Neste 8 de março Dia Internacional da Mulher, todas elas foram homenageadas com flores, poesias, festinhas e outros mimos, porém a condeubense Rosângela Carolina da Silva conhecida carinhosamente por “Rosa” que é nossa querida sobrinha e já reside há muito tempo em BH, foi homenageada logo de madrugada às 01h28min., com um grande acontecimento, pois, ela recebeu nesse dia 8 de março o presente da sua vida, foi nada mais, nada menos do que o nascimento da sua primeira filhinha Lara, que veio perfeita graças ao bom Deus e pesando 3.614kg, medindo 52cm. Seus pais Anderson Queiroz e Rosa, estão muito orgulhosos e felizes pela dádiva divina que receberam do Senhor.
Nós do Jornal Folha de Condeúba, damos nossa acolhida carinhosa a mais nova sobrinha Lara Carolina Queiroz, que acabara de nascer. Pedimos em nossas orações que o bom Deus lhe proteja sempre querida Lara, rogamos ao nosso Pai Celestial que lhe dê muita sabedoria juntamente com seus familiares. Parabenizamos aos paisAnderson e Rosa por ter buscado este amável anjo.
A Igreja Católica anunciou nesta terça-feira (21) a demissão do Padre Juraci, na nota divulgada na pagina da Diocese de Petrolina no instagram, não é especificado a motivação da demissão do Padre. Apenas que a decisão do mandatário nº 1 da Igreja de Roma, está em conformidade com processo administrativo canônico.
No entanto, já é sabido que a decisão do Papa teria como motivação o fato do Padre Juraci ter sido candidato a vereador no pleito eleitoral de 2020. Juraci da Silva Bernardo, bastante conhecido em Petrolina e região, exercendo a função sacerdotal na cidade e no Distrito de Rajada. Juraci foi candidato ao cargo de vereador do município de Petrolina pelo MDB, saindo do pleito com 280 votos.
Nota oficial da Diocese de Petrolina:
Nota sobre a demissão do estado clerical do Padre Juraci da Silva Bernardo pelo Sumo Pontífice, o Papa Francisco
A Diocese de Petrolina informa que, na sequência de um Processo Administrativo Canônico, o Santo Padre, Papa Francisco, com suprema e inapelável decisão, demitiu do estado clerical e das inerentes obrigações, o Padre Juraci da Silva Bernardo, do clero desta Diocese de Petrolina.
A partir da data de hoje, 21 de março de 2023, já devidamente notificado, de acordo com o rescrito, o Sr. Juraci da Silva Bernardo não poderá mais exercer, válida e licitamente, o ministério sacerdotal. Exortamos a todos os diocesanos a filial comunhão para com o Santo Padre, o Papa Francisco, e com a Igreja Católica Apostólica Romana.
Estudo do Instituto Trata Brasil avalia os indicadores de saneamento básico dos 100 maiores municípios do Brasil. O documento analisa os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, que concentram aproximadamente 40% da população brasileira, e faz um ranking com base nos serviços oferecidos e em indicadores de eficiência.
O documento considera os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2021.
E Vitória da Conquista voltou a ser destaque positivo na nova pesquisa. É a terceira cidade mais bem colocada de todo o Norte e Nordeste e também a que ocupa a melhor colocação em todo o estado da Bahia. Vitória da Conquista ficou na 18ª posição, à frente de cidades como a capital baiana Salvador (40ª), Feira de Santana (61ª) e Camaçari (75ª).
Vale ressaltar que apesar da boa colocação, Vitória da Conquista caiu cinco posições em relação ao mesmo estudo que foi divulgado no ano passado, quando ocupava a 13ª colocação, e era o município mais bem rankeado do Norte e Nordeste.
Com o mercado em desaceleração, ao menos quatro montadoras anunciaram férias coletivas entre março e abril em suas fábricas no Brasil. As paralisações na produção vão ocorrer em unidades da General Motors, Hyundai, Volkswagen e Stellantis, que reúne marcas como Fiat, Peugeot, Citröen. Além da falta de componentes para produção, as paradas visam adequar a produção à demanda do mercado.
Na prática, as montadoras vão pisar no freio para evitar a formação de grandes estoques, motivados pelo atual cenário econômico. De acordo com o G1, um dos motivos é a alta inflação – o aumento no preço dos carros vem desde o final de 2020 e tem sido sentido cada vez mais. Recentemente, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou que a demanda realmente dava sinais de desaceleração para 2023.
Durante coletiva de imprensa em fevereiro, o presidente da associação, Márcio de Lima Leite, explicou que, apesar de um aumento de quase 13% nas vendas em janeiro, era esperado um crescimento maior. Na ocasião, ele alertou sobre a necessidade de redução da taxa de juros para volta do crescimento do setor.
“O desempenho do primeiro bimestre, limitado pelas condições de crédito e oferta de suprimentos, reforça a necessidade de promover o reaquecimento do mercado e as cadeias locais de produção”, disse Leite.
Até aqui, ao menos quatro montadoras confirmaram férias coletivas para adequar a produção e evitar a criação de estoque no país. São elas: Volkswagen, General Motors, Hyundai e Stellantis.
Na cidade de Guanambi, a situação do Aterro Controlado Municipal é precária. Em um vídeo publicado por um morador é possível ver que não há qualquer controle do lixo descartado no local.
A situação é tão crítica que até caixões são deixados no aterro. Além do verdadeiro lixão a céu aberto, as queimadas no local são diárias, o que provoca a liberação de gases tóxicos, colocando a vida dos catadores em risco.
Nesta terça-feira (21), o prefeito Nilo Coelho (União Brasil) recebeu em seu gabinete a visita de alguns proprietários de terrenos próximos ao lixão a fim de debater ações para combate às queimadas no local.
Ao final da reunião, o prefeito autorizou ações emergenciais para mitigar o problema, bem como determinou à Secretaria de Planejamento a realização do projeto para implantação de um aterro sanitário municipal em parceria com o consórcio regional.
A prefeitura também firmou contrato com a Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) e já realizou o lançamento público do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
“O Haddad levou os dois nomes, ele conversou com os dois, aprovou e vai indicar os dois nomes ao Senado assim que retornar [da China]”, disse Costa, em entrevista à GloboNews.
Um dos nomes cotado é o do ex-diretor do Banco Central na gestão Dilma Rousseff (PT) Luiz Awazu Pereira da Silva, para a diretoria de Política Monetária da instituição. O mandato do atual titular, Bruno Serra Fernandes, expirou no final de fevereiro.
A escolha do futuro diretor cabe ao chefe do Executivo, que protagonizou embates com o presidente do BC, Roberto Campos Neto. Aliados de Lula defendem um nome que seja “equilibrado”.
Haddad vai acompanhar a comitiva presidencial à China. Lula viajará 25 de março e retornará dia 1º de abril.
O chefe do Executivo concedeu entrevista à TV Brasil 247 nesta manhã e voltou a criticar a Selic (taxa básica de juros), que disse ser uma chamou de “irresponsabilidade” mantê-la no patamar de 13,75. O presidente disse que vai continuar “batendo” e “tentando brigar” para que ela possa ser reduzida.
Lula também voltou a atacar o presidente do BC, Roberto Campos Neto, embora não o tenha citado nominalmente.
O chefe do Executivo afirmou que não pode demiti-lo, pois depende do Senado para encerrar o seu mandato. No entanto, acrescentou que ele não se importa com os termos previstos na legislação que prevê a autonomia do BC.
O mandatário foi questionado sobre a possibilidade de o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC manter a taxa básica em 13,75% em sua próxima reunião, cuja decisão do colegiado será anunciada nesta quarta-feira (22).
Há um consenso no mercado financeiro que a Selic será mantida no atual patamar pela quinta reunião consecutiva, a segunda sob o governo Lula. Para uma parcela dos analistas, não há espaço para corte de juros antes do segundo semestre.
O Copom se reúne a cada 45 dias para recalibrar a taxa básica. O último encontro do colegiado do BC havia sido nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
“Não posso demiti-lo porque depende do Senado, mas deixa eu te contar uma coisa. Eu acho um absurdo a taxa de juros estar a 13,75% no momento em que a gente tem os juros mais alto do mundo, no momento em que não existe uma crise de demanda. Existe excesso de demanda. Nós temos 33 milhões de pessoas passando fome, desemprego crescendo, a massa salarial caindo”, afirmou o presidente.
A ideia inicial do governo Lula era discutir a escolha com Campos Neto, que, por sua vez, tinha a expectativa de tomar uma decisão em consenso com a gestão Lula.
O presidente do BC chegou a iniciar conversas com economistas da iniciativa privada em busca de um novo nome para a diretoria de Política Monetária. Como mostrou a Folha, um dos sondados foi o economista Sandro Mazerino Sobral, líder de mercados do Santander Brasil. Segundo Campos Neto, a função exige uma interação grande com o mercado financeiro por lidar com câmbio e leilões
Depois de ir a campo buscar nomes, Campos Neto se retraiu na esteira das desavenças públicas com Lula. Integrantes do governo chegaram a dizer que o presidente do BC teria perdido a capacidade de influenciar os novos nomes em meio aos ataques.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que a manutenção da taxa de juros em 13,75% pelo Banco Central é “irresponsabilidade” e que vai continuar brigando para reduzi-la, visando fomentar a economia com mais investimento.
Em entrevista à TV 247, Lula afirmou que o patamar atual da Selic é um “absurdo” e agrada apenas o sistema financeiro.
O presidente também criticou o presidente do BC, Roberto Campos Neto, alegando que ele não tem compromisso com a lei de autonomia da instituição ao não se importar com a questão do emprego.
Comentários