Dia: 22 de novembro de 2019

Condeúba: Morreu a Sra. Jasmira da Glória Farias aos 84 anos de idade

 

Sra. Jasmira da Glória Farias, morreu aos 84 anos de idade

Morreu na manhã desta sexta-feira dia 22 de novembro de 2019, às 09:00 horas a Sra. Jasmira da Glória Farias aos 84 anos de idade. Ela era viúva do Sr. Job da Exaltação Farias e deixou 9 filhos sendo: Nilson, Jolino, Noena, Isaurina, Diolino, Teolino, Ivani, Maria e Tita além de 23 netos e 16 bisnetos. Seu corpo está sendo velado no Memorial São Matheus, o sepultamento está marcado para amanhã dia 23/11 ainda sem horário definido no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sede.

Atendimento: Funerária São Matheus

Nós do Jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos à família enlutada por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus a tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em paz Senhora Jasmira.

Conselho Nacional de Justiça – CNJ instaura procedimento contra magistrados do TJ-BA

A Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) instaurou procedimento contra os magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), pela suspeita de envolvimento em um esquema de venda de sentenças.

O anúncio do procedimento pela CNJ foi feito na quarta (20). Além do presidente do TJ-BA, Gesivaldo Britto, outros cinco magistrados foram afastados do cargo por 90 dias, desde a manhã de terça-feira (19).

A CNJ detalhou que os magistrados foram afastados por decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes, em um inquérito que apura fraude e grilagem em disputa de terras, em uma área com mais de 300 mil hectares no oeste do estado.

Brumado: Terço dos Homens adere ao Novembro Azul e debate temática com urologista

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o Terço dos Homens, da Igreja Católica, aderiu à campanha Novembro Azul e promoveu entre os participantes uma palestra com o médico urologista Thiago Torres para orientações e esclarecimento de dúvidas.

À frente do grupo no município, Orlando Gomes disse que, além de levar espiritualidade ao homem, o Terço dos Homens também se preocupa em chamar a atenção para o cuidado com a saúde através da prevenção ao câncer de próstata.

“Hoje, muitos ainda morrem por não terem quebrado esse tabu. Nessa ação social, nós promovemos essa palestra na comunidade Santa Rita. Conseguimos a fundo entender que é necessário o homem cuidar da saúde. Foi muito bom”, avaliou.

Na oportunidade, segundo Gomes, o médico urologista esclareceu várias dúvidas dos participantes com relação à doença e à saúde dos homens em geral. Gomes ainda ressaltou que a palestra foi muito bem recebida pelo grupo. “Todos, a partir de agora, irão cuidar melhor da saúde”, concluiu.

Brumadinho: no 300º dia de buscas, bombeiros encontram mais um corpo

No dia em que as buscas completam 300 dias, os bombeiros de Minas Gerais encontraram na manhã desta quarta-feira, 20, o corpo de uma vítima do rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O Corpo de Bombeiros informou que, pelo estado de decomposição do corpo, não é possível por enquanto determinar o sexo ou a provável idade da vítima localizada. “Como o corpo que foi localizado está praticamente completo, é provável que o número de desaparecidos, que atualmente está em 16, possa ser reduzido após a identificação da vítima pelas equipes da Polícia Civil”, afirmou o Corpo de Bombeiros.

A tragédia na barragem da mina do Córrego do Feijão ocorreu no dia 25 de janeiro e deixou até o momento 254 mortos e 16 desaparecidos. O corpo encontrado nesta quarta foi localizado na área de busca denominada BH1 (Barreira Hidráulica), a cinco quilômetros de distância da barragem que se rompeu. Atualmente, 101 bombeiros trabalham no resgate, com o auxílio de dois cães, um drone e 176 maquinários.

Piatã: Incêndio atinge Vale dos Três Morros e destrói vegetação na Chapada Diamantina

Foto: Brigadistas

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Vale dos Três Morros, localizado no município de Piatã, na Chapada Diamantina, e destruiu uma área de vegetação, nesta semana.

Segundo o coordenador da brigada Altitude Ambiental, Ricardo Xavier, o incêndio começou na terça-feira (19) e só foi controlado na madrugada desta quinta (21). Cerca de 20 pessoas da brigada atuaram no combate ao fogo.

Ainda não há uma estimativa do tamanho da área atingida. Conforme o coordenador da brigada, o grupo deve fazer imagens de drone para calcular a área queimada e ver se há novos pontos de chamas.

Ainda segundo Ricardo Xavier, o Vale dos Três Morros abriga afluentes dos rios de Contas, Paraguaçu e São Francisco, além de um sítio arqueológico com pinturas rupestres.

Segundo o G1, o coordenador da brigada explicou também que ainda não é possível determinar o que causou o fogo, mas as chamas teriam começado próximo a uma estrada.

Operação ‘Captiosus’: Vereador e esposa são presos por esquema de venda de CNH no norte da Bahia

Doze pessoas, incluindo um vereador e a esposa dele, foram presas nesta quinta-feira (21) suspeitas de liderar um esquema de venda de carteiras de habilitação no norte da Bahia. Em nota, o Detran informou que é favorável a todas as investigações de combate à corrupção. As prisões decorreram da operação “Capitiosus”, deflagrada pela Polícia Civil, que também cumpriu dois mandados de medidas cautelares contra um delegado e um investigador da corporação e 20 mandados de busca e apreensão na região.

Dos suspeitos presos, onze tinham mandados de prisão preventiva em aberto e um deles foi flagranteado por armazenamento ilegal de combustível e posse de drogas. De acordo com o delegado Felipe Neri, o vereador Arlivan Carvalho Gonçalves também já foi diretor do Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Senhor do Bonfim. “Ele [o vereador] vendia habilitação sem fazer exame, sem fazer nada. Ele e a esposa são os líderes desse esquema.

Os policiais ainda estão nas ruas cumprindo mandados”, disse o delegado. Ainda segundo a Polícia Civil, com o cumprimento dos mandados, o delegado e o investigador foram afastados das funções e estão proibidos de frequentar delegacias e manter contato entre si, com o objetivo de evitar interferência na investigação.

A investigação teve o apoio da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), das coordenações de Operações Especiais (COE) e de Apoio Técnico a Investigação (CATI/Depin), além de policiais das Coorpin de Feira (1ª), Jacobina (16ª), Juazeiro (17ª) e Euclides da Cunha (25ª).