Dia: 27 de março de 2022

Aracaju: Atleta condeubense “Carlão” fez bonito na prova de ruas, subiu no pódio em 2º lugar

 

O atleta condeubense Calão Maratonista subiu no pódio em 2º lugar na cidade de Aracaju

Foi realizada neste sábado dia 26 de março de 2022, a 37ª corrida de ruas de Aracaju 5 km. O atleta condeubense Carlão Maratonista conquistou o seu 11º troféu, desta vez, ele ficou em segundo lugar na categoria especial “membro superior”. O ganhador foi o atleta Carlêilto Freire dos Santos que é “auditivo” e já venceu essa corrida por 9 vezes.

Carlão agradece aos patrocinadores abaixo e também as parcerias de apoio dado pela Prefeitura e Folha de Condeúba.

Fotos: Org. do evento Continue lendo

Condeúba/Social: Completou dia 26/3/2022, 102 anos de idade a Sra. Lisete Maria de Sousa

Por Paulo Henrique

A Senhora Lisete Maria de Sousa completou dia 26/3/2022, 102 anos de idade

Que vida… Sim, uma vida longa, abençoada e muito feliz. Algum jovem ousaria contar os dias dessa grande personalidade condeubense? Acho que seria impossível falar de tudo o que fez, o que viu, o que viveu e o que construiu Dona Lisete nesses 102 anos de vida e caminhada.
Natural de Condeuba, nasceu no coração de uma família muito católica e com valores profundos no campo da fé e da vida social.
Dona Lisete não só participou da história, mas ajudou diretamente a consolidar o rosto da sociedade condeubense, dando o seu testemunho, seu comprometimento e suas lutas diárias.
Na Prefeitura do Município, Dona Lisete foi uma funcionária exemplar e dedicada, sendo tesoureira por muitos anos, sempre ao lado de grandes personalidades como a família de Antônio Terêncio e Djalma Sousa, ambos prefeitos do município.
Na comunidade cristã católica, Dona Lisete foi a primeira secretária da Paróquia e colaborou com a missão do padre Waldemar Moreira da Cunha, sacerdote lendário na catequese católica de Condeúba. Com o padre Homero Leite Meira, Dona Lisete teve a honra de trabalhar incansavelmente e cooperar com a organização de grandes feitos como a construção do Salão Paroquial.
Dona Lisete foi casada com o Sr. Antônio Cabo Velho com quem teve 6 filhos Fátima, Graça, Rita, Roberto, (Clemente e Zequinha ambos in memorian), porém ficou viúva ainda muito jovem, mas não perdeu a esperança e seguiu a sua missão cuidando de sua família e seus filhos queridos que foram educados e amados por ela com um amor materno singular.
Dona Lisete viu muita gente nascer e muita gente partir. Ela participou de uma história antiga que abriu as portas para uma história moderna e contemporânea em Condeúba. Com mais de 100 anos, com um séculos e dois anos de vida, ela teve a oportunidade de presenciar os tempos das enfermidades e epidemias, das fomes e crises de seca, da revolta de 1926, quando a Coluna de Prestes visitou Condeúba e foi descansar no Paço Municipal, das enchentes fortes e das mais fracas que passaram pelo Rio Gavião, das obras mais importantes que foram construídas na cidade e de festas luxuosas que chamavam a atenção pelo brilho e pela organização do povo.
Dona Lisete viu a construção e a inauguração da Torre da Igreja Matriz de Santo Antônio, que foi edificada muito depois da fundação do templo antigo.
Ela ouviu por diversas vezes o som da Filarmônica Santa Cecília, na qual seu pai Clemente Lord era músico. A famosa orquestra encantou muitos corações nas procissões e nos cortejos fúnebres da antiga cidade.
Dona Lisete já é uma cidadã eterna, uma mulher que foi exemplo para muitas outras mulheres de seu tempo; uma verdadeira guerreira.
Hoje, com 102 anos de idade, goza da companhia de seus filhos, seus netos, bisnetos, amigos, irmãos de caminhada na comunidade de fé e muitos outros que a admiram e a querem muito bem.
Moradora da Rua Padre Waldemar, Dona Lizete sabe que nada acontece sem o amor de Deus e sem a sua permissão. Por isso, ela sempre foi fiel a sua fé e nunca deixou de se confiar aos cuidado do Bom Jesus e Nossa Senhora.
Na Semana Santa, todos os anos ela tinha a devoção e o cuidado de providenciar a confecção de uma túnica nova para a imagem do Senhor dos Passos que saia em procissão pelas ruas de Condeúba. Também, na companhia de outras mulheres como Dona Branca e Dona Dilva, sua afilhada, vestiam a imagem de Nossa Senhora das Dores, com amor, zelo e dedicação, para que a imagem pudesse sair com dignidade nas procissões da Semana Santa.
Enfim, não é nada fácil falar de Dona Lisete, pois sua vida é realmente uma imensidão de histórias, lutas, trabalho, experiências e momentos inesquecíveis… Ela foi e continua sendo uma grande cidadã condeubense. Por este motivo, é justo e salutar dizer: Parabéns, Dona Lisete! Que Deus a abençoe, sempre! E que venham mais 102 anos pela frente…

Nós do Jornal Folha de Condeúba parabenizamos a grande matriarca de Condeúba Senhora Lisete, pela passagem de seus 102 anos de idade, uma feliz e bem sucedida caminhada de vida, recorde absoluto. Pela imensa sabedoria e por ela ter bem vivido a vida até aqui. Rogamos ao bom Deus que continue iluminando sua vida e que essa data se repita por muitas vezes, para alegria não só da Senhora Lisete mas, de todos nós, assim podemos nos orgulhar deste magnífico recorde de idade em nossa sociedade.

Santa Maria da Vitória/Condeúba: A vereadora Bell do Alegre esteve num encontro com o pré-candidato ao Governo ACM Neto

 

A vereadora Bell do Alegre em Santa Maria da Vitória num encontro político com o pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto

A combativa vereadora Bell do Alegre disse: “Estive ontem (27), em Santa Maria da Vitória, fui ao encontro do pré-candidato ao Governo do Estado da Bahia, ACM Neto e lá estavam os amigos que são pre-candidatos a deputado estadual Manoel Rocha e federal José Rocha, os quais são nossos parceiros de caminhada.

A nossa conversa foi bastante proveitosa e de grande utilidade, pois, fui em busca de melhorias para povo do nosso município. Tenho afirmado que é dignificante fazer o trabalho que venho realisando diante do meu mandato, pois, busco ser uma parlamentar diferenciada. Estou sempre procurando uma solução para ajudar aqueles que mais precisam e que me procuram”, pontuou Bell.

Condeúba: A Secretaria Municipal de Agricultura promoverá palestra sobre o cultivo de palma com Engo. Paulo Suassuna

Atenção: A Secretaria Municipal de Agricultura de Condeúba, estará promovendo essa Palestra e prática com o renomado Engenheiro Agrônomo Paulo Suassuna, um dos maiores entendedores do assunto no Brasil. Este evento acontecerá no DIA 12 de Abril, no Salão Paroquial com início pela manhã às 8:00 horas, às 12:00 horas haverá uma parada para o almoço, que será promovido pela Secretária, depois retorna no período da tarde para aula prática, o encerramento será às 16:00 horas. Não perca esta oportunidade faça já sua inscrição na Secretária Municipal de Agricultura.

Procedimento, nunca antes visto no Brasil, destrói câncer em um minuto

Foto: Reprodução/ Unsplash/National Cancer Institute

Um procedimento, realizado pela primeira vez no Brasil, destruiu um nódulo em um paciente de 68 anos de idade. O processo ocorreu no último sábado (19) em um hospital da cidade de São Paulo.

De acordo com o Viva Bem, do Uol, o paciente, que já havia superado um tumor no intestino e um infarto, foi diagnosticado com um novo câncer no pulmão. Para retirar o nódulo, de aproximadamente 0,8 centímetros de diâmetro, seria necessário que o cirurgião utilizasse um bisturi.

No entanto, devido ao histórico cardíaco do paciente, uma anestesia geral poderia oferecer riscos ao paciente. Conforme a avaliação dos especialistas, outra opção seria o tratamento por meio de quimioterapia, que não teria o poder de curar o câncer, mas de controlá-lo por um tempo.

Os médicos então decidiram realizar um processo de ablação, que consiste em matar o câncer por meio de ondas elétricas. Porém, para que esse procedimento fosse realizado seria necessário também o uso de anestesia geral, pois a duração do choque para conseguir eliminar as células cancerígenas é de cerca de 12 minutos.

Para lidar com o desafio, os médicos buscaram um procedimento semelhante, utilizando micro-ondas, e que pudesse ser realizado de maneira mais rápida com uma anestesia local. O procedimento, autorizado pelo paciente, foi um sucesso.

Para que o processo fosse realizado, os especialistas e o paciente combinaram que ao primeiro sinal de dor ele avisasse, pois assim a operação seria interrompida imediatamente.

Após um pouco mais de um minuto, a dor apareceu, mas foi tempo suficiente para destruir o tumor e os tecidos ao redor, que poderiam ter alguma célula maligna. O paciente teve alta no dia seguinte.

Condeúba: Histórico sobre o Mercado Municipal Adriano Antônio de Sousa

Por Antônio Sousa “Toninho de Filó” – Secretário Municipal de Administração

O Mercado Municipal de Condeúba denominado de Adriano Antonio de Sousa, foi reinaugurado no dia 25 de março de 2022

O Mercado Municipal de Condeúba foi entregue oficialmente à população condeubense, pelo Prefeito Silvan, a Vice-Prefeita Mara e toda a sua equipe de governo, dia 25 de março, próximo sexta-feira passada, com estrutura nova e todos os espaços reconstruídos.
Em 2017 foi firmado um Convênio entre a União, por intermédio do Ministério da Integração Nacional e o Município de Condeúba, graças a interveniência do então Secretário de assuntos federativos da presidência da república, Paulo Câmara, hoje deputado estadual (PSDB).
Com investimento de mais de R$ 2 milhões, a obra possibilitará a comercialização de alimentos, de forma mais adequada e em condições sanitárias, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.
Várias foram as colocações sobre a importância no novo Mercado Municipal, que teve aprovação legislativa para ser denominado de “Mercado Municipal Adriano Antonio de Sousa”, por ser o primeiro vice-prefeito da história de Condeúba e por ter sido, além de político, um grande comerciante instalado na praça da feira, próximo ao Centro de abastecimento, um local nobre que carrega uma grande importância para a economia do nosso município. A denominação aprovada veio dos interesses de amigos, familiares e grande parte da população que reconhecem sua valiosíssima contribuição dada para a sociedade condeubense.
De acordo com o Prefeito Silvan Baleeiro, o objetivo dessa obra é apoiar a agricultura familiar, especialmente em municípios como o de Condeúba, que têm na agricultura a sua principal fonte econômica, proporcionar aos demais feirantes um espaço adequado para comercializar seus produtos, além de promover o bem-estar de toda a população e incentivar a produção de alimentos, salientando que o novo mercado municipal contribuirá para promover a geração de renda para as famílias dos agricultores e comerciantes.O Prefeito agradeceu a todos que contribuíram para a entrega do mercado municipal, totalmente reconstruído, uma obra de valor imenso, que dificilmente a nossa região vai superar o mercado municipalde Condeúba, um sonho da população de condeubense que acaba de ser realizado.
O Secretário de Administração, Toninho de Filó, enfatizou que com uma feira mais organizada, com a utilização das devidas proteções e condições sanitárias,o fluxo de consumidores aumentará, fazendo com que novos negócios possam ser desencadeados, fortalecendo ainda mais a capacidade produtiva do município, gerando desenvolvimento sustentável.
Participaram da entrega do mercado, os deputados estaduaisPaulo Câmara, Pedro Tavares, Fabíola Mansur, o deputado Federal José Rocha, o ex-prefeito de Coribe Manoelzinho, os Vereadores, os secretários municipais, o chefe de gabinete, o controlador interno, contando também como a presença maciça de vários condeubenses da cidade e da zona rural.

Prática sobre o cultivo intensivo da palma encerra 1ª Semana do Produtor de Leite. Evento foi considerado um sucesso em Conquista

Depois de quatro dias de muito aprendizagem e compartilhamento de informações, chegou ao fim, na manhã desta sexta-feira (25), a 1ª Semana do Produtor de Leite, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) e parceiros. O evento foi considerado um sucesso pelos participantes, especialistas convidados e organizadores. No encerramento, foi executado um campo de multiplicação de palmas do Programa Palmas para Conquista, sob a orientação do engenheiro agrônomo, Paulo Suassuna.

Idealizador da Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma, que resulta em produtividades anuais superiores a 600 toneladas por hectare onde é aplicada, Suassuna apresentou aos participantes, por meio da sua explanação e da demonstração prática, como deve ser o plantio de palmas de forma otimizada e eficiente. Segundo o engenheiro, a palma é uma planta importante na alimentação de bovinos leiteiros por ser uma excelente fonte de nutrientes e água.

Equipe comemora sucesso do evento. Paulo Suassuna é o terceiro a partir da esquerda

Com a participação de 270 pessoas vindas de 31 municípios, a 1ª Semana do Produtor de Leite de Vitória da Conquista cumpriu o seu objetivo de fortalecer e capacitar a cadeia produtiva do leite é o que afirma o secretário da pasta, Luís Paulo Sousa. “Essa primeira semana foi muito bem aceita pelos produtores da região e fará parte do calendário de eventos do município. Inclusive, já vamos definir a data e o mês da segunda semana, a ser realizada ano que vem”, contou o secretário.

A expectativa, afirma Luís Paulo, é que os serviços da SMDR sejam ainda mais procurados pelos produtores da cadeia do leite dada a visibilidade do evento, conhecimentos adquiridos e pelo fato de Conquista estar entre os dez maiores produtores leiteiros da Bahia.

“Acredito que após esse evento, seremos acionados por grandes e micro produtores, que trabalhem com a bovinocultura de leite para estarmos instruindo, por exemplo, a melhor forma de criação de palmas e compartilhando a experiência de tecnologias que aumentem a produção. E eles podem ter certeza de que estaremos à disposição na secretaria”, afirmou.

Foragido da Paraíba é preso na região sudoeste da Bahia

Foto: Divulgação/PC

Foragido da Paraíba depois de cometer um homicídio, um homem, de 57 anos, foi preso em Caatiba, na quinta-feira (24), por policiais da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga).

O suspeito estava estabelecido na cidade baiana há dois anos e atuava como comerciante. O coordenador da 21ª Coorpin/Itapetinga, delegado Antônio Roberto Júnior, ainda informou que o homicida utilizava documentos falsos.

“Ele declarou que apresentava as falsificações para não ser localizado”, acrescentou. Um veículo também foi apreendido durante a ação policial.

Depois de ser submetido aos exames de lesões, o preso será encaminhado ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde vai aguardar o recambiamento para Paraíba.

Butantan inaugura nova fábrica de vacinas

A.Brasil

O Instituto Butantan inaugurou nesta sexta (25) uma nova fábrica de produção de vacinas em São Paulo. O Centro de Produção Multipropósito de Vacinas do Instituto Butantan terá capacidade de produzir 100 milhões de doses por ano e foi construída com investimentos que somam R$ 189 milhões, valor que o governo paulista diz ter sido fruto de doações de 75 empresas privadas e de três pessoas físicas.

Segundo o governo paulista, a nova fábrica vai funcionar em um complexo de 11 mil metros quadrados (m²) de área construída, com dois prédios, e deverá gerar cerca de 130 empregos diretos. A produção ficará no andar térreo. Já no piso superior, serão tratadas as soluções usadas no processo. O subsolo será destinado à área de descontaminação de efluentes. Os laboratórios terão qualificação de biossegurança de nível 3 para manipulação de vírus pandêmico.

Além da CoronaVac, vacina contra a covid-19 que é produzida pelo Butantan e o laboratório chinês Sinovac, a fábrica também vai ampliar a produção atual de vacinas contra raiva, zika e hepatite A.

A previsão é de que a fábrica esteja pronta para produzir vacinas em grande escala, somente a partir do primeiro semestre do próximo ano. “Nossa expectativa é de que no ano que vem essa fábrica possa estar liberando vacinas de forma regular”, disse Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan.

Após a instalação de equipamentos e maquinários importados ao longo dos próximos meses, o complexo vai passar por novas inspeções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e testes de segurança para fabricação e certificação de vacinas.

“Nesse momento, o que se entrega é a infraestrutura física. Entregamos todas as obras com todas as utilidades já instaladas e funcionais e já com os equipamentos dentro da fábrica. A próxima fase é a instalação desses equipamentos. Esses equipamentos ligados nos sistemas de controle têm que ser colocados para funcionar. Quem faz isso é o Butantan com os produtores [fabricantes dos equipamentos], que vem do mundo inteiro. Eles [produtores] é que são os responsáveis pela certificação final. Vamos fazer isso ao longo dos próximos meses para termos no final do ano a certificação da fábrica. A fábrica deve ser toda certificada para, aí sim, começar os primeiros ensaios de produção de vacinas. É um processo muito complexo”, explicou Covas.