Dia: 27 de maio de 2019

Salinas/MG: “Doro do Brasamundo”, forrozeiro diferenciado

Por Oclides da Silveira

“Doro do Brasamundo e Banda”. O que ele tem de deficiência visual sobra na capacidade musical

Teodoro José dos Santos, 49 anos casado pai de 3 filhos e tem 2 netos. Há 20 anos está na estrada da vida fazendo shows e trabalhando como artista completo que o é. Ele montou um conjunto musical intitulado de “Doro do Brasamundo e Banda”. Tivemos a curiosidade de saber o porque do nome e ele nos disse o seguinte: “Doro é como sou conhecido na minha cidade e Brasamundo é o nome do povoado onde nasci que fica na zona rural do município de Salinas/MG e lá moro até hoje”.

Doro toca a sanfoninha 8 baixos, a famosa “pé de bode”, e como toca! Bem diferente dos demais tocadores que já vimos, pois, Doro toca com a sanfona na cabeça, bota o queixo no teclado da sanfoninha em substituição as mãos, tudo isso sem sair do tom, e cantando sem desafinar lógico. Em suma ele é um sanfoneiro arretado. Além disso é um excelente repentista.

A banda de Doro é composta por teclado, guitarra, baixo, zabumba e sua sanfoninha pé de bode. Ele já tem 8 cds gravados. Doro fez uma participação na novela América da TV Globo, lá ele tocava sanfona, cantava e fazia repente.

Doro é uma pessoa muito pra cima, alegre e trabalhador, nem parece que é deficiente visual, com total superação ao problema. Ele tinha catarata congênita e foi proibido pelo médico de fazer força, mas certa feita, ele precisou empurrar um carro, aí houve o descolamento da retina, causando cegueira irreversível.

Doro está trabalhando pela região para fechar contratos para as festas do São João, ele esteve em Condeúba hoje e amanhã dia 28 de maio ao meio dia ele estará dando uma entrevista à TV Sudoeste em Vitória da Conquista. Continue lendo

Condeúba: Otaviano e “Cassinho”, Pai e filho comemoram juntos aniversários

Por Paulo Henrique

Otaviano pai completou 85 anos e Otaviano Filho 50 anos neste dia 25/5/2019

Otaviano de Cássio Novaes o popular “Cassinho”, completou seu primeiro cinquentenário, juntamente com o seu pai Otaviano dos Santos que completou 85 anos. Otaviano pai, foi vereador por três gestões. “Cassinho” foi candidato a vereador e teve muitos votos, ficando na suplência. Pai e filho são duas figuras impolutas, são muito queridos por todos. Os familiares providenciaram neste sábado dia 25 de maio na AABB, essa linda homenagem para os dois, achamos merecida e ficou de bom tamanho para ambos.

Nós do Jornal Folha de Condeúba deixamos nosso abraço fraternal e parabenizamos os Otavianos pai e filho pela passagem de seus aniversários, felicidades e que o bom Deus lhes dêm muitos anos de vida. Sucesso camaradas!!! Continue lendo

Condeúba: Festa do artesanato condeubense, foi um show!

Por Déborah Costa

No último dia 25 de maio 2019 na Comunidade do Sapé, em Condeúba-BA aconteceu a Primeira FestCultura, com apresentação teatral, de dança, artesanal, palestras e moda de viola. As atividades artesanais contaram com a participação de artesãs do Alegre e Sapé, que expuseram seus produtos e fizeram demonstrações da fabricação de renda, fiação de linha de algodão e confecção de tecido de algodão.

A abertura dos trabalhos deu-se com a fala do diretor da CRESOL Ronivon, que deu uma ampla orientação sobre como pegar empréstimo da cooperativa. Além disso, o momento foi ainda mais enriquecedor, com a participação de Antônio Neto, o Netinho da CAR, que fez uma explanação sobre o meio ambiente, levando os participantes a perceberem a sua inserção nesse meio, e com exemplos práticos e cotidianos, a importância da preservação e cuidado que todos devem ter.

Em seguida, e não menos importante, o Dr. Paulo, assessor da Câmara de Vereadores de Condeúba, falou sobre o significado da Previdência Social, como e para que surge, e o tripé que a compõe: Saúde, Assistência Social e Previdência. Mostrou de forma clara e sucinta, como está a previdência atualmente, as mudanças sutis que já ocorreram e complementou falando sobre a PEC 06/2019, ressaltando as mudanças que ocorrerão para o segurado especial, neste caso, o agricultor, caso essa PEC seja aprovada. Continue lendo

AVIÃO COM O CANTOR GABRIEL DINIZ CAI EM SERGIPE; PASSAPORTE DO DONO DO HIT “O NOME DELA É JENNIFER” FOI ENCONTRADO EM MEIO AOS DESTROÇOS

Foto: Facebook/Reprodução

A assessoria do cantor Gabriel Diniz confirmou que o cantor estaria em uma aeronave que caiu na manhã desta segunda-feira (27), no Povoado Porto do Mato, em Estância, Sergipe.

Segundo o portal de notícias TNH1, um morador da região conversou com a equipe do site, por telefone, e disse que muitas pessoas foram ao local da queda e inicialmente teriam encontrado apenas destroços da aeronave. Mas durante as buscas, foram confirmadas quatro vítimas.

Segundo o portal A8 Sergipe, Defesa Civil do município de Estância, Corpo de Bombeiros e Grupamento Tático Aéreo foram acionados e estão em deslocamento. A informação é de moradores que ouviram uma explosão e depois destroços foram vistos no chão, com roupas masculinas e femininas.

A informação é que o avião ficou enterrado no mangue, local de difícil acesso. Chove forte na região, o que dificulta ainda mais as buscas.

Pescadores encontraram ainda documentos com o nome do cantor Gabriel Diniz. (Fonte: TNH1).

Um avião de pequeno porte caiu em um mangue no povoado Porto do Mato, em Estância (SE), na região sul de Sergipe, no início da tarde desta segunda-feira (27), informou o Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com o Grupamento Tático Aéreo (GTA), os quatro ocupantes da aeronave morreram.

Também foram encontradas fotos do passaporte do cantor Gabriel Diniz, conhecido pelo hit “Jenifer”, perto do local do acidente. A produção do artista confirmou que ele pegou um voo fretado nesta segunda de Salvador e que, até o momento, não conseguiu contato com a equipe. A produção não confirma que ele estava no avião.

Na noite deste domingo (26), Gabriel Diniz fez um show em Feira de Santana (BA). Uma moradora da região disse que o avião passou por cima da casa dela e caiu em seguida. Foi ouvido um estrondo na região. (Fonte: G1). Documento de Gabriel Diniz encontrado em local de queda de avião. Passaporte de Gabriel Diniz encontrado em local de queda de avião. Documentos do avião encontrados no local do acidente em Sergipe.

Condeúba: Foi conhecido neste domingo os finalistas do Campeonato Municipal de Futebol – 2019

Por Oclides da Silveira

Os jogos do Campeonato Municipal – 2019, “Copa Diego Prates” deste final de semana, ficaram assim: Miro F. C. 4 X 2 União, jogo disputado no sábado às 15:00 horas. Já o outro jogo teve o confronto entre Santa Luzia 2 X 3 Federais.

ARTILHEIROS: Os artilheiros estão sendo Tanaka do Santa Luzia com 20 gols e Emerson do Miro F. C. com 16 gols.

GOLEIROS MENOS VAZADOS: Álisson do Miro F. C. que sofreu 8 gols e Manuel Neto dos Federais sofreu 10 gols.

FINAL: Será realizada no próximo sábado dia 1º de junho de 2019, a grande final do Campeonato Municipal de Futebol – 2019 “Copa Diego Prates”. A disputa final ficou entre os times: Miro F. C. X Federais, será realizada no Estádio “Parmenão”, a partir das 15:00 horas.

Este Campeonato de Futebol de Campo – 2019, “Copa Diego Prates”, é uma realização da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer sendo administrado pela Coordenação de Esportes.

Fotos: Medonho 

Time dos Federais
Time do Miro F. C.

Colégio Estadual de Condeúba – CEC: Está sendo realizado o simulado hoje dia 27 e amanhã 28/5

A diretora do CEC – Colégio Estadual de Condeúba Leniram Rocha, avisa: “está sendo realizado nesta segunda e terça-feira 27 e 29 de maio de 2019, por tanto hoje amanhã, o simulado do Enem com todas as turmas e em todos os turnos. A ideia é incentivar os alunos para a realização do exame nacional e ao mesmo tempo, eles aprenderem as regras do ENEM”, informou a diretora do Colégio.

Fotos: A direção da Escola

Menino com doença degenerativa desenha e inspira projeto social

Com canetinhas nas mãos, André Caldas, de 10 anos, fez seu mundo de ilustrações ir muito além dos cômodos de sua casa. Diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), ele inspirou o projeto ‘Caiu do Céu’ e vem ajudando a colorir a vida de outros meninos portadores da mesma doença.

Natural de Santos, no litoral de São Paulo, André, aos dois anos, recebeu o diagnóstico da DMD, uma doença sem cura e degenerativa, que enfraquece os músculos e afeta, principalmente, os meninos. Buscando um tratamento mais avançado, após alguns anos do diagnóstico, a família foi morar na França.

Para custear os gastos no país, a forma encontrada foi vender canecas estampadas com desenhos feitos pelo próprio André. “Ele iniciou o ensino fundamental lá, não era alfabetizado ainda. Aprendeu a língua em seis meses, mas fomos percebendo suas dificuldades de aprendizagem”, diz a mãe do menino, Andréa Caldas, de 49 anos.

Andréa conta que o filho ficava triste com a situação e que, então, começou a buscar saídas nas capacidades dele, momento em que percebeu que ele se expressava muito em seus desenhos, mostrando resultados positivos de desenvolvimento. “Guardava todos como um tesouro. Até que um dia, abriu uma escola Montessori (método de ensino) perto de nossa cidade, porém era particular e muito cara.

Mas era uma esperança para recuperar o amor pelo aprender. Foi quando tive a ideia de imprimir seus desenhos em canecas e criar o projeto “Caiu do Céu”, relata. O projeto, segundo ela, tinha como objetivo proporcionar algo que André precisava por meio de suas próprias capacidades, mostrando seu valor e elevando sua autoestima e confiança.

O nome veio de uma brincadeira que fazia com o cunhado pelo Skype, em que ele aparecia na tela de cabeça para baixo e brincava com o menino afirmando que tinha caído do céu, simbolizando esperança e alegria.

Bahia lidera em abril geração postos de trabalho no Nordeste

De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, a Bahia gerou 10.093 postos de trabalho com carteira assinada em abril de 2019. O resultado decorre da diferença entre 55.305 admissões e 45.212 desligamentos. Trata-se do maior saldo do mês de abril desde 2014.

O resultado superou, também, o saldo do mês de março, quando 2.569 postos de trabalho foram criados. O saldo de abril deste ano é superior ao registrado em abril de 2018, quando foram criados 1.976 postos de trabalho. Setorialmente, em abril, todos os segmentos contabilizaram saldos positivos: Agropecuária (+2.461 postos), Indústria de Transformação (+2.438 postos), Serviços (+2.328 postos), Construção Civil (+1.575 postos), Comércio (+772 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (+212 postos), Administração Pública (+194 postos) e Extrativa Mineral (+113 postos).

Em relação ao saldo de postos de trabalho, a Bahia (+10.093 postos) ocupou a primeira posição dentre os estados nordestinos e a quarta dentre os estados brasileiros em abril de 2019. No Nordeste, apenas e Alagoas (-4.692 postos) e o Rio Grande do Norte (-501 postos) não geraram postos com carteira assinada. Todos os outros estados da região apresentaram desempenho positivo.

A Bahia (+10.093 postos) foi seguida pelo Maranhão (+6.681 postos), Ceará (+2.153 postos), Paraíba (+778 postos), Sergipe (+649 postos), Pernambuco (+425 postos) e Piauí (+7 postos).

Justiça Eleitoral cancela título de 2,5 milhões de eleitores com irregularidades

Foto: Reprodução

A Justiça Eleitoral divulgou a relação das 2.486.495 pessoas que tiveram o título de eleitor cancelado por ausência nas últimas três eleições. Os cancelamentos são referentes às ausências nos dois turnos das majoritárias de 2018 e no pleito de 2016.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa os eleitores irregulares em seu portal, na área “Serviços ao Eleitor – Situação eleitoral – consulta por nome ou título”. Também é possível conferir a validade do documento em qualquer cartório eleitoral. Quem teve o título cancelado deve pagar uma multa para então regularizar a situação.

O eleitor deve ir ao seu cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir. Sem o título de eleitor, o cidadão pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

A irregularidade também pode gerar dificuldades de inscrição em concurso público, matrícula em estabelecimento público de ensino, além de impedir a obtenção de certidão de quitação eleitoral.