Projetos desenvolvidos na Farmácia da Família são destaque em evento nacional
Secom/PMVC
Dois trabalhos da Farmácia da Família II, localizada na Praça Vitor Brito, desenvolvidos por meio do programa Farmácia-Escola da Ufba, ganharam destaque nacional no evento “SIG (Special Interest Group) Cuidados Farmacêutico”, organizado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em parceria com outras instituições.
O primeiro trabalho desenvolvido na Farmácia da Família é o “Uso de tecnologia para otimização do tratamento da hipertensão em idosos na atenção primária”, que tem como objetivo avaliar a adequação do tratamento, através do monitoramento residencial da pressão arterial. O paciente leva para casa, por sete dias, um aparelho de medir pressão, recebe orientações e faz a medição durante esse período e depois devolve para que os farmacêuticos do serviço possam fazer a avaliação.
O segundo trabalho em curso é o “Uso de mensagens de texto para promoção da adesão ao tratamento medicamentoso em pacientes hipertensos: Estudo ESSENCE”, que busca avaliar o efeito do envio de mensagens de texto com lembrete do horário de uso dos medicamentos, comparativamente a mensagens informativas, na promoção da adesão medicamentosa em hipertensos.
As duas pesquisas são desenvolvidas por quatro farmacêuticos, sendo dois deles da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e dois da Ufba. De acordo com Pablo Maciel, um dos farmacêuticos envolvidos nesse trabalho: “a parceria ensino-serviço traz muitos benefícios para os pacientes, a exemplo dessas duas pesquisas que trabalham com doentes crônicos e visam trazer a implementação de tecnologias. Aqui nós queremos que os pacientes venham buscar muito além do que a caixinha de medicamento. Buscamos orientar para o uso correto, para que consigam fazer o controle da doença crônica e que ele possa viver melhor e por mais tempo”.
A Farmácia-Escola é uma parceria entre Prefeitura e Ufba. A coordenadora de Assistência Farmacêutica do município, Halanna Ferraz, explica que “o termo de cooperação entre as entidades, tem o intuito de ser um campo de estágio que possibilite a melhor formação dos alunos de Farmácia da Ufba e, para a Prefeitura, tem o intuito de proporcionar um serviço cada vez mais qualificado para atendimento dos pacientes nas farmácias, não somente de dispensação de medicamento, mas o acompanhamento clínico deles”.
Na Farmácia da Família os alunos tem a oportunidade de vivenciar a rotina de atendimento e praticar algumas atividades sob supervisão dos farmacêuticos do serviço. Por ser farmácia-escola, o serviço ajuda a contribuir para formação de novos profissionais mais capacitados para atender as demandas da população.
Comentários