Por Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.
Momento em que o nosso Pároco Padre José Silva, lançou a pedra fundamental do “Movimento popular asfalto-JÁ”, sobre o olhar e a benção de São Cristóvão
Foi comemorado em Condeúba ontem dia 27 de julho de 2019, com muita alegria e participação a festa de São Cristóvão, na realidade comemora-se São Cristóvão no dia 25/7, porém por conta da agenda da Paróquia, foi postergado para ontem 27/7. São Cristóvão é o Santo protetor das estradas e dos motoristas, por isso, sua festa começou saindo da Capela do Bom Jesus com um carro de som na frente tocando músicas que fazem referencia a São Cristóvão, em seguida o andor de São Cristóvão em cima de um carro aberto e seguiu em carreata pelas ruas da cidade até a Capela de São Francisco, onde o Padre José Silva estava recepcionando todos ali, com as bençãos de São Cristóvão, jogando água benta sobre os veículos.
Logo após as bençãos dos veículos, o Padre José Silva convidou todos para adentrarem pra Capela de São Francisco, e deu-se início a celebração eucarística da Santa Missa, que ao seu final, a festeira deste ano nossa querida “Aninha”, ele que uma grande devota de São Cristóvão, agradeceu a todos pela colaboração de ter realizado aquela bela festa em homenagem ao querido Santo protetor das estradas e dos motoristas São Cristóvão. Em seguida “Aninha” chamou à frente os futuros festeiros e passou a bandeira para eles, que serão o popular “Dego” e sua família, ele que é taxista há muitos anos em nossa cidade e também devoto de São Cristóvão. “Aninha” convidou a todos para tomar um café partilhado logo após a benção final.
Nos avisos finais, o Padre José Silva agradeceu a todos e parabenizou os festeiros que fizeram uma bela homenagem a São Cristóvão o nosso protetor das estradas, dos veículos e dos motoristas. Aproveitou da oportunidade para fazer o lançamento da pedra fundamental do “Movimento popular asfalto-JÁ”. No final da Missa, foi instituído um livro de adesão para arrecadar fundos e dar sustentação ao movimento. O professor Santana ficou incubido de receber as assinaturas, o primeiro a dar seu apoio e contribuição, foi o Padre José Silva, seguido de muitos outros fiéis.
Este movimento está relacionado com o gesto concreto da Campanha da Fraternidade de 2019, que versa sobre as aplicabilidades das políticas públicas. O “Movimento popular asfalto-JÁ”. Está direcionado ao asfaltamento de 52 quilômetros da estrada que liga as cidades de Condeúba a Caculé (BA. 617). Este trecho de estrada está cada vez mais se transformando num verdadeiro destruidor de veículos, haja visto, que o Deputado Estadual Fabrício Falcão do PCdoB, passou por este trecho na manhã de ontem 27/7, ele estava vindo para uma reunião em Condeúba e teve os 4 pneus de seu veículo estourados.
A necessidade de asfaltamento neste trecho da BA. 617 que faz ligação entre as cidade de Condeúba a Caculé, é de estrema urgência! Devido ao grande fluxo de veículos que trafegam diariamente por esta estrada. No período de chuva, formam verdadeiras lagos em determinados trechos da estrada, em outros as enxurradas provocam erosões, os veículos acabam caindo dentro, quebrando e provocando acidentes, no período da seca, os grandes problemas que causam acidentes é a poeira e as pontas das pedras que ficam expostas danificando os pneus dos veículos. Continue lendo
Comentários