Em recente matéria, o BRG mostrou em manchete: O que já funciona 100% em Conquista. No artigo foi destacado que os setores da construção civil, concessionárias de veículos, tratores, motos e caminhões, auto-peças e serviços, feiras livres, supermercados, atacadões, toda indústria, abatedouros e o único frigorífico de abate bovino continuam com as suas atividades em pleno funcionamento.
O que já funciona
Os Decretos publicados no Diário Oficial do Município, vêm liberando a funcionar as empresas consideradas de natureza essencial:
- serviços de saúde, farmácias, assistência médica e hospitalar, incluindo óticas;
- hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, frigoríficos, granjas e todas os demais estabelecimentos relacionados a cadeia produtiva de gêneros alimentícios;
- lojas de conveniência;
- clínicas veterinárias, lojas de venda de alimentação para animais e de produtos indispensáveis para produção agropecuária, prevenção, controle de pragas dos vegetais e de doença dos animais.
- distribuidores de gás;
- lojas de venda de água mineral;
- padarias;
- geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
- tratamento e abastecimento de água;
- captação e tratamento de esgoto e lixo;
- processamento de dados ligados a serviços essenciais;
- segurança privada;
- serviços funerários;
- bancos, lotéricas e cooperativas de crédito;
- postos de combustível e lava rápidos;
- Lojas de material de construção, vidraçarias, marmoraria, serrarias, serralharias e todos os demais estabelecimentos relacionados a cadeia produtiva da construção civil;
- Lojas de auto peças, borracharias, oficinas mecânicas e demais estabelecimentos relacionados a manutenção de veículos automotores;
- Concessionárias de veículos;
- Hotéis e pousadas;
- Lavanderias;
- outros que vierem a ser definidos em ato expedido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos ou Secretaria Municipal de Saúde.
- Escritórios de contabilidade e direito desde que cumpram as medidas de segurança dispostas no Decreto.
Covid-19
A cidade de Vitória da Conquista foi a primeira cidade na Bahia a decretar o isolamento vertical/horizontal.
A suspensão de aulas nas escolas, suspensão de atividades do comércio, inicialmente todas, academias, teatros, cinemas, shoppings e outras atividades serviram par manter o município sob controle.
O quadro acima, que mostra 26 casos, 19 curados e apenas 1 óbito evidencia que o isolamento social precisa continuar. Várias providências estão sendo tomadas, para que a Prefeitura, possa continuar avançando na liberações do pouco que resta de atividade econômica que ainda não funciona.
Orações
O prefeito Herzem Gusmão (MDB), em todas as suas entrevistas têm falado que reconhece “as bençãos de Deus sobre a cidade”. O prefeito nunca esquece de pedir as orações pelo Brasil, a Bahia, e a cidade de Vitória da Conquista.
Comentários