CONDEÚBA – 158 ANOS: Completa hoje dia 14 de maio de 2019, com muita história contada
Por Oclides da Silveira
PARABÉNS CONDEÚBA PELOS SEUS 158 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Hoje dia 14 de maio de 2019, Condeúba completa 158 anos de emancipação política, tem sido até aqui, escrita a sua história por vários personagens com ângulos e pensamentos diferentes, de acordo com a ótica de cada autor. Uma vez que não desvirtue o caminho da verdade, sem problemas, cada vez mais essa mistura fica requintada de valores históricos para o crescimento de nossa Condeúba.
Mostraremos a seguir, uma serie de autores que fizeram suas homenagens a Condeúba, pela passagem do seu aniversário de 158 anos de emancipação política, vejamos:
CONDEÚBA – 158 ANOS: Professor e Escritor Agnério Evangelista de Sousa
A cidade completa 158 anos de emancipação política. Como era Santo Antônio da Barra em 1861? A Irmandade do Santíssimo Sacramento completou 174 anos de existência. Como era o Povoado em 1861. A Igreja Matriz foi abençoada pelo Padre José Nunes em 10 de julho de 1783. Lá se vão 236 anos. Claro que ainda não era o imponente templo de hoje. E aqueles fósseis de escravos sepultados no fundo da igreja? Será que já fomos uma aldeia indígena? Estudiosos afirmam que não, porém temos vários reminiscentes indígenas em nosso meio; assim como os quilombolas provam a existência da vida escrava em nosso município. clique aqui e veja matéria completa.
CONDEÚBA – 158 ANOS: Thiago Braga Colunista da Folha
A história continua mais viva do que nunca. Aonde? Em cada esquina, praça, banco de jardim, rua ou travessa deste “lugar ao sol” chamado Condeúba. Quem sabe, no quadro antigo, no ranger da carroça largada em baixo da árvore, entre as cores do vestido rodado da “tia da escola”?! Um município com todos os motivos para festejar 158 anos de caminhada, que completará dia 14 de maio deste ano. Clik aqui e leia matéria completa.
CONDEÚBA – 158 ANOS: Professora e Historiadora Joandina Maria de Carvalho
A lei nº 809 de 11 de junho de 1860 elevou Santo Antônio da Barra ao status de Vila, promovendo sua emancipação de Caetité. Naquele momento da história, conquistar essa condição era sinônimo de progresso, pois não era qualquer povoação que possuía condições para tal. Anteriormente, o povoado que chegou a pertencer à província de Minas Gerais, já possuía a condição de Freguesia, pela lei 413 de 19 de maio de 1851. Clik aqui e leia a matéria completa.
CONDEÚBA – 158 ANOS:
Poeta e Escritor Professor Edson Silveira
Raiou-se um lindo dia,
Com ele um novo horizonte…
Cheio de paz e harmonia,
Oh, município muito importante.
Diz a história: que da fazenda Serra Talhada,
A cidade foi edificada.
Com uma pequena povoação,
À margem do Rio Gavião. Clik aqui e lei matéria completa.
CONDEÚBA – 158 ANOS: Paulo Henrique Cordeiros Colunista da Folha
14 de maio é um dia muito especial para os condeubenses. Celebramos hoje nossa liberdade, nossa independência e nossa emancipação política. São 158 anos de muita história escrita no livro do tempo, do passado e presente. Histórias bonitas e tristes também, histórias alegres, engraçadas, histórias de um povo com raízes nobres fincadas num passado glorioso e de batalhas heroicas. Uma vila formada sob os cuidados de Santo Antônio de Pádua, onde os Intendentes, coronéis e até mesmo um barão governou com mãos fortes em um estilo antigo e retrógrado de se fazer política. Clik aqui e leia a matéria completa.
CONDEÚBA – 158 ANOS: Poeta e Escritor Professor Antônio Santana
A cidade de Condeúba , localizada na região Sudoeste da Bahia, a 160 Km da Cidade – Polo que é Vitória da Conquista, Bahia, completará no dia 14 de maio de 2019, portanto, na terça-feira, 158 anos de emancipação política e administrativa. O município de Condeúba, é bastante extenso geograficamente o qual tem grande potencialidade na agricultura familiar, na pecuária e no artesanato. Clik aqui e leia a matéria completa.
Parabéns à Condeuba que sempre me acolhe.