Mês: fevereiro 2023

Secretaria de Saúde de Condeúba faz nova convocação para vacinação BIVALENTE

Nova convocação para vacinação BIVALENTE.

Idosos a partir de 70 anos
Pessoas IMUNOCOMPROMETIDAS a partir de 12 anos (necessário relatório médico)

Já estão elegíveis para vacinação
Atenção as informações contidas no Card
Na zona rural, unidades de saúde que tem comunidades QUILOMBOLAS também já iniciarão a vacinação a partir de 12 anos
Para maiores informações procurar a unidade de saúde de referência

Profetas e apóstolos comunistas?

– Por Levon Nascimento

Para aqueles que manipulam a fé religiosa, assustando a todos com o fantasma do comunismo inexistente, pergunto se Isaías, o escritor bíblico, foi comunista ao profetizar a seguinte passagem:

“Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Is 55,1).

E os primeiros seguidores de Jesus que, segundo a descrição dos Atos dos Apóstolos, viveram numa espécie de comunismo primitivo?

Não acredita? Leia o próprio texto:

“Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração” (At 2,44-46).

Fica claro que o modelo do sonho de Deus cabe menos no neoliberalismo de “auto-ajuda” e “meritocracia” do que em formas alternativas de organizar a economia.

Talvez, a Economia de Francisco e Clara seja mais certeira ao Evangelho.

Porém, os pseudo-cristãos, ultraconservadores, gritam contra as ideias do Papa argentino. Gritariam a Jesus, também, e o crucificariam de novo, obviamente. Para eles, só o mito $alva.

É! Para a turma que segue o falso messias mitológico, uma boa exegese bíblica causaria curto-circuito. Que cause.

Convertei-vos e crede no Evangelho! Eis o tempo favorável.

No dia mundial do combate a LER/Dort conheça mais sobre lesões

Data chama atenção para adoecimento causado por esforços repetitivos e relacionados ao trabalho
Com a popularização das entidades sindicais dos trabalhadores e com os estudos, a partir dos anos de 1990, começou a ganhar visibilidade sobre às LER/Dort.
Celebrado no dia 28 de fevereiro, a data celebra o dia internacional de combate às LER/Dort, conhecidas como lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, e essa data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com o Blog Saúde, LER/Dort pode ser compreendido por lesões para esforços repetitivos e contínuos, e pode contemplar doenças causadas por alterações nos tendões, articulações, músculos e nervos como tendinites, tenossinovite e bursite.
Atenção aos sinais, qualquer formigamento, dormência, perda ou aumento de sensibilidade, fraqueza para segurar objetos, inchaço, fadiga, choques, redução de volume, procure uma assistência médica.
A Fisioterapia é a área que relaciona todas as partes do corpo, como músculos e articulações, para compreender todos os tipos de movimento que ele é capaz de fazer e o que promove as suas lesões. Para tanto, aplica procedimentos e técnicas que visam restabelecer a saúde do paciente, bem como sua reinserção na sociedade, após traumas e lesões.
Fonte: al.unit.br/blog/noticias/no-dia-mundial-do-combate-a-ler-dort-conheca-mais-sobre-lesoes/

Dia Mundial da Doença Rara


O Dia Mundial da Doença Rara é comemorado anualmente no último dia de fevereiro.
A data é celebrada em setenta países do mundo, com o objetivo de sensibilizar a população, os órgãos de saúde pública, médicos e especialistas em saúde para os tipos de doenças raras existentes e toda a dificuldade que os seus portadores enfrentam para conseguir um tratamento ou cura.
O Dia Mundial da Doença Rara foi celebrado pela primeira vez em 2008, pela Organização Europeia de Doenças Raras – Eurordis. Normalmente, a data é celebrada em 29 de fevereiro, nos anos bissextos, sendo que, nos outros anos, comemora-se em 28 de fevereiro.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, o Brasil conta com 15 milhões de pessoas com algum tipo de doença rara. São consideradas raras as doenças que atingem até 65 em cada 100 mil pessoas.
Por norma, elas são de origem genética e manifestam-se logo nos primeiros anos de vida da criança.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde e da Eurordis, as doenças raras são aquelas classificadas seguindo quatro principais fatores: incidência, raridade, gravidade e diversidade. A previsão é que cerca de 8% da população mundial tenha algum tipo de doença rara, ou seja, uma em cada 15 pessoas.
Fonte: www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-doenca-rara/

Criança de 2 anos é baleada durante ação da Polícia Militar em Salvador

Criança de 2 anos é baleada durante ação da Polícia Militar em Salvador Foto: Reprodução/Bahia Notícias

Uma criança de dois anos foi atingida por um disparo de arma de fogo durante incursão da Polícia Militar no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, na noite de domingo (26). De acordo com o Bahia Notícias, a PM informou que policiais da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) receberam a informação de que havia homens armados traficando drogas na localidade conhecida como Guigó, no referido bairro.

No local, os militares encontraram um grupo de suspeitos que, ao perceberem a presença da polícia, atiraram contra a guarnição, que revidou. Ainda de acordo com a corporação, após o confronto, foi encontrada uma mulher com uma criança de colo que havia sido atingida por uma bala perdida. O menino foi socorrido pelos PMs para uma unidade de saúde, onde passou por cirurgia e segue internado fora de risco.

Os suspeitos fugiram, deixando para trás uma quantidade de maconha. Os PMs realizaram buscas, mas, até o momento, os suspeitos não foram encontrados. Em nota, a Polícia Civil informou que a 4ª Delegacia Territorial de São Caetano apura as circunstâncias do ocorrido.  As investigações vão apurar de onde saiu a bala que atingiu a criança.

Jovem morre ao pular de ferry-boat que fazia travessia Salvador-Itaparica

Jovem morre ao pular de ferry-boat que fazia travessia Salvador-Itaparica Foto: Lílian Marques/ G1

Um jovem de 19 anos morreu após pular de um ferry-boat que fazia a travessia Salvador-Itaparica neste domingo (26). De acordo com o relato de testemunhas, ele pulou de uma das embarcações próximo ao terminal de Bom Despacho. De acordo com o Bahia Notícias, a Polícia Civil informou que Ícaro Carvalho morreu por afogamento.

O corpo dele foi encontrado na manhã desta segunda (27) pelo Corpo de Bombeiros da Bahia. A Internacional Travessias, empresa responsável pela administração dos ferries, informou que não houve registro de pessoas praticando mergulho durante a operação das embarcações. A ITS aponta que caso houvesse indício de homem ao mar, a medida de resgate teria sido adotada conforme prevê a orientação da Marinha.

A empresa informou ainda que se trata de uma ação ilegal e arriscada e conta com o auxílio da Polícia Militar para inibir casos como esse. Nas redes sociais, circulam imagens de jovens que pulam dos ferries nas proximidades de Bom Despacho.

‘Minuta golpista’ em casa de Anderson Torres estava em pasta do governo federal e não seria jogada fora, diz PGR; veja imagem

Em petição apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República (PGR) rebateu o argumento do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, de que a minuta golpista encontrada em sua casa durante cumprimento de mandado de busca e apreensão estivesse separado para ser descartado. Segundo a representação apresentada, o documento estava guardado em uma pasta do governo federal e junto a outros itens como fotos de família e uma imagem religiosa.

Assinado pelo procurador Carlos Frederico Santos, o documento da PGR pede que o ex-ministro permaneça em prisão preventiva. Segundo a petição, Torres poderia colocar em risco o prosseguimento das investigações se colocado em liberdade.

“Ao contrário do que o investigado já tentou justificar, não se trata de documento que seria jogado fora, estando, ao revés, muito bem guardado em uma pasta do Governo Federal e junto a outros itens de especial singularidade, como fotos de família e imagem religiosa”, afirmou o procurador.

A PGR destacou que a apreensão da minuta golpista só foi possível porque Torres estava nos Estados Unidos e, se estivesse em liberdade, poderia ter ocultado ou destruído esse e outros elementos de prova, assim como ocorreu com seu celular que, diz a PGR, foi deixado nos Estados Unidos para “impedir a extração de dados e análise da prova”.

“Não deixem chegar no Supremo”

Trocas de mensagens extraídas de um grupo de Whatsapp revelam que o então secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, manifestou preocupação com a chegada dos manifestantes golpistas à Esplanada dos Ministérios.

Em uma petição da Procuradoria-Geral da República entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), consta uma mensagem de Anderson Torres com os dizeres: “Não deixem chegar ao Supremo”. A frase foi enviada pelo então secretário ao grupo de Whatsapp “DIFUSÃO”, do qual participavam, além de Torres, o então comandante-geral da Polícia Militar no Distrito Federal, Fábio Augusto Vieira, e outros membros das forças policiais.

A mensagem de Torres foi encaminhada às 14h56 (horário de Brasília), quando ele se encontrava de férias nos Estados Unidos. Embora tenha demonstrado preocupação na mensagem, o MPF destaca que a atitude não foi suficiente.

“Anderson encaminhou a imagem e as informações a Fernando (Fernando de Sousa Oliveira) , seu substituto, limitando-se a determinar que não deixasse ‘chegar no Supremo’, ao invés de determinar que as tropas a ele subordinadas impedissem qualquer avanço contra a Praça dos Três Poderes”, diz o MPF, apontando haver, “assim, indícios de que Anderson possibilitou que os atos violentos se concretizassem, evidenciando omissão ao ordenar, unicamente, a proteção do prédio do Supremo Tribunal Federal”.

O grupo “DIFUSÃO”, segundo o próprio MPF, tinha por finalidade a difusão de relatórios e informações de inteligência referentes aos atos do dia 08 de janeiro de 2023, com o propósito de viabilizar uma atuação articulada dos órgãos de segurança pública.

A PGR destacou que, apesar de ciente da anunciada invasão ao Congresso Nacional, o que lhe exigiria “a pronta mobilização das forças policiais, a incessante cobrança e fiscalização do correto cumprimento do Protocolo de Ações Integradas e a presença física em Brasília”, Anderson Torres deixou o país no dia 2 de janeiro, antes do início de suas férias, previstas para o dia 9 de janeiro.

“Ao sair do país, mesmo ciente de que os atos ocorreriam no dia 8 de janeiro, vislumbra-se que Anderson Gustavo Torres, deliberadamente, ausentou-se do comando e coordenação das estruturas organicamente supervisionadas pela pasta que titularizava, fator que surge como preponderante para os trágicos desdobramentos dos fatos em comento”, afirmou o procurador Carlos Frederico Santos.

Lionel Messi leva o prêmio Fifa The Best de melhor jogador do mundo de 2022

O astro Lionel Messi, capitão da seleção argentina que se sagrou tricampeã do mundo no Catar, recebeu o prêmio ‘The Best’ para o melhor jogador de futebol de 2022 em uma cerimônia de gala organizada pela Fifa nesta segunda-feira em Paris.

Na votação, Messi superou seu companheiro de equipe no Paris Saint-Germain, o francês  Kylian Mbappé, e o atacante francês Karim Benzema, do Real Madrid, que em dezembro havia conquistado a Bola de Ouro, o prestigioso prêmio concedido pela revista France Football ao melhor jogador do ano.

Lionel Messi sucede o atacante polonês Robert Lewandowski, que conquistou o Fifa The Best em 2020 e 2021.

Aos 35 anos, Messi sucede o polonês do Barcelona, Robert Lewandowski, na lista de vencedores.

Dois meses e meio depois de vencer a Copa do Mundo, o futebol argentino foi protagonista na cerimônia de gala realizada pela Fifa, já que o técnico Lionel Scaloni foi eleito o melhor treinador de 2022 e Emiliano ‘Dibu’ Martínez o melhor goleiro.

Admitindo estar “muito nervoso”, Messi declarou no seu discurso: “Este ano foi uma loucura para mim, consegui realizar o meu sonho depois de tanto lutar, tanto buscar, tanto insistir. É um sonho para qualquer jogador e muitos poucos conseguem e eu consegui”.

“Quero agradecer à minha família, ao povo argentino, por ter vivido este mês tão especial, que ficará em nossas memórias por toda a vida”, acrescentou.

Bandeira tarifária das contas de luz será verde em março, anuncia Aneel

A bandeira tarifária continuará verde — ou seja, sem a cobrança de valor adicional — nas contas de luz de março para todos os brasileiros. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo o órgão regulador, as condições para a geração no país estão favoráveis, cenário que se mantém desde abril de 2022.

A bandeira verde será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos usuários).

O objetivo desse modelo tarifário — quando a bandeira está amarela ou vermelha — é desestimular o consumo de energia elétrica, com cobranças extras nas contas, quando as condições de geração no país não são favoráveis.

A ideia é evitar o acionamento de usinas termelétricas, que geram energia mais cara, quando os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas estão baixos, em função da redução das chuvas.

O sistema de bandeiras “possibilita que os consumidores conheçam mensalmente a situação da geração de energia”, ressaltou Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel.

O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015.

A bandeira tarifária passou a ser verde para todos os consumidores brasileiros em 16 de abril de 2022, quando terminou a vigência da bandeira de escassez hídrica, instituída de forma emergencial por conta do baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas e da necessidade de acionamento de termelétricas.

Para os beneficiários de baixa renda, que usufruem da tarifa social de energia elétrica e ficaram de fora da cobrança adicional decorrente da escassez hídrica, a bandeira é verde desde dezembro de 2021.

Lula é vacinado por Alckmin em lançamento de campanha de imunização

Geraldo Alckmin vice-presidente do Brasil, aplicando a vacina bivalente no presidente do Brasil Luis Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou nesta segunda-feira (27), a quinta dose da vacina contra covid-19 durante evento que lançou a campanha Movimento Nacional pela Vacinação, com o objetivo de incentivar a imunização no país. O vice-presidente Geraldo Alckmin, que é médico, aplicou a dose no presidente.

Lula e a ministra Nísia Trindade (Saúde) visitaram um posto de saúde no Guará, em Brasíli presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou nesta segunda-feira a quinta dose da vacina contra covid-19 durante evento que lançou a campanha Movimento Nacional pela Vacinação, com o objetivo de incentivar a imua. Além de Lula, 3 populares receberam a dose durante o evento.

O mascote “Zé Gotinha”, símbolo das campanhas de vacinação no país, foi aplaudido pelos apoiadores do presidente quando chegou no evento e permaneceu o tempo todo no palco, ao lado das autoridades e dos convidados. Lula e Zé Gotinha posaram para fotos.

Lula tomou a vacina bivalente da Pfizer, direcionada inicialmente para grupos de risco, como idosos e imunocomprometidos.

O lançamento da campanha do governo acontece no mesmo dia em que essas doses, que são eficazes no combate tanto do novo coronavírus original quanto de suas variantes mais recentes, como a ômicron, começaram a ser aplicadas no país.

Além da ministra, Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, Márcio Macedo (ministro da Secretaria-geral), senador Nelsinho Trad (PSD-MS), e da governadora do DF, Celina Leão.

Com o ato de se vacinar publicamente, Lula busca se contrapor ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que afirmou em público diversas vezes que não se imunizou contra a doença e colocou a segurança e a eficácia dos imunizantes em dúvida. O petista, por sua vez, divulgou ter tomado as quatro doses da vacina, antes de ser eleito.

Após receber a dose da vacina, Lula fez um “apelo” para que a população não acredite no negacionismo contra as vacinas. O presidente ressaltou que a imunização é importante para “evitar desgraças maiores”.

— Queria fazer um apelo a cada mãe, avó, pai, avô, adolescente, a cada criança, que a gente não acredite no negacionismo, que não acredite nas bobagens que se fala contra a vacina. Você pode até não gostar de você e não querer tomar vacina, mas tem obrigação de gostar do seu filho, da sua mãe, do seu pai. É importante garantir que as pessoas tomem vacina para evitar desgraças maiores na vida da gente

Lula afirmou que não querer tomar vacina é um “direito de qualquer um”, mas que receber as doses dos imunizantes de qualquer doença é um gesto de “responsabilidade e garantia” para os familiares.

–A vacina é a única garantia que você tem de não morrer por falta de responsabilidade, a vacina é uma garantia de vida. Por isso, eu hoje tomei minha quinta vacina e se tiver a sexta, eu tomo a sexta. Se tiver a sétima, eu tomo a sétima. Eu tenho 77 anos, eu tomo vacina porque eu gosto da vida, porque a vida é o dom maior que Deus me deu. Essa vida tem que ser preservada. Não tenha medo do Zé Gotinha. O Zé Gotinha significa só amor e nada mais do que isso — afirmou Lula ao final de seu discurso.

A data da cerimônia foi escolhida porque no domingo completaram-se três anos do dia em que foi confirmado o primeiro caso de infecção pela Covid-19 no Brasil, em 2020. Desde então, a doença matou quase 700 mil pessoas no país.

Campanha de vacinação

O Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira, o Movimento Nacional pela Vacinação do país. Com o tema “Vacina é vida. Vacina é para todos”, a mobilização tem como prioridade retomar a alta cobertura vacinal no país, sobretudo contra a Covid-19.

As chamadas vacinas bivalentes contra o coronavírus começam a ser aplicadas em idosos a partir de 70 anos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos (abrigados e os trabalhadores dessas instituições); imunossuprimidos a partir de 12 anos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Segundo a Saúde, cerca de 18 milhões de brasileiros compõem o grupo.

A segunda fase está prevista para 6 de março, à faixa etária de 60 a 69 anos. Gestantes e mulheres em puerpério podem tomar a bivalente também em março, a partir do dia 20. Pessoas com deficiência, profissionais da saúde e pessoas privadas de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas compõem a última fase do grupo prioritário, com aplicação a partir de abril.

As doses bivalentes contra a Covid são da farmacêutica Pfizer chegaram em dezembro no Brasil e contam com uma parte da variante Ômicron em sua formulação, de modo a ampliar a proteção contra o vírus. A meta da pasta é atingir 90% da cobertura vacinal em todos os grupos.

A segunda etapa da campanha, iniciada em março, também será focada na imunização da dose monovalente contra a Covid (com proteção contra o vírus) para a população acima dos 12 anos. Em abril, os postos serão reforçados com doses contra a Influenza. Já em maio, começa também a atualização da caderneta de vacinação do Calendário Nacional.

“Os índices vacinais sofreram quedas drásticas nos últimos anos, agravadas com a falta de incentivo e campanha do governo passado. O Brasil vem apresentando retrocessos nesse campo e praticamente todas as coberturas vacinais estão abaixo da meta”, afirma a pasta em nota.