Dia: 29 de abril de 2020

Artigo: “E daí?”

A resposta do momento é uma pergunta: e daí?

Diante do número recorde de mortes por coronavírus no Brasil, mais de cinco mil, ultrapassando até a China, o chefe da Nação respondeu: – “E daí?”

Ele deu a senha para que a gente também faça o mesmo quando fica sabendo:

Que milhares de mulheres são mortas por seus companheiros que ainda acreditam que elas são objetos que lhes pertencem. E daí?
Que as principais vítimas de homicídio no país são os jovens pobres e negros, das periferias, descendentes dos antigos escravos de origem africana. E daí?
Que o desemprego retirou os sonhos de milhões de pessoas, jogando-as no desespero e na precarização dos direitos. E daí?
Que os recursos naturais como a água, as florestas e os minerais são explorados da pior maneira possível, destruindo o ambiente e o clima, envenenando o futuro do país e do mundo. E daí?
Que além das mortes de coronavírus, já tão alarmantes, continuamos a morrer de dengue, de sarampo, de malária, de fome, de depressão e suicídio, de indiferença e por desprezo social. E daí?
Que a tortura e os abusos do Estado sobre a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras mata todo dia o sonho democrático e nos reduz indivíduos cínicos, consumidores como lagartas, competidores como galos em rinhas. E daí?
O chefe da Nação sintetizou nossa miséria de civilização.

Ele não ama seu próprio povo. Aliás, nem o próprio povo ama a si mesmo.

Em qual Deus acima de todos nós acreditamos: O Deus da vida ou o “deus” da morte?

O que será de nós? E quem se importa? E daí?

Pesquisa aponta presença do novo coronavírus no esgoto

Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

Maior produtora de testes nacionais do novo coronavírus, a Fundação Oswaldo Cruz divulgou nesta terça-feira (28) o resultado de uma pesquisa que aponta a presença do material genético da Covid-19 na rede de esgoto. O estudo, liderado por pesquisadores da Fiocruz em parceria com a prefeitura de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, indicam o elevado grau de “espalhamento do causador do novo vírus na população”.

De acordo com a Veja, a conclusão foi feita a partir das primeiras amostras de coletas no último dia 15 de abril. Segundo a instituição, a previsão é de que, na primeira etapa do projeto, o monitoramento seja realizado durante quatro semanas, com possibilidade de prorrogação. O objetivo é acompanhar o comportamento da disseminação da Sars-Cov-2 ao longo da pandemia.

As amostras de esgoto bruto são feitas em 12 pontos estratégicos do município, incluindo estações de tratamento de esgotos (ETEs), pontos de descarte de efluente hospitalar e rede coletora de esgotos. Como metodologia, utilizou-se o método de ultracentrifugação, tradicionalmente empregado para concentração de vírus em esgotos, associado a técnica de RT-PCR em tempo real, indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As amostras coletadas na segunda e terceira semanas estão em fase processamento.

Bahia não terá festejos de São João, e aulas serão suspensas por mais 15 dias

Foto: Reprodução

O governador Rui Costa (PT) anunciou que nenhuma cidade da Bahia vai ter festas juninas neste ano, como medida de combate à disseminação do novo coronavírus. A informação foi divulgada na noite desta sexta-feira (28), durante o programa #PapoCorreria, transmitido nas redes sociais do governador. “Com todos os dados que nós temos, posso anunciar que não teremos festa junina em nenhuma cidade da Bahia.

Por que na minha cidade, se não tem nenhum caso? Porque, se tiver caso em qualquer cidade, as pessoas que têm carro e não têm festa nas cidades delas vão querer ir”, disse Rui Costa. “As pessoas vão levar o vírus. Não há perspectiva que, em junho, vamos ter grandes aglomerações. Espero que a gente chegue lá sob controle.

Mas, mesmo que esteja sob controle, não podemos correr risco de perder o controle”, concluiu o governador. O governador também prorrogou a suspensão das atividades em todas as escolas do estado – incluindo as da rede particular – por mais 15 dias.

STF suspende nomeação de Alexandre Ramagem na Polícia Federal

Alexandre Ramagem

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspendeu nesta quarta-feira (29) a nomeação de Alexandre Ramagem como novo diretor-geral da Polícia Federal. A informação é da CNN Brasil.

O ministro do STF atendeu a uma ação protocolada pelo PDT, que questionou a nomeação após uma série de acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Moraes pontuou em sua decisão as afirmações de Sergio Moro, que acusou Bolsonaro de querer “ter uma pessoa do contato pessoal dele” no comando da PF.

Para o ministro do STF, “o fato de a Polícia Federal não ser órgão de inteligência da Presidência da República, mas sim exercer, nos termos do artigo 144, §1o, VI da Constituição Federal, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União, inclusive em diversas investigações sigilosas”.

Ramagem foi indicado para o comando da Polícia Federal após a determinação da saída de Maurício Valeixo, nome de Sergio Moro, que deixou o Ministério da Justiça após o fato, apontando interferência política do presidente Jair Bolsonaro na PF.

A posse de Ramagem estava marcada para a tarde desta quarta-feira.

Mais caros: batata, tomate e cebola ajudam a manter em alta inflação de Salvador

Valor dos alimentos seguem crescendo segundo pesquisa divulgada pelo IBGE
POR Gabriel Amorim/CORREIO

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho.

Cebola está mais cara na feira (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Os alimentos estão pesando mais no bolso dos baianos. Neste mês de abril, produtos essenciais como a batata inglesa, cebola, tomate e a cenoura, ficaram até 46% mais caros e foram os principais vilões da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgada ontem pelo IBGE.

Segundo o IBGE, o IPCA-15 – que traz a prévia da inflação oficial para o mês de abril – teve crescimento de 0,09% na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O número é quase idêntico ao registrado em março (0,10%). No país houve uma deflação de 0,01%. Entre os principais responsáveis pela alta no custo de vida estão produtos e serviços nos grupos de alimentação e bebidas, transporte e habitação.

As donas de casa já têm sentido o peso dos alimentos no orçamento das famílias. “A minha sensação é que aumentou tudo, mas produtos do dia a dia como é o caso de tomate, batata, cebola, a gente consegue perceber ainda mais fácil”, conta a dona de casa Nilza Souza. Para ela, a estratégia foi diminuir a quantidade. “São coisas que a gente come toda hora aqui em casa, então não dá para ficar sem, mas eu tenho comprado bem menos do que o de costume, segurado a mão na hora de cozinhar para ter a comida gostosa, mas sem muita abundância”, relata. Continue lendo

Quase 500 mil declarações do Imposto de Renda já foram enviadas para Receita na Bahia

IMPOSTO DE RENDA Declaração IRPF 2019

Mesmo com a prorrogação da entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), para o dia 30 de junho, em decorrência da pandemia do coronavírus, o órgão recebeu, até esta terça-feira (28), 497.577 declarações. Contudo, o número ainda está distante do esperado no estado, de 1.277.000 milhão, segundo o Governo Federal.

Embora a data de entrega das declarações tenha sido prorrogada, a Receita afirma que está mantido o cronograma original dos lotes de restituições a partir de maio.

O contribuinte que ainda não fez a declaração de renda na Bahia pode fazer de modo gratuito com a ajuda de algumas universidades. Confira abaixo.

TSE lança site para regularização de título de eleitor

Uma campanha para regularização eletrônica do título de eleitor, foi lançada nesta terça-feira (28), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em decorrência da pandemia do novo coronavírus e o fechamento dos cartórios eleitorais, o TSE pede que os eleitores resolvam as pendências no documento de forma eletrônica, no site criado pelo tribunal.

O prazo vale para quem tem o título e para jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e querem solicitar o documento. Os eleitores que estiverem com pendências no documento não poderão votar nas eleições de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

Com o fim do prazo, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração será permitida, somente a impressão da segunda via do título será autorizada. A medida é necessária para que a Justiça Eleitoral possa saber a quantidade de eleitores que estão em dia com o documento e poderão votar.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição. Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

Anvisa libera testes de Covid-19 em farmácias

Foto: Divulgação/SES

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira, por unanimidade, a utilização de testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 em farmácias. De acordo com o jornal o Globo, a medida foi aprovada pela diretoria colegiada do órgão temporariamente e em caráter excepcional.

A medida exige que haja profissionais capacitados nesses estabelecimentos para realizar os testes. Segundo o diretor-presidente do órgão, Antônio Barra Torres, que foi o relator da questão, a autorização de realização desses testes em farmácias é importante para aumentar o acesso da população ao diagnóstico da Covid-19 e ampliar as frentes de detecção do vírus.

“Para essa medida tem sido adotadas estratégias não comumente utilizadas, como a testagem em estacionamentos, drive thru, entre outros. Entendeu-se, portanto, pela inclusão desse serviço em farmácias devidamente regularizadas.

O aumento do rol de estabelecimentos de saúde realizadores de testes será uma estratégia útil na diminuição da aglomeração, bem como a diminuição pela procura de serviço médico em estabelecimentos da rede pública já altamente demandada”, afirmou Barra ao ler seu voto sobre a questão.

Condeúba: Morreu o jovem Diego Pereira popular “Dieguinho” aos 18 anos de idade

 

 

O jovem Diego Pereira popular “Dieguinho” morreu aos 18 anos de idade

Morreu na manhã desta terça-feira dia 28 de abril de 2020, o jovem Diego Pereira popular “Dieguinho” aos 18 anos de idade, vítima de afogamento. Segundo informações de populares, Diego numa tentativa drástica e infeliz de atravessar a nado o açude da Mandassaia do Alegre, lamentavelmente ele não conseguiu e se afogou, os homens do Corpo de Bombeiro de Vitória da Conquista estiveram ontem a tarde dando buscas, mas não o encontraram, hoje (29/4) ainda pela manhã eles retornam ao local para dar prosseguimento às buscas.

Atendimento: FUNERÁRIA ISAC PRÓ TANATUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, deixamos nossos profundos sentimentos à família enlutada, por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus o tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em paz jovem “Dieguinho”.