Dia: 16 de setembro de 2020
Condeúba – Eleições 2020: Realizada Convenção que indicou o prefeito Silvan e sua vice Mara à reeleição
POR Cleyton Silveira
Nesta terça-feira dia 15 de setembro de 2020, pela manhã das 09:00 às 12:00 horas foi realizada a Convenção em bloco dos partidos MDB, PSD E PL todos de sustentação ao prefeito Silvan Baleeiro e que também se incorporam as pré-candidaturas a prefeito de Silvan Baleeiro e Mara Rúbia como sua vice, conforme ficou definido e oficializado ontem na Convenção.
A Convenção foi meia que dispersa com poucas presenças de correligionários no Plenário da Câmara Municipal, por conta da fatídica pandemia que hora vivemos. De certa forma, foram mantidas algumas tradições nas Convenções deste ano, tanto na de ontem do grupo situacionista quanto na do grupo de oposição realizada no dia (9/9), que foram as queimas de fogos de artifícios.
Na Convenção de ontem foram indicados os nomes do prefeito Silvan Baleeiro – MDB para concorrer à reeleição e sua vice Mara Rúbia – PSD, além de 28 pré-candidatos a vereador, conforme segue relação de nomes e partidos:
PRÉ CANDIDATOS - PSD 1 - Toinho Terêncio 2 - Lucas Ruan 3 - Márcio da Ambulância 4 - Bell do Alegre 5 - Julinda Sousa 6 - Jeremias 7 - Lucidalva da Ótica 8 - Joãozinho da Venda 9 - Arlindo Guarda 10 - Tanaka 11 - Weberson Chaves 12 - Zé Maria 13 - Niltão da Feirinha 14 - Oclides da Silveira
Partido Liberal – PL
1 - WiIliam da Academia 2 - Paulinho da Mandassaia 3 - Fabinho de Nuna 4 - Darinalda 5 - Reginaldo Nascimento 6 - Nena 7 - Luiz do Conselho 8 - Normando Brito 9 - Dom Ribeiro 10 - Junior do Bandarra 11 - Elton da Lagoinha 12 - Cesar de Aruanes 13 - Isael Aragão 14 - Isabel Rocha.
Chapa de oposição
A oposição realizou sua Convenção no dia 9 de setembro e ficou indicado e oficializado os pre-candidatos a prefeita Ângela Cruz – PSB e o vereador Silvano dos Santos – PSOL como seu vice-prefeito. Além de 18 pre-candidatos a vereador, conforme segue relação de nomes e partidos:
PSOL 1 - Professor Santana 2 - Fabiano Tem de Tudo 3 - Carlos do Barreiro Grande 4 - Arlete 5 - Adailton Ramos 6 - Vanda Barros 7 - Professora Eliana 8 - Wandras PSB 1 - Conceição Nascimento 2 - Carlito 3 - Luciene (Tia Lu) 4 - Maurílio Guilherme 5 - Zé Reis 6 - Sena da Boa Vista 7 - Có do gás 8 - Cida de Lerim 9 - Cassinho da Rádio 10 - Professor Ítalo
Governo mantém projeção de queda de 4,7% para o PIB em 2020
A equipe do Ministério da Economia manteve em 4,7% a estimativa para o tombo da economia brasileira em 2020. As informações são do G1. O número foi divulgado nesta terça-feira (15) por meio Boletim Macrofiscal do orçamento de 2020, uma publicação da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.
Essa é a mesma previsão que foi divulgada pela equipe econômica em maio, e depois, em julho. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.
Segundo o boletim, os indicadores econômicos sugerem uma retomada da atividade econômica neste trimestre, apesar da retração da economia no 2º trimestre. Ainda de acordo com a equipe econômica, a indústria e o comércio devem ser o motor da atividade no 3º semestre deste ano e o setor de serviços deverá ganhar protagonismo nos últimos meses de 2020.
A estimativa de queda do PIB neste ano é reflexo de medidas restritivas e de distanciamento social tomadas para frear a pandemia do novo coronavírus. As ações levaram, por exemplo, ao fechamento de boa parte do comércio e de fábricas ligadas a áreas consideradas não essenciais. Esses serviços, porém, estão sendo gradativamente reabertos em todo país.
Ideb: Desde 2013, ensino médio brasileiro não atinge nível esperado de qualidade
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado nesta terça-feira (15), mostra que o nível de qualidade do ensino médio brasileiro continua abaixo do esperado pelo Ministério da Educação (MEC). Embora tenha havido avanços em relação a 2017, o país não atinge a meta nessa etapa de ensino desde 2013.
O Ideb vai de 0 a 10 e leva em conta dois fatores: quantos alunos passam de ano e qual o desempenho deles em português e em matemática. Em 2019, a meta nacional a ser cumprida, somando escolas públicas e particulares, era 5 – mas o resultado ficou aquém do esperado.
A média foi bem inferior a isso: 4,2. Apesar de todos os estados, com exceção de Sergipe, terem aumentado o Ideb em relação à edição anterior, o resultado é insatisfatório. Uma “nota” de 4,2 não chega sequer ao patamar que era esperado para o país em 2015.
Operação da PF afasta prefeito de Jequié do cargo e cumpre mandados de busca
Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta terça-feira (15) para combater crimes de fraude à licitação e a direitos trabalhistas, além de desvio de verbas públicas, em Jequié, no sudoeste da Bahia.
Como parte da operação, foi cumprido um mandado judicial que determinou o afastamento do prefeito Sérgio da Gameleira (PSB) pela segunda vez.
O afastamento foi expedido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e vale por 60 dias. O G1 entrou em contato com a prefeitura de Jequié, que informou que, por enquanto, não vai emitir nota sobre o caso.
Batizada de Guilda de Papel, a operação cumpre 10 mandados de busca e apreensão e outras cinco medidas cautelares diversas da prisão. Além de Jequié, as ações foram realizadas também na cidade de Feira de Santana.
Comentários