Dia: 25 de março de 2023

Igaporã: Após beber possível cachaça contaminada, 02 homens morrem e outros 02 estão internados em estado grave de saúde

Uma tragédia aconteceu na cidade de Igaporã, na manhã deste sábado(25/03).

Conforme apurado pela reportagem do Radar 030, quatro pessoas estavam em um  estabelecimento localizado na BR-430, consumindo uma cachaça que sempre ficava a disposição dos clientes no local, sendo distribuída de forma gratuita e exposta em local de fácil acesso. Existe também a hipótese que a bebida poderia ter sido comprada de um viajante, que passava pela cidade. A Polícia Civil, deve  abrir inquérito policial e investigar o caso.

Após fazerem uso da bebida, os 04 homens começaram a passar mal, sendo levados ao Hospital José Olinto Cotrim Fernandes. Dois homens não resistiram a gravidade da intoxicação e acabaram vindo a óbito. Dentre eles está um rapaz, de aproximadamente 18 anos de idade.

Os outros dois homens que beberam da cachaça, foram transferidos para o Hospital Regional de Guanambi, onde permanecem internados em estado grave de saúde.  Como a bebida ficava de forma exposta em ambiente aberto, alguém pode ter contaminado a cachaça com algum veneno.  Existe também a outra  hipótese, que a bebida poderia ter sido comprada de um viajante, que passava pela cidade. 

Em frente ao hospital de  Igaporã, uma vigília de oração foi feita por populares, torcendo pela recuperação dos envolvidos.  O caso chocou a cidade e vem sendo o assunto mais comentados nas redes sociais.  A qualquer momento teremos novas informações do caso de possível envenenamento. 

Em 2022, 08 trabalhadores foram envenenados após ingerir uma cachaça adulterada em Santa Maria da Vitória. Na época, três pessoas vieram a falecer.

Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Dentre outros, o padre Alceu esteve fazendo parte do mutirão de confissões

 

O padre Alceu em visita aos amigos Cida e Lerim

Nesta sexta-feira dia 24 de março de 2023, às 17:00 horas, o grande pastor e serventuário da palavra de Deus, padre José Alceu Santana Albino da Paróquia São João Batista de Jânio Quadros, esteve fazendo parte do mutirão de confissões em Coneúba, aproveitou um momento no final do dia, para fazer uma vizitinha aos amigos a ex-vereadora Cida e seu esposo Lerim. O padre Alceu foi muito bem recebido pelo casal, que lhe ofereceu um cafezinho e um bom suco acompanhado dos famosos e deliciosos biscoitos de Condeúba.

Conquista: Sheila Lemos fala que partido vai “caminhar unido” após Irma Lemos ser oficializada como presidente municipal do União Brasil

A ex-vice-prefeita de Vitória da Conquista se tornou presidente municipal do União Brasil (UB), partido de sua filha, a prefeita Sheila Lemos, em uma convenção da legenda ocorrida na Câmara de Vereadores, na noite desta sexta-feira (24).

O evento político já tem vistas na movimentação eleitoral para as eleições do próximo ano. Irma já tem uma grande trajetória política, tendo sido vereadora por dois mandatos, vice-prefeita e presidente do PTB e do Democratas.

Em entrevista ao Blog do Sena, Sheila Lemos demonstrou que tem expectativas positivas com sua mãe à frente da sigla. “Sob a batuta da nossa presidente, vamos caminhar juntos e unidos para que a gente continue transformando a Bahia e Vitória da Conquista. É um partido muito forte, que tem ajudado em todas as esferas. O União Brasil é um partido que vem para ficar”, disse.

O evento contou ainda com a presença de vereadores, secretários, membros do governo e militantes do União Brasil. Questionada sobre a situação do MDB, que caminhou junto com o PT a nível estadual, a gestora deixou a escolha do caminho a ser seguido a cargo de cada vereador do partido, que tem grandes aliados da gestora, a exemplo de seu líder na Câmara, Luís Carlos Dudé, que não marcou presença no evento.

”O próprio MDB ainda tem tempo para decidir qual rumo quer seguir, ainda temos um ano pela frente. Pode também o MDB mudar, se não mudar, eu acredito que alguns vereadores podem mudar na janela partidária se não estiveram satisfeitos com os rumos que o partido tomou”, afirmou.

Confira as fotos: 

“Sou sim candidata a reeleição em 2024”, frisa Sheila Lemos

Nesta quinta-feira(23) estreou um novo podcast no município de Vitória da Conquista, o Papo da Gente. O podcast, comandado pelo jornalista Daniel Silva, teve como primeira convidada a prefeita Sheila Lemos (União Brasil). Em um bate-papo descontraído, Sheila falou sobre os desafios de ser gestora pública, mas também tratou de assunto sérios da cidade e da política local. Um dos temas abordados foi a eleição municipal que acontece no próximo ano, 2024. A atual prefeita frisou que é candidata a reeleição.

Nos bastidores da política conquistense muito se especula sobre a possibilidade ou não da candidatura de Sheila Lemos, visto que, a gestora não passou pelo crivo eleitoral de forma direta. Sheila foi eleita vice-prefeita e assumiu a prefeitura após o falecimento do então prefeito Herzem Gusmão, em 2021. Questionada sobre a candidatura, a Sheila afirmou que “o futuro a Deus pertence”, mas foi objetiva ao completar:

“Mas acho que a gente tem que ter meta. Então, sou sim candidata a reeleição em 2024”

Apesar de confirmar que disputará o pleito municipal, Sheila ressalta que eleição deve ser discutida apenas em ano eleitoral. “Temos que pensar 2024 em 2024. Se a gente começa a pensar agora, queima combustível antes e chega lá na frente sem combustível para queimar”, pontuou.

Evitando comparações com o Governo Herzem Gusmão, a prefeita foi incisiva também ao relembrar sobre sua atuação na construção do plano de governo da chapa que compôs com Herzem e também durante o processo eleitoral. “Não estamos dando continuidade ao governo Herzem. Estamos dando continuidade ao projeto político que foi construído”, frisou. Ela relembrou também  que sua mãe, Irma Lemos, foi vice-prefeita de Gusmão, ao reforçar que desde antes já fazia parte desta construção enquanto grupo político.

Polícia Civil instaura inquérito para apurar crimes contra o Castelo Alto de Xangô em Brumado

Polícia Civil instaura inquérito para apurar crimes contra o Castelo Alto de Xangô em Brumado
Centro Cultural do Candomblé Alto de Xangô – Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Civil da Bahia instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias de furto de postes e de fiação elétrica de baixa tensão, destruição de pontos sagrados e invasão ao Centro Cultural do Candomblé Alto de Xangô, em Brumado.

O furto da fiação e destruição dos pontos sagrados já tinham sido detectados desde julho do ano de 2022, mas aguardava uma perícia da Coelba para atestar o crime.

O responsável pelo Centro Cultural, Dionata de Xangô relatou que, mais uma vez, teve de acionar a Polícia Civil e que não aguenta mais tanto sofrimento e intolerância religiosa.

Segundo ele, as terras onde se encontram o Alto de Xangô são públicas e de preservação e interesse público de uso sustentável da União e que, ao longo dos anos, vem sendo molestada a posse do Centro Cultural com furtos de imagens, destruição de pontos sagrados e invasão das terras com a finalidade de grilagem.

Lula tem melhora de pneumonia leve e viagem à China é confirmada para domingo

Lula em cerimônia em Brasíl – BRASÍLIA (Reuters)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou evolução após iniciar tratamento com antibióticos depois de ser diagnosticado com pneumonia leve e embarca no domingo para a China, onde cumpre extensa agenda na intenção de recolocar o Brasil com um ator de relevância no cenário internacional.

Lula, de 77 anos de idade, adiou o embarque para o país asiático de sábado para o domingo após ser diagnosticado na noite de quinta-feira com pneumonia leve. O presidente cancelou a agenda de trabalho desta sexta no Palácio do Planalto, mas recebeu ministros no Alvorada, sua residência oficial, para uma reunião nesta tarde.

“O presidente está bem, já apresentou evolução de ontem para hoje. Está mantida a viagem no domingo”, disse à Reuters o médico de Lula, Roberto Kalil, que esteve com o presidente mais cedo no Alvorada e o liberou para a viagem.

Ministros que estiveram na reunião no Alvorada também relataram que o presidente aparenta estar bem, já repassou orientações para os dias em que estiver fora do país e ainda planeja uma conversa com o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), para dirimir qualquer mal-estar diante da disputa entre deputados e senadores por espaço e poder de decisão no Legislativo.

“O presidente Lula nos recebeu, nós ficamos todos muito felizes porque o presidente fez questão de remarcar essa reunião, porque ele está se sentindo bem, o presidente está muito motivado”, disse o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta.

“O presidente vai ficar repousando ainda durante todo o dia de amanhã, fazendo a medicação necessária, para que no próximo domingo então ele possa iniciar essa viagem para a China, uma viagem que nós temos uma expectativa muito positiva e que com certeza nossa delegação será coordenada, será chefiada pelo nosso presidente Lula”, acrescentou Pimenta.

De acordo com o ministro da Secom, Lula embarca na manhã do domingo, mas ainda não há horário definido para o voo.

TUDO JOIA

Na noite de quinta-feira o presidente fez exames no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após dois dias de viagem ao Nordeste e ao Rio de Janeiro. De acordo com uma fonte, Lula chegou cansado e muito rouco da viagem, e procurou o hospital.

Lula embarcaria para a China, em uma viagem de cinco dias, na manhã de sábado, mas decidiu adiar o embarque para o domingo.

Depois de cancelar a agenda desta sexta, Lula participaria por vídeo de uma reunião de coordenação nesta tarde, posteriormente remarcada como um encontro presencial, no Alvorada, com algumas diferenças entre os participantes.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que estava previsto no encontro da manhã, não pôde participar da reunião nesta tarde por conta de uma outra agenda marcada.

Na ausência de Lula, Alckmin ocupará interinamente a Presidência da República.

Por outro lado, a conversa no Alvorada incluiu, durante a tarde, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo.

Na segunda-feira, a agenda de Lula prevê uma fala como convidado especial na conferência de empresários, em Pequim, que pode ter o horário alterado. O encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, ponto alto da viagem, está marcado para terça-feira.

A previsão é de que Lula fique na China até o dia 30, quando visita o Banco dos Brics acompanhado da ex-presidente Dilma Rousseff, que assumirá a presidência da Instituição.

Na volta da China, no dia 31, está prevista uma visita oficial aos Emirados Árabes Unidos, com o desembarque no Brasil previsto para o dia 1º.

(Reportagem adicional de Luana Maria Benedito, em São Paulo; Reportagem adicional de Maria Carolina Marcello; Edição de Flávia Marreiro, Alexandre Caverni e Pedro Fonseca).