Dia: 17 de novembro de 2020

Prefeito eleito em Goiás morre um dia após as eleições por complicações do coronavírus

O candidato eleito estava internado tratando coronavírus. (Reprodução/TV Globo) Didi Filgueira faleceu nesta segunda-feira, um dia após vencer as eleições para prefeito

No último domingo (15) ocorreram Eleições no Brasil, para que os eleitores pudessem escolher os prefeitos e vereadores que irão governar os municípios nos próximos 4 anos. As eleições ocorreram em um momento atípico, por causa da pandemia do coronavírus, e por isso mesmo, muitas pessoas com sintomas da doença não puderam comparecer às urnas para votar. A doença tem atingido também o futuro dos governos em algumas cidades brasileiras.

Candidato estava com coronavírus
Na cidade de Itaguaru, em Goiás, os eleitores elegeram Edilson Filgueira, mais conhecido como Didi Filgueira, para comandar a cidade nos próximos anos, mas infelizmente não terão o homem à frente da prefeitura.

O candidato ganhou as eleições, com 53,90% dos votos, mas faleceu nesta segunda-feira (16), um dia após ser eleito, devido a complicações da Covid-19. Didi estava internado desde o dia 1º de outubro, em uma unidade hospitalar de Goiânia, quando começou a sentir os sintomas do novo coronavírus. O político chegou a ser entubado e levado para um UTI, onde passou alguns dias.

No dia 30 de outubro, o candidato apresentou uma melhora e foi retirado da ventilação mecânica. Ele apareceu em um vídeo em suas redes sociais fazendo um sinal de positivo com as mãos, usando apenas uma máquina de oxigênio. Dias depois, o estado de Saúde do candidato voltou a piorar, principalmente no último final de semana.

Candidato de Itaguaru morre após eleito
No começo desta segunda-feira, a esposa de Didi Filgueira postou um vídeo no perfil do prefeito informando que tinha ido ao hospital para informar ao marido que o mesmo havia vencido as eleições. Darcimeire, que estava ao lado dos dois filhos Gabriel e Guilherme, disse que ao chegar ao hospital, os médicos os informaram que o marido havia piorado de sábado para domingo, e a piora estava persistindo.

A mulher pediu que os seguidores orassem para que o candidato melhorasse e pudesse voltar para casa e comemorar a vitória nas urnas, mas o homem não resistiu e morreu no começo da noite. Renato Marques, secretário do PTB, informou que a família e o partido estavam abalados com o falecimento do candidato.

Condeúba: Morreu o Sr. Joaquim dos Santos Feitor aos 69 anos de idade

 

 

Morreu nesta segunda-feira dia 16 de novembro de 2020 às 23:00 horas o Sr. Joaquim dos Santos Feitor aos 69 anos de idade, ele era separado deixou dois filhos Cátia e Renato além de dois netos, seu corpo foi velado na sua residencia na Comunidade da Cachoeira. O sepultamento ocorreu hoje pela manhã dia (17/11) às 11:00 horas no Cemitério Municipal da Cerquinha.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, deixamos nossos profundos sentimentos à querida família do Sr. Joaquim que se encontra enlutada, por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus o tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em paz Senhor Joaquim.

Candidato único, prefeito de Licínio de Almeida é reeleito com 100% dos votos válidos

 

Foto: WhatsApp – O prefeito de Licínio de Almeida, Frederico Vasconcellos Ferreira (PCdoB)

O prefeito de Licínio de Almeida, Frederico Vasconcellos Ferreira (PCdoB), o Dr. Fred, foi reeleito com 100% dos votos válidos. Nenhum grupo político adversário se candidatou à prefeitura do município, sendo necessário apenas um voto para que o atual gestor da cidade se mantivesse no cargo por mais quatro anos. Do total de 8.059 votos contabilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 6.345 (78,73%) foram no prefeito comunista. Outros 1.000 (12,41%) foram nulos e 714 (8,66%) em branco.

PSDB e MDB perdem maior nº de prefeituras; PT encolhe pela 2ª eleição seguida

Um levantamento feito pelo G1 aponta que PSDB e MDB perderam o maior número de prefeituras na comparação do 1º turno de 2016 e de 2020. O PSDB foi de 785 para 512 prefeitos eleitos – ou seja, 273 a menos. O MDB perdeu 261 prefeituras (caiu de 1.035 para 774). Já DEM e PP ganharam mais prefeituras, segundo a análise. Apesar da queda, o MDB continua com o maior número de prefeituras. Para o DEM, o salto foi de 266 para 459 (193 a mais).

Além disso, três dos sete prefeitos de capitais que já conseguiram a vitória nas urnas são do DEM. O PP pulou de 495 para 682 (187 a mais). Em termos percentuais, as maiores altas foram de Avante (+567%), Patriota (+269%) e Podemos (+231%). Já as maiores quedas são de PTC (-94%), DC (-88%) e PMB (-67%). O levantamento não considera os candidatos a prefeito “sub judice”, que aguardam julgamento da Justiça Eleitoral.

Após a queda no número de prefeituras de 2012 para 2016 (ano em que também ocorreu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff), o PT registrou mais uma queda. O número de prefeituras conquistadas no primeiro turno foi 179 (75 a menos que em 2016).

Apesar disso, o partido é o mais frequente em disputas no segundo turno. Nas eleições de 2016, o PSDB tinha sido o maior vitorioso, quando aumentou o número de prefeitos eleitos de 686 para 785. O PSL, sigla que abrigou o presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2018, elegeu 90 prefeitos no primeiro turno destas eleições – em 2016, foram 30.

Condeúba: Morreu o Sr. Osório Francisco de Sousa

 

 

Sr. Osório Francisco de Sousa 

Morreu nesta noite desta segunda-feira dia 16 de novembro de 2020 o Sr. Osório Francisco de Sousa a causa morte foi infarto. Ele era viúvo da Sra. Alizete Carolina de Farias e 5 filhos: Jaci, Maria, Idaci, Geovane e Roselene além de 5 netos e 5 bisnetos seu corpo está sendo velado no Memorial São Matheus e será sepultado Hoje (17/11) às 16:00 no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sede.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, deixamos nossos profundos sentimentos à querida família do Sr. Osório que se encontra enlutada, por essa perda irreparável deste ente tão querido. Que o bom Deus o tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em paz Senhor Osório.

SSP contabiliza 215 flagrantes de crimes eleitorais na Bahia

As forças de segurança estaduais contabilizaram 215 crimes eleitorais, na Bahia, até às 19h deste domingo (15). Compra de votos, boca de urna, transporte de eleitores, abuso de autoridade e desobediência foram registrados na Região Metropolitana de Salvador e no interior. Em Salvador não houve flagrante. A polícia contabilizou 210 casos nos municípios do interior e cinco crimes eleitorais na RMS.

Os autores foram apresentados à Justiça Eleitoral. Equipes da SSP e representantes de 19 instituições públicas e privadas acompanham tudo do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Foto: Alberto Maraux Equipes das polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, de forças federais, municipais e organizações privadas seguem acompanhando a apuração. As instituições atuam de forma integrada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no prédio operacional da Secretaria da Segurança Pública. 

Aracatu: Prefeita eleita, Braulina Lima destaca projetos para o desenvolvimento do município

Foto: Lay Amorim

A candidata Braulina Lima Silva (Republicanos) foi eleita a nova prefeita da cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado. Em entrevista, ela disse que está muito feliz com a vitória “esmagadora”. “Agradeço em primeiro lugar a Deus. Senti um direcionamento divino. Também tenho uma equipe muito boa que abraçou comigo essa causa. O povo de Aracatu deseja e clama por mudança”, definiu.

Lima afirmou que o momento é de organização para pôr em prática o seu plano de governo a partir do próximo ano. “Nosso primeiro projeto é a saúde básica. Sonho com uma Aracatu desenvolvida, em paz, com todos trabalhando satisfatoriamente. Nossos projetos são de uma Aracatu levada a sério, respeitada, que foi pelo que a população mais clamou”, declarou.