Governo da Bahia assina com a Rússia para submeter vacina Sputnik V a testes

Foto – Andrey Rudakov / Divulgação via REUTERS

O governo da Bahia negocia com a Rússia na tentativa de ter acesso à tecnologia usada na produção da vacina Sputnik V. De acordo com informações do G1, nesta terça-feira (08), o governado da Bahia afirmou ter concluído o acordo de confidencialidade com o governo da Rússia para que todas as informações científicas da vacina contra a Covid-19 sejam repassadas para a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico (Bahiafarma).

Ainda segundo o governo, o próximo passo é a instituição decidir se vai dar seguimento no projeto. Primeiro, o protocolo do governo russo será submetido ao comitê de ética do Instituto Couto Maia, depois ao Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conepe), em Brasília, além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Nós estamos em negociação com a Rússia já há duas semanas. Semana passada nós tivemos duas reuniões, uma na quinta e uma na sexta. E nós havíamos assinado um memorando de entendimentos visando iniciar as tratativas pra testar aqui no Brasil a vacina russa Sputinik V”, disse o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Caso haja aprovação de todos os envolvidos no processo, o governo pretende iniciar o estudo da vacina russa na Bahia dentro de um mês.

A intenção é fazer o teste clínico em 500 participantes. Na sexta-feira (4), um estudo com resultados preliminares publicado na revista científica “The Lancet”, uma das mais importantes do mundo, indicou que a vacina da Rússia para a Covid-19 não teve efeitos adversos e induziu resposta imune.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail