Dia: 17 de março de 2022

O vereador Arlindo da Cruz solicita que o Prefeito construa um Canil Municipal em Condeúba

 

Vereador Arlindo da Silva Cruz, quer que seja construído um canil em Condeúba

O vereador Arlindo da Silva Cruz (PSD), protocolou uma Indicação na Sessão da Câmara desta quinta-feira dia 17 de março de 2022, na qual o edil reivindica do Sr. Prefeito que seja construído um canil municipal em Condeúba. No uso da tribuna o vereador Arlindo disse:

“Venho abraçar mais essa causa social, pois, outros vereadores que por aqui se passaram, fizeram o mesmo que estou fazendo, porém nada se concretizou. Vou trabalhar com muito afíncuo em cima desta Indicação, vou conversar com o prefeito e desde já peço o empenho dos nobres colegas vereadores para com essa causa, vou me reunir com todos os secretários em especial o de Saúde, além dos moradores que já atuam em defesa desses animais, para que tenhamos uma só vós em prol da construção deste tão esperado e necessário canil público municipal.

O universo de cães e gatos na cidade sempre foi grande, mas últimamente tem crescido demasiadamente, na medeida deste aumento desproporcional, tem surgido muitos acidentes no trânsito, veículos atropelando esses animais e ao mesmo tempo, eles colocando em risco as vidas das pessoas, quer seja em atropelamentos de moto ou mesmo os cães atacando as pessoas pelas ruas sem nenhuma segurança para os pedestres.

Com a construção deste canil, será muito útil para o povo, principalmente por evitar a transmissão de doenças dos animais aos humanos. Um fator que não abro mão, será os devidos cuidados com os animais, neste canil, eles serão devidamente assistidos com veterinário, alimentação e medicação de forma adequada”, pontuou o vereador Arlindo. Veja abaixo cópia da Indicação.

Economia recua quase 1% em janeiro, diz Banco Central

Foto: Reprodução/Veja

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) caiu quase 1% em janeiro, na comparação com dezembro do ano passado.

De acordo com o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado hoje (17) pelo Banco Central (BC), a queda foi de 0,99%, considerando o percentual já dessazonalizado para compensar eventuais diferenças entre os períodos, como o número maior de feriados ou fins de semana.

Com a variação, o indicador fechou o mês em 138,48 pontos. O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos.

Segundo o BC, na comparação com janeiro de 2021, o IBC-Br registrou variação positiva de 0,01%. Na comparação com os três meses anteriores, o IBC-Br ficou em 0,19% e no acumulado em 12 meses avançou 4,73%.

O índice, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros (Selic), definida ontem (16) pelo banco em 11,75% ao ano.

O Dia Nacional do Mel é celebrado em 17 de março, em todo o Brasil

Produzido pelas abelhas, o mel é criado a partir do néctar que elas recolhem das flores e processam pelas enzimas digestivas, que são em seguida armazenado em favos nas colmeias.
Antigamente, o homem consumia o mel de forma extrativa, geralmente causando danos para as colmeias. Porém, com o passar do tempo, ele aprimorou as suas técnicas, e hoje em dia é possível abrigar abelhas “domesticadas” em colmeias artificiais, podendo assim aumentar a produção do alimento.
Ele é considerado o único alimento doce que possui sais minerais e vitaminas que são essenciais para a saúde do ser humano. Suas propriedades medicinais podem também oferecer uma ação antibacteriana.
Fonte: www.calendariobr.com.br/dia-nacional-do-mel

Epílogo da Imigração

Paulo Henrique Cordeiro
Pessoas fugindo da Ucrania por conta da Guerra provocada pela Russia

A Imigração não se trata de um fenômeno moderno, mas se refere a um antigo problema que já acontece a bastante tempo em todo o mundo, por razões diversas e variadas: guerra, fome, doenças, catástrofes etc…
Quem imigra, atravessa o horizonte de uma terra, buscando um alento, um consolo, um conforto de melhor qualidade de vida para si e seus familiares.
O êxodo de deixar a terra natal, o lar, sua pátria e sua casa, não é uma atitude ou decisão muito fácil de ser tomada. Geralmente, a partida desesperada de uma família, está sempre ligada a algum problema que ofereça risco de vida e de segurança.
Depois que terminou a segunda guerra mundial, nunca houve uma imigração tão intensa como a que está acontecendo nos dias atuais na Ucrânia. Os números são surpreendentes e até assustadores.
O medo das bombas e dos ataques aéreos, fórça a imigração dos ucranianos pra outras nações que estão de portas e braços abertos para os acolher.
O cenário da guerra e da destruição abre uma grande margem para a manifestação da solidariedade, da fraternidade e da esperança. É impressionante o acolhimento dos países na Europa e pelo mundo a fora. Não falta quem abrigue os refugiados da Ucrânia.
O mundo sensibilizado, demonstra maturidade, compromisso com a paz, com a soberania de seus governos respectivos e mostra para a comunidade internacional que a guerra não é acordo e nem solução para problema algum, mas que, sem a diplomacia do diálogo, nada pode ser resolvido ou solucionado.
O problema causado pela guerra, causa também outros tantos problemas para os refugiados: desemprego, falta de moradia, falta de identidade cidadã, saudades de seus lares, fome, dor, angústia, preocupação, incertezas com relação ao futuro e entre outros…
Mas como resolver todos os problemas da imigração? Não é uma pauta muito fácil de ser discutida, porém, se o mundo, os países e os governos não sentarem juntos para encontrar um caminho, os imigrantes vão sofrer um tanto quanto os que estão sem poder sair da Ucrânia.
Esperamos que a comunidade internacional seja benevolente com a situação de vida dos que estão imigrando, pois, uma família sem lar, significa uma família sem futuro, sem perspectiva de vida….

‘Prefeito de Brumado está agindo à margem da lei ao tentar licitar serviços de água e esgoto’, diz Sindae

O prefeito de Brumado Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido)

Diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto no Estado da Bahia (Sindae), Luís Giovani Andrade Santana não acredita que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) conseguirá licitar os serviços de água e esgoto no município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que o gestor não conseguirá fazer isso isoladamente, sem a anuência da microrregião de saneamento.

“Os sistemas de saneamento não são isolados, eles são integrados. Se, por um lado, a captação é feita em Brumado, a distribuição é realizada em municípios da região. O sistema de cobrança de investimentos também leva em conta a região e não somente o município”, destacou, salientando que a licitação, nesse caso em específico, está à margem da lei.

Caso o prefeito inicie o processo licitatório, Andrade garantiu que o Governo do Estado e o próprio Sindae irão tomar uma atitude para barrar o trâmite na Justiça. “É um processo claramente ilegal”, reiterou. Para Andrade, o prefeito está sendo demagogo porque não se sustenta na lei.

“O saneamento não vai ser gerido a partir do Município. Todo Município que se arvorou a fazer isso, o prefeito acabou passando vergonha porque a Justiça barrou o processo”, acrescentou.

Semma capacita servidores na área de resíduos sólidos e sustentabilidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está promovendo uma série de capacitações para os servidores do órgão. Na tarde desta quarta-feira (16), no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, os profissionais assistiram à palestra “Resíduos sólidos e sustentabilidade urbana: um problema a ser resolvido”.

A atividade foi conduzida por Venâncio Ladeia, pós-graduando em Gestão Ambiental e diretor operacional de uma empresa especialista em resíduos sólidos. Ele abordou a importância da gestão e da fiscalização do descarte ilegal na cidade. “Pode agravar a situação do chorume, que vai entrando no solo, dos animais peçonhentos, e recentemente as questões de chuva, que podem acabar alagando. Então é muito importante que o local seja apropriado pra esse tipo de descarte, não simplesmente jogar em qualquer local da cidade. Meio ambiente e saúde pública, esses são os temas realmente referentes nessa situação”, explicou.

Para a técnica em meio ambiente Manara Teles Santos, a atividade traz a oportunidade de olhar para o assunto de resíduos sólidos por uma perspectiva além da ambiental. “Olhar o ponto de vista social da geração de empregos, da maneira correta de organizar a cidade, de planejar os espaços, inclusive os espaços onde são direcionados esses resíduos. E também a questão ecológica da fauna, da flora, da biota, desse ponto de vista. Eu acho que isso é importante porque é uma discussão que é ampliada para fora dos limites da Secretaria de Meio Ambiente”, disse.LudmilaVenâncioManara

Ludmila Araújo também é técnica em meio ambiente e destacou a relevância das capacitações para aprimorar o trabalho realizado e o serviço entregue à população. “Quando a gente tem uma troca de ideias, intercâmbio de informações, isso tanto aflora na gente a importância de estar sempre debatendo esse tema, como também estar sempre se atualizando, para que a gente possa fazer o trabalho da forma mais eficiente, mais eficaz, e garantindo a idoneidade e a qualidade de tudo aquilo que a gente presta no nosso dia a dia”, afirmou.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, as qualificações continuarão acontecendo ao longo de todo o ano. “É um dos nossos objetivos do plano de ações de 2022 realizar cursos e palestras de capacitação de nossos servidores e também que possa abranger outras secretarias, e até mesmo outros municípios, a depender do tema que for abordado. Para que possa estar sempre trazendo mais conhecimento, mais qualidade no serviço e no atendimento”, contou a gestora.

No dia 23, os servidores da Semma participarão de outra palestra, sobre “Investigação de Passivos em Áreas Impactadas por Hidrocarbonetos de Petróleo”. A atividade será ministrada por Jair Neto, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE).