Foi realizado em Luis Eduardo Magalhães a corrida de rua 10km a prova LEM RUN 2023. Os atletas condeubenses Elizangela Nascimento ficou em 1º lugar na elite feminino. Carlão foi o campeão na categoria 55 a 59 anos.
Gratidão Sempre aos patrocinadores da Equipe Carlão Maratonista. Gratidão aos apoiadores como Folha de Condeúba e Prefeitura Municipal de Condeúba.
Centro de escavação de minérios – Foto: Lay Amorim
Um total de 10 municípios da Bahia que utilizam os recursos originados na atividade da mineração irão disputar o prêmio de reconhecimento em boa gestão. Trata-se da 2ª edição do “Prêmio Municípios Mineradores – Qualidade da governança pública em municípios com mineração”, idealizado pelo Ministério de Minas e Energia, e realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e pela ONG Agenda Pública.
A previsão é de que a lista dos municípios ganhadores em cada um dos critérios da premiação seja divulgada em 31 de maio em Brasília (DF), em uma cerimônia no Ministério de Minas e Energia. Ao todo, disputam o prêmio 200 municípios brasileiros nas quais há a presença da mineração, sendo as cidades de Andorinha, Barrocas, Brumado, Campo Alegre de Lourdes, Jacobina, Jaguarari, Juazeiro, Maracás, Nordestina e Paramirim no estado da Bahia.
São 78 municípios da Região Sudeste, 47 do Centro-Oeste, 32 do Norte, 26 do Nordeste e 17 da Região Sul do país. Serão concedidos oito troféus e oito selos de reconhecimento de Qualidade da Governança Pública nas seguintes categorias: saúde, educação, proteção social, infraestrutura, meio ambiente, gestão, finanças públicas e desenvolvimento econômico.
Além dos vencedores em cada categoria, o prêmio irá reconhecer também destaques regionais em cada região brasileira. Para serem premiados, os municípios necessitam ter apresentado práticas de gestão pública com boa performance ao longo de 2022 em relação ao atendimento das necessidades da população e a transformação da realidade local.
O prêmio não prevê inscrições e a classificação será dada a partir de análise de dados, em que serão selecionadas 24 práticas finalistas. Desse total, oito serão escolhidas pela Comissão de Seleção. É possível que um município seja escolhido em mais de uma categoria. Também serão premiadas cidades como destaques regionais em cada uma das regiões do país.
Entre os dados analisados, estão os da cobertura do serviço de saúde de atenção básica; a cobertura vacinal da população; gastos per capita em saúde e educação; mortalidade infantil; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; taxa de abandono escolar; taxa líquida de matrículas em creches; número de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza; número de famílias registradas no Cadastro Único da Assistência Social; despesas correntes pagas; indicador da situação previdenciária; número de servidores públicos per capta; gastos com urbanismo; acesso à água; acesso à coleta de esgoto; Produto Interno Bruto (PIB) per capita; número de empregos formais; número de Microempreendedores Individuais (MEIs); e a capacidade de pagamento dos municípios.
Pelo menos dez casas do programa Minha Casa Minha Vida, em Valença, no Baixo Sul, ficaram destelhadas após um vendaval. O fenômeno foi registrado na tarde desta terça-feira (28). Segundo o G1, apesar do susto e do prejuízo, ainda não calculado, não houve registro de feridos.
Os imóveis atingidos ficam no a no loteamento Novo Horizonte. Não foi informado também se outras áreas da cidade foram atingidas. Vendavais são formados a partir do deslocamento das massas de ar. Geralmente, esses fenômenos são acompanhados de chuvas fortes e concentradas.
Também são chamados de “ventos muito duros”, com velocidade entre 88 a 102 km/hora. Quando ocorrem, os vendavais não só destelham casas, como costumam derrubar árvores, fiações e causam danos às plantações, entre outras ocorrências.
A Miconquista, festa que está marcada para os dias 21, 22 e 23 de abril no estacionamento do Shopping Boulevard, em Vitória da Conquista, já está se aproximando e, com isso, a expectativa do público cresce.
Na manhã desta quarta-feira (29), foi realizada uma reunião no Boulevard a fim de apresentar detalhes importantes sobre o dia da folia.
Com a presença do condeubense Pedro Massinha, produtor do evento e agitador cultural, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e representantes da Prefeitura Municipal de Conquista, foram esclarecidas questões como esquema de segurança, horários e os espaços e estrutura destinada para as apresentações musicais.
A grade de atrações contará com os shows de Alex Simpatia, Éo Tchan, Léo Preto, Fred Sampaio, Kiribamba, Babado Novo, Parangolé, Patchanka, Betão, Xandhy Harmonia, Ivete, Robertinha, Cátia Guimarães, Erika Silva, Afrodisíaaco, Samba de Alé, Carlinhos Braw e Jau.
O evento disponibilizará de três trios elétricos e camarote. Confira os horários completos na imagem a seguir:
Veja mais fotos do encontro sobre a Miconquista 2023 em nossa galeria:
Um grave acidente acaba de ocorrer no Anel Viário, próximo ao bairro Cidade Modelo, em Vitória da Conquista, nesta quarta-feira (29).
Um automóvel do modelo Hillux e um caminhão que estava carregado com blocos colidiram. O carro acabou pegando fogo após a batida.
O condutor da Hillux ficou preso nas ferragens e, logo em seguida, resgatado pela equipe do Corpo de Bombeiros. As primeiras informações indicam que ele está ferido, mas sem detalhamentos sobre o estado de saúde.
Corpo de Bombeiros, Samu 192 e Polícia Rodoviária Estadual foram acionadas para atender à ocorrência.
Imagens registradas de forma exclusiva pelo Blog do Sena mostram a carcaça do carro carbonizadas. Parte da rodovia foi interditada e as autoridades presentes estão administrando o trânsito no local.
A pesquisa foi feita de 30 de janeiro a 21 de fevereiro deste ano, pouco mais de um mês antes do atentado na escola Thomazia Montoro, na última segunda-feira (27).
Segundo a sondagem, 48% dos alunos “já sofreram algum tipo de violência nas dependências das escolas em que estão matriculados”.
Entre os estudantes, 71% dizem que já souberam de casos de violência na escola que frequentam. Esse número é de 73% entre familiares e 48% entre os docentes.
Quase todos veem piora das condições de saúde mental nas escolas. Para 95% dos estudantes e dos familiares e 91% dos professores, questões como esgotamento e ansiedade têm se tornado mais frequentes.
Foram ouvidos 1.250 alunos, 1.100 professores e 1.250 familiares em todo o estado de São Paulo. As entrevistas foram feitas em parceria com o Instituto Locomotiva.
De acordo com a Apeoesp, a pesquisa aponta que o Estado deve dar mais atenção à violência nas escolas. Na avaliação da deputada estadual Professora Bebel (PT-SP), presidente da entidade, tanto o quadro de funcionários como o policiamento das escolas costumam ser insuficientes.
Além disso, segundo a deputada, praticamente não existem políticas de prevenção à violência que envolvam a comunidade escolar. “O programa de mediação escolar, criado em 2009 pela secretaria da Educação a partir de proposta da Apeoesp, em que professores trabalhavam na solução de conflitos e harmonização do ambiente escolar, foi praticamente abandonado”, disse.
Ela afirma considerar que medidas de vigilância, como instalação de detector de metais e de câmeras nas áreas comuns, não bastam para combater o problema.
“Vivemos, lamentavelmente, um período de incentivo ao armamento das pessoas e à banalização da violência, e isso afeta fortemente os adolescentes e os jovens. É necessário que existam nas escolas psicólogos capacitados a realizar um trabalho preventivo junto a esses jovens”, disse a presidente da Apeoesp.
A deputada afirma que os professores, por mais preparados que estejam para identificar e evitar episódios de violência em sala de aula, não podem fazer o papel de profissionais da área.
“É verdade que os professores têm sensibilidade para identificar potenciais agressores e até mesmo para dialogar com eles, dissuadindo-os, muitas vezes, de ações violentas. Porém, os professores são responsáveis por diversas classes com 35, 40 ou mais estudantes e não lhes cabe atuar nesse campo”, diz Bebel.
**O QUE DIZ O GOVERNO **
A Secretaria da Educação informou possuir um programa de mediação de conflitos ativo e atuante. O Conviva “busca identificar vulnerabilidades de cada unidade escolar para implementar ações proativas de segurança”, diz a nota.
A pasta anunciou a ampliação do programa para que 5 mil profissionais fiquem dedicados à aplicação das políticas de prevenção à violência e disse que a contratação de 150 mil horas de atendimento psicológico está em andamento.
A plataforma do Conviva, usada para registro de ocorrências nas escolas, será atualizada para que casos graves sejam facilmente identificados e a equipe possa intervir pontualmente.
SALVADOR – BAHIA: CIDADE PARAÍSO: Antônio Santana, Escritor e poeta. Saubara – Bahia
Cidade que encanta e balança o mundo Negra, meiga, mística e farrista Da musicalidade, do centro histórico e da liberdade Do cantor, compositor, poeta e do atleta.
Salvador da saudade, da amizade e da felicidade Do Farol da Barra à Liberdade Da Suburbana à Praça da Piedade Cidade Mãe de brasilidade.
Salvador da economia, da boa política e da fantasia Salvador dos pobres, dos ricos e da burguesia Salvador dos humildes que trabalha para ganhar o pão Salvador que acolhe todos os cidadãos.
Da festa de reis à Lavagem do Bonfim Da Conceição da Praia ao Rio Vermelho Do carnaval dos Baianos, turistas e estrangeiros Do batuque do tambor, da música, da capoeira e do amor.
As belas praias… Uma boa água de coco Comendo um gostoso acarajé Sentado ou de pé. chupando picolé.
Na calçada de boné No bar ou na maré Ouvindo pagode, axé ou candomblé Observando as gatinhas na Praça da Sé.
Chegando na praia cheia de mulheres De bermuda, mini-saia, biquíni ou como quiser. Uma cerveja gelada e uma moqueca na mesa Ah! Tomar um banho nem se fala, é uma beleza!
Salvador, do samba de roda, do verso e da prosa Observando as meninas vestidas de rosa Na caridade da fé à bondade da Sé, um sorriso de pé. Salvador, cidade do axé, turismo, cachaça e fé!
Comentários