa do campeonato Brasileiro de motocross para ser disputado em Condeúba. Isto fez com que nossa cidade se  destacasse na grande mídia nacional. O espetáculo teve  uma grande aceitação do público que superlotou as margens da pista de motocross para assistir as várias baterias que foram disputadas. Parabéns para a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer que proporcionou a realização deste grande evento. Continue lendo

São Paulo/Condeúba: Morreu a Sra. Altomira Dionísia Ferreira conhecida por “Nega”, aos 74 anos de idade

Por Oclides da Silveira

Sra.  Altomira Dionísia Ferreira com seu filho o popular “Dengo”

Morreu neste domingo dia 12 de maio de 2019 em São Paulo a Sra.  Altomira Dionísia Ferreira conhecida como “Nega”, aos 74 anos de idade, o corpo está sendo transladado para Condeúba, a previsão para chegar na zona rural Fazenda Mocambo, será a partir das 12:00 horas do dia 13/05 . O seu corpo Será velado na sua residência na Fazenda Mocambo. O sepultamento será no Cemitério local, a partir das 8:00 horas do dia 14/5 pela manhã.

Nós do Jornal Folha de Condeúba deixamos nossos sentimentos à família enlutada por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus a tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em paz Sra. “Nega” !!!

CONDEÚBA – 158 ANOS: Cidade Suprema!!!

Por Edson Silveira

Professor e Poeta Edson Silveira

Raiou-se um lindo dia,
Com ele um novo horizonte…
Cheio de paz e harmonia,
Oh, município muito importante.

Diz a história: que da fazenda Serra Talhada,
A cidade foi edificada.
Com uma pequena povoação,
À margem do Rio Gavião.

Depois de povoada,
Em 1861, foi denominada
Vila Santo Antônio da Barra,
Com influência indígena e muita garra.

Guerreiros valentes,
Povo trabalhador…
Cidadãos Condeubenses,
Protagonistas e sonhador.

Encantando-nos pelas edificações
De belíssimas construções…
A destacar a igreja e o Paço Municipal,
Com uma beleza excepcional.

Legítimas obras de arte,
Que não se encontra por toda parte.
Raridade colonial,
Patrimônio Cultural.

Em sua bandeira é destacado
O pau Candeia retorcido…
Quão grande significado,
Não pode ser esquecido.

Condeúba, terra amada,
Tu és consagrada…
Historicamente civil,
Com seu poder juvenil.

Jovens tenham força e atitude,
Sejam mais racionais…
Pois, estão nas mãos da juventude,
A revolução dos ideais.

Cultivem valores éticos e morais,
Religiosos e sociais.
Resgatem o poder cristalino,
De ser verdadeiramente nordestino.

Orgulhem de ser baiano,
Descendente de índio, português ou africano.
Tendo em mente a soberania,
Do ato de cidadania.

Dona de magnífica identidade,
Seu valor é incalculável…
Oh, preciosa cidade,
Infinita e incomparável.

Com mais de dois e meio século de história,
Em que destacam-se suas glórias.
É com satisfação e alegria,
À te saudar, cidade Supremacia!

Duas das mulheres marcaram a história da enfermagem

Por Lindalva Carolina

Enfermeira Lindalva Carolina da Silva

Dia 12 de Maio comemora se mundialmente o dia do enfermeiro, em homenagem a Florence Nightigale, um marco da enfermagem, que nasceu em 12 de Maio 1820, também comemoramos no Brasil no dia 20 de Maio, o dia nacional dos técnicos e auxiliares de enfermagem em memória do falecimento de Ana Nery em Maio de 1880.

Maio é o mês das mães e nada mais justo do que falar sobre estas duas mulheres valorosas, que foram mães de muitos soldados feridos e também prestar uma singela homenagem a todos os enfermeiros, que se entregam corpo e alma a esta nobre tarefa de cuidar da nossa saúde. Florence, ficou conhecida como Dama da Lâmpada em 1845, em Roma, no desejo de tornar se enfermeira, estudou as atividades das Irmandades católicas. Em 1849, decidiu trabalhar em Kaiserwret, Alemanha. Em 1854 foi enfermeira de guerra, durante os combates, os soldados fizeram de Florence o seu anjo da guarda, pois de lanterna na mão percorria as enfermarias dos acampamentos, atendendo os soldados doentes. Por esse motivo ela ficou mundialmente conhecida como a dama da lâmpada.

Ana Nery nasceu em 13 de Dezembro de 1814, na cidade de Cachoeira Bahia. Em 1864, quando seus dois filhos foram convocados para a guerra do Paraguai 1864 a 1870, ela não resistiu a separação da família e colocou se a disposição do governo para ir a guerra sendo considerada a primeira enfermeira voluntária do Brasil.

A enfermagem surgiu entre os religiosos, como um sacerdócio no século XVI. A enfermagem já começou a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, como enfermagem moderna na Inglaterra.

A partir dai, foram definidos padrões para a profissão e a Ana American Nurses Association, deferiu assim que o objetivo principal do trabalho de enfermagem é cuidar dos problemas de saúde, educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado do paciente.
No Brasil a enfermagem, que além dos enfermeiros, engloba os técnicos e auxiliares, é a segunda categoria com maior número de profissionais, chegando a 1,6 milhão segundo pesquisa da Fiocruz e do Conselho Nacional de Enfermagem COFEN. Estar atrás apenas  da profissão de metalúrgico.

Lindalva Carolina é enfermeira formada pelo Centro Universitário de Rio Preto UNIRP, pós graduada em Urgência e Emergência pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto FAMERP. Gestão de saúde Publica e Ginecologia e Obstetrícia em andamento. Ela tem mais de uma década de profissão sempre atuando na área gástrica. Para a enfermeira Lindalva a profissão de enfermagem já avançou muito no Brasil, mesmo assim a função deveria de ser mais valorizada. E a enfermagem que cuida do paciente por 24h. Sem a enfermagem é impossível como fazer saúde. Ela ressalta ainda que qualquer tipo de hospital ou pronto socorro, seja privado ou público e o profissional de enfermagem o primeiro a receber o paciente, estando a frente de todos os atendimentos.

A profissão de enfermeiro requer curso superior e é praticada por cerca 20% dos profissionais da área. Os técnicos e auxiliares representam em torno de 80% do setor. Acredito que a enfermagem será a profissão do futuro pois o mercado de trabalho amplia muitas áreas de atuação. O mercado da enfermagem possui vários segmentos, muitos deles em expansão, e oferece diversas possibilidades de crescimento profissional.

A partir de então, reforço a mim mesma, dia após dia, que a melhor ferramenta para cada enfermeiro é carregar no bolso do jaleco e a empatia pelo o próximo. Enfermagem é uma expressão de amor tornada visível. Parabéns todos os meus colegas de profissão!

Aproveito a oportunidade e parabenizo todas as mães em especial minha mãe Eva Silveira. Te amo Mãe!!!

Homenagem as mães

(Edtattoo)

Mãe,

mãe é vida, entrega e saída
mãe é verdade em dose que na embriagues da razão mostra nos a lucidez
mãe é cura na simplicidade, é partida com dor é saudades
ó vida ingrata devolva me o pedaço arrancado e rápido levou meu canto , aqui onde o pensamento seduz meus olhos imploro.. traz a mãe que em pranto falo,
ela verdade que a vida esconde e que os olhos revelam
é rainha do meu tempo e dona do meu mundo.

MENSAGEM AO DIA DAS MÃES

Por Antônio Santana

MÃE,

A ti não tenho novas palavras para lhe proferir.
Apenas quero lhe dizer: Mãe, eu amo você!
Que o nosso Deus todo poderoso e misericordioso lhe proteja e lhe guarde livrando-a do inimigo pelos caminhos onde quiseres andar.
Que o Divino Espírito Santo de Deus, desça do céu a ti iluminar e abençoar.
Que esse dia comemorativo não seja apenas lembrado por presentes materiais, mais também seja um momento de reflexão e de espiritualidade.
Que os filhos presentes possam abraçar e beijar as vossas mães, mas não esquecer daqueles que não puderam se fazer presentes para oferecer-lhes o mesmo carinho.
Mãe, que tantas vezes passou por dificuldades para criar os seus filhos e filhas.
Mães, que hoje sofrem no leito da solidão por falta de amor, carinho e atenção de seus filhos que não souberam reconhecê-las.
Por tudo isso, rogamos à MARIA Mãe das mães, para que possa com o seu manto sagrado alimentar e transbordar os corações dessas felizes ou tristes mães que têm essa Missão de gerar, amamentar, cuidar e educar os seus filhos ( as) intercedendo sempre a Jesus Cristo de Nazaré, para que nesse dia especial, mais também em todos os dias de cada ano lhes conceda muita saúde e vida longa.
Que o amor, a paz e a esperança estejam sempre com vocês para que um dia possam triunfar na Glória de Deus Pai, sobre a proteção do Santo Espírito.

Amém!

Antônio Santana,
Poeta.