Dia: 10 de novembro de 2020
Bahia: Moradores registram grande explosão em fábrica de fogos
Moradores de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, registraram uma grande explosão, seguida de uma imensa nuvem de fumaça, na tarde desta segunda-feira (9). Os primeiros relatos seriam da queda de uma aeronave, mas internautas que registraram a movimentação mais perto do local do acidente relataram se tratar de uma situação ocorrida numa fábrica de fogos.
A informação é confirmada pela assessoria do Corpo de Bombeiros Militar. O órgão divulgou que a primeira equipe que atendeu a ocorrência “informou não haver, inicialmente, indícios de queda de aeronave, mas de uma explosão numa indústria de fogos de artifício”.
Próximo ao local, o internauta Jailson Almeida reforçou: “Confirmando a informação aqui. Tamo aqui na Conveo. Tá confirmado: foi uma explosão de uma fábrica de fogos. Não sabemos se teve vítimas. Estamos aqui dando um apoio”, postou ele, mostrando a movimentação no local com vários carros, incluindo viaturas.
Em outro vídeo, um morador reforça: “A polícia e o Corpo de Bombeiros já se encontra aqui na Mil Fontes. Foi a fábrica de fogos que tem aqui num lugar reservado. Tá pocando fogos até agora aqui, tendo os barulhos” (ver vídeo mais abaixo).
Também moradora da região, a estudante de Design da Ufba, Amanda Braga, 21 anos, contou ao CORREIO que o barulho assustou bastante a todos. “Foi um barulho muito forte, aqui pelos lados da BA-093. Eu moro perto dela e foi bem forte aqui, por volta de 15h”, contou ela.
Segundo o canal fechado GloboNews, quatro viaturas do Samu foram enviadas ao local. Ao menos uma pessoa teria ficado ferida. O CORREIO apurou que um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) foi enviado ao local para atender a ocorrência. Com informações Correio 24 horas
Estudantes pesquisam hábito alimentar das mulheres em Vitória da Conquista durante isolamento social
Quatro estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Adélia Teixeira, em Vitória da Conquista, realizaram uma pesquisa sobre os efeitos do isolamento social, decorrente do novo Coronavírus, na rotina e no comportamento alimentar das mulheres do município. Os resultados surpreenderam e mostraram como sentimentos, a exemplo da ansiedade e do estresse, influenciaram nos hábitos alimentares das conquistenses.
A pesquisa, realizada on-line pelos estudantes Samuel Teixeira, Zildenir Morais, Rosivaldo da Cruz e Antônio Marcos, foi orientada pela professora Aline Matos e contou com a participação de 209 mulheres, com idade entre 18 a 60 anos. Do total das entrevistadas, 55% admitiram mudanças em suas rotinas alimentares, sendo que 32% notaram mudanças positivas, por terem mais tempo para preparar os alimentos, e 20% estão se alimentando pior, por não conseguirem se adaptar à rotina.
Além disto, os estudantes identificaram que 72% têm medo de ganhar peso e 37% sentem culpa após se alimentarem. Metade das mulheres aumentaram o consumo de industrializados e, ao serem questionadas sobre os sentimentos que mais influenciaram, 52% apontaram a ansiedade; 13%, o estresse; e 2%, a depressão. Continue lendo
Ministério da Agricultura abre prazo para agricultores familiares
Fonte: Brasil 61
Agricultores familiares de dez estados (os nove da Região Nordeste e Minas Gerais) já podem se inscrever no programa Garantia-Safra para o período 2020/2021, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Criado em 2002, o Garantia-Safra é uma ação que integra o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e tem como objetivo garantir segurança alimentar e condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares que perdem a safra por causa da seca ou das enchentes. Por isso, inicialmente focou nos municípios do semiárido nordestino e norte mineiro.
O programa garante um benefício de R$ 850 — pago em cinco parcelas de R$ 170 — aos agricultores familiares que tiverem perdas de 50% ou mais da produção.
No entanto, ainda é preciso cumprir outras condições: possuir renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 salário mínimo e plantar entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, algodão e/ou mandioca. Além disso, o estado e o município onde o produtor reside devem cumprir os procedimentos de implementação e de verificação das perdas.
Morre médico sanitarista Hesio Cordeiro, um dos idealizadores do SUS
Foto: Reprodução/Abrasco
Morreu neste domingo (8) o médico sanitarista e professor Hesio de Albuquerque Cordeiro, aos 78 anos. A morte ocorreu no Rio de Janeiro. Ele sofria de uma doença degenerativa.
Hesio foi um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde. Ele dedicou a carreira à saúde pública. Cordeiro foi um dos formuladores da proposta de criação de um “sistema universal de saúde” no Brasil e ajudou a fundar o SUS.
Reportagem do G1 lembra que o médico deu início a luta por uma saúde gratuita e universal no Brasil durante a ditadura militar. No ano de 1971, Cordeiro esteve à frente de um grupo de médicos e sanitaristas progressistas que fundou o Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Além de ser o primeiro programa de pesquisa sobre saúde pública no país, o IMS formulou as bases para que a Constituição de 1988 criasse o Sistema Único de Saúde (SUS).
O médico é mineiro, nascido em 21 de maio de 1942, na cidade de Juiz de Fora.
Ele estudou Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e se formou em 1965.
No currículo de Hesio ainda tem um trabalho como consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) entre os anos de 1971 e 1978, traz reportagem do G1.
INSS anuncia que teleperícias começam na próxima semana
O Ministério da Economia informou nesta segunda-feira (9) que os atendimentos do projeto piloto de teleperícias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam em 16 de novembro e devem seguir até 31 de janeiro de 2021. Pelo projeto, no teleatendimento, de um lado da videochamada ficam o funcionário e o médico da empresa; de outro um perito do INSS.
A teleperícia vale somente para a concessão de auxílio-doença temporário e para funcionários de empresas que têm convênio com o INSS. Em geral, só as grandes têm médicos contratados ou terceirizados.
De acordo com o G1, o plano inicial do governo, segundo apurou a colunista do G1 e da GloboNews Ana Flor, era de que o procedimento tivesse começado na última sexta-feira (6). A previsão tinha sido apresentada pelo INSS ao Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública.
Vacina da Pfizer é 90% eficaz contra Covid-19, diz estudo preliminar
A farmacêutica americana Pfizer disse nesta segunda-feira que sua vacina experimental foi mais de 90% eficaz na prevenção da Covid-19 com base em dados iniciais do estudo da fase 3, o final. A Pfizer e o laboratório de biotecnologia parceiro, o alemão BioNTech, são os primeiros fabricantes de medicamentos a apresentar dados bem-sucedidos de um ensaio clínico em grande escala de uma vacina contra o coronavírus.
As empresas disseram que até agora não encontraram nenhuma questão séria com a segurança do imunizante e esperam buscar autorização para uso de emergência nos EUA ainda este mês. De acordo com o jornal o Globo, se autorizada, o número de doses da vacina será inicialmente limitado.
Muitas questões permanecem, incluindo por quanto tempo a vacina fornecerá proteção. No entanto, a notícia dá esperança de que outras vacinas em desenvolvimento contra o novo coronavírus também possam ser eficazes. A vacina é testada no Brasil, junto com as candidatas da AstraZeneca/Universidade de Oxford (Reino Unido), Johnson & Johnson (EUA) e Sinovac Biotech (China).
Ex-Loira do É o Tchan vira agente da Polícia Federal
Silmara Miranda, que foi bailarina da banda É o Tchan de 2003 a 2007, agora é agente da Polícia Rodoviária Federal. A formatura aconteceu na última sexta-feira, 6, em Florianópolis e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Em sua conta no Instagram, Silmara publicou uma foto ao lado do político e o agradeceu por ter feito do seu “sonho uma realidade”. “A história é linda! Posso contar um dia para vocês. Gratidão eterna, Jair Bolsonaro”, escreveu ela.
Silmara Miranda substituiu Sheila Mello em 2003 após vencer um concurso para ser a nova loira do Tchan Ela também disse, por meio de suas redes sociais, que estudou muito para conseguir fazer parte da PRF.
“Não foi fácil, mas valeu cada gota de lágrima e suor.” Para se tornar agente, Silmara passou por um curso de 16 semanas na Universidade Corporativa da PRF, na capital catarinense.
Comentários