Dia: 17 de maio de 2019

Condeúba: Realizada a 13ª Sessão Ordinária da Câmara, com aprovação do “PL. Moção de Aplausos” para o grupo de teatro da Paróquia

Por Oclides da Silveira

Momento em que o Grupo de Teatro da Paróquia depois de receber a homenagem dos vereadores, pousaram-se juntos para a foto histórica

Foi realizada nesta quinta-feira dia 16 de maio de 2019, a 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal deste ano. Inicialmente às 19:00 horas foi entoado o Hino Nacional, em seguida a vereadora Conceição fez um momento de oração e convidou todos juntos para professar a oração do Pai Nosso. Logo após o Presidente vendo que tinha numero de vereadores declarou aberta a Sessão.

PEQUENO EXPEDIENTE: O Presidente Maurilo solicitou ao primeiro Secretário vereador Reginaldo que fosse feito a leitura da ata da Sessão anterior. Foi lidos os Oficios nº 21 Relatório de prestações de contas do Executivo do ano de 2017. 22 Remete anexo ao Prefeito da Indicação do vereador Maurilo Guilherme. Convite do Gabinete para audiência pública do contrato de prestação de serviços de abastecimento de água e esgoto de Condeúba, que ocorrerá no dia 17 de maio, portanto amanha às 17:00 horas na Escola Municipal Tranquilino Torres.

Foi feito a seguir, a leitura dos Pareceres Conjuntos da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e da Comissão de Orçamento, finanças, Economia, Obras e Serviços Público aos Projetos de Leis  9 e 11/2019. O PL nº 09/2019 visa autorização da Câmara para fazer a operação de crédito junto ao Banco do Brasil para a aquisição de um caminhão pipa e roçadeira importando um valor de R$ 684.000,00 (Seiscentos e oitenta e quatro mil reais). PL. nº 11/2019 solicitando a desvinculação do loteamento dos terreno de Antônio Chaves, Pelé e Nita.

Feito a leitura do relatório e voto do TCM referente a Prestações de Contas anual do Executivo exercício financeiro de 2017. Leitura do parecer prévio do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, referente a Prestações de Contas anual do Executivo exercício financeiro de 2017. Leitura da Deliberação de Imputação de Débito do TCM referente a Prestações de Contas anual do Executivo exercício financeiro de 2017. Leitura do Convite da Associação de Karatê. Leitura do convite para assistir o 1º casamento coletivo dia 23 de maio às 17:00 horas no GE. Pálace Club. Continue lendo

BULLYNG NÃO É BRINCADEIRA!!!

Por Thiago Braga

Thiago Braga é colunista da Folha de Condeúba

Casos e mais casos envolvendo crianças, jovens e adultos, no que se entende como “bullyng”, resumem o efeito negativo do problema. Pode ser em casa, na rua, na escola e/ou no trabalho. O que parece inofensivo, a depender do grau da ofensa, cria algo chamado “rótulo”. O exemplo boçal cai na graça. Meche com os sentimentos da pessoa afetada, tornando – a insegura no convívio social. Talvez, de forma assídua, enxergue o drama vivido no dia a dia, pois há “quem coloque mais lenha na fogueira”.

Apelidos, resenhas, constrangimento, nomes feios, etc. Jeito fútil e irresponsável. Isto rende frutos nada bons. Convém dizermos que a amizade sadia também ajuda no combate ao bullyng. Assunto comentado em sala de aula. Questão número “01” na didática de ensino, no qual enseja o bem – estar comum.

Apoio moral, seguido de acolhimento, oferece novo rumo para a história. Assim, medidas simples, hão de evitar “dores de cabeça”. Traz, a curto e médio prazo, a solução desejada pela vítima. Contempla área de saúde mental. Possuí o condão de mudar a realidade. A conversa amiga e produtiva é o melhor caminho.