Dia: 21 de julho de 2023

Foi feito a trasladação dos restos mortais de Padre Vítor Coelho de Almeida para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Por Paulo Henrique

Padre Vítor Coelho de Almeida em frente ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Nesta sexta-feira, dia 21 de julho de 2023, aconteceu a trasladação dos restos mortais de Padre Vítor Coelho de Almeida para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
O Padre Redentorista foi considerado o Apóstolo de Aparecida, trabalhando incansavelmente na evangelização e na propagação da devoção a Nossa Senhora Aparecida, como a Rainha e Padroeira do Brasil.
Padre Vítor foi um missionários incansável e na Rádio Aparecida soube usufruir de sua boa comunicação para levar a boa nova a todos os lugares onde chegavam as ondas do rádio.
Fez história! Deixou um legado inconfundível na Igreja Católica do Brasil. Foi fiel à sua missão e morreu com cheiro de santidade.
Um homem de Maria! Um devoto apaixonado por Nossa Senhora! Foi ele quem compôs a oração de consagração, que sempre rezava no rádio, em seu programa e com a sua voz inconfundível.
Sempre ao lado dos romeiros de Aparecida, o Padre vivia para acolher os peregrinos, abraçar, fazer fotos com o povo, ouvir, amar, sentir a presença dos fiéis.
Aparecida nunca mais foi a mesma depois do Padre Vítor Coelho.
Seus restos mortais estavam sendo venerados no Memorial Redentorista de Aparecida, nas proximidades da Brasília Velha, porém, com o andamento do processe de beatificação, as relíquias foram trasladadas para a Basílica, o novo Santuário Nacional, que ele mesmo viu nascer desde a primeira pedra.
Com as relíquias levadas para a grande Basílica, muitos peregrinos terão a oportunidade de visitar o túmulo, rezar diante dos restos mortais, venerar o Padre, pedir sua intercessão e agradecer pelas bênçãos e graças alcançadas. Será agora mais um ponto de visitação importante, localizado no interior da Capela São José, dentro da Basílica.
O processo de beatificação está correndo com o acompanhamento dos Missionários Redentoristas e com as devidas permissões da Igreja e de Roma. Cada passo é importante para que o processo seja continuado e a cada dia é preciso divulgar, propagar e rezar a devoção ao Padre Vítor.
Nós que somos fiéis católicos de Condeúba, Diocese de Caetité, nos unimos ao Santuário de Aparecida para celebrarmos mais esse paço na devoção ao Padre, que em 1972, pisou nas terras sagradas de Condeúba, trazendo a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, entregando-a nas mãos do Padre Homero Leite Meira, em 13 de junho, dia do Padroeiro Santo Antônio de Pádua.
O dia que o Padre Vítor Coelho chegou em Condeúba foi um dia histórico e memorável. Uma multidão esteve na praça para acompanhar a solenidade e receber a Imagem.
Naquela ocasião, foi inaugurada a gruta de pedras, localizada na atual Praça Nossa Senhora Aparecida, lugar de fé, de devoção, lugar onde o povo de Deus se encontra em outubro para a novena e festa da Padroeira do Brasil.
Em comunhão com a Igreja, seguiremos rezando pela beatificação do Padre Vítor. Será uma honra para Condeúba, saber que um beato pisou em suas terras. Quem sabe não chega a canonização de mais um santo brasileiro?
Teremos a graça de dizer que um santo esteve em nossa Paróquia e em nossa cidade!
Que o Padre Vítor Coelho de Almeida continue rogando a Deus por todos nós!
E se você visitar o Santuário de Aparecida, passe diante das relíquias e reze ao homem santo que visitou Condeúba em 13 de Junho de 1972.

Fotos: Arquivos Continue lendo

Condeúba: A Secretaria Municipal de Cultura e os fazedores de cultura se reuniram para conhecer mais sobre a Lei Paulo Gustavo

 

Momento em que o palestrante Ravas se aproximou da assembleia, para responder questoes e tirar dúvidas de todos

Foi realizada na manhã desta sexta-feira dia 21 de julho de 2023, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Condeúba, uma reunião coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer, tendo como alvo, os diversos fazedores de cultura do município de Condeúba.

Inicialmente o secretário municipal de Cultura Marcos Vinícius fez abertura agradecendo a presença de todos, logo em segida passou a palavra para o Controlador Interno do Municipio Reinaldo Ribeiro, que deu todo apoio a iniciativa da secretaria municipal de Cultura, assim como também dar o suporte necessário aos fazedores de cultura nas suas divercidades para obter os recursos designados pela Lei Paulo Gustavo. A ideia é contemplar se não todos, mas, pelo menos a maioria daqueles que de direito fazem cultura. Aqueles que fazem cultura e não estiveram nesta reunião e queira participar do projeto, procure a Secretaria de Cultura e se inscreva. 

Pela ordem, foi passada a palavra para o palestrantde Ravas, que inicialmente discorreu sobre a Lei Paulo Gustavo e, posteriormente ele falou das responsabilidades de cada um que for beneficiado com esse repasse, todos terão que prestar contas de que forma foi gasto o referido dinheiro. Depois o excelente palestrante Ravas foi ouvindo todos e tirando suas dúvidas indivuduais, bem como, orientando o que devereia ser feito, de acordo com as indagações vindas da plateia.

O município de Condeúba foi contemplado pelo Governo Federal e a Lei Paulo Gustavo, com um valor de R$ 184.823,51, a ser distribuido da seguinte forma: 70% para ser aplicado no segmento de cinema e outros e, 30% para os demais segmentos da cultura.

A lei Complementar nº 195 de 8 de julho de 2022, é conhecida popularmente por Lei Paulo Gustavo em homenagem ao artista do mesmo nome, que faleceu após contrair a covid-19.

O que diz a Lei?
Nesse sentido, a LC nº 195/2022 prevê o repasse de
R$3.862.000.000,00 (três bilhões, oitocentos e sessenta e
dois milhões de reais) a Estados, Distrito Federal e Municípios
para aplicação em ações emergenciais que visem combater
e mitigar os efeitos sociais e econômicos da pandemia da
Covid-19 sobre o setor cultural.

Com o recurso da LPG, estados, DF e municípios deverão realizar editais e/ou chamadas públicas para apoio de propostas de artistas, agentes e produtores culturais que promovam ações no audiovisual, cinema e demais áreas da cultura. Para tanto, é obrigatório que os governos estaduais e prefeituras municipais realizem escutas públicas da sociedade civil.

Fotos: Oclides/JFC Continue lendo

Deu no Jornal Nacional: Sexta-feira será de muita chuva em Vitória da Conquista


Vitória da Conquista voltou a ser destaque na rede nacional de televisão por causa do tempo. A previsão meteorológica para esta sexta-feira (21), é de muita chuva.

Na previsão do tempo do Jornal Nacional, da Rede Globo, foi noticiado que pode chover até 30 milímetros na cidade. A previsão chama atenção pelo grande volume para o único dia e por ser incomum chuvas fortes durante o inverno.

O que vinha chamando a atenção era o frio rigoroso dos últimos dias, o que é comum para o período. A chuva, principalmente as mais fortes, são mais comuns durante o verão.

Na noite desta quinta-feira (20), o tempo fechou e chegou a chover fraco. A garoa forte é prenúncio do toró que deve vir por aí.

Sabendo da previsão, o conquistense deve sair de casa preparado amanhã. A chegada da chuva não significa que o tempo deve esquentar, pelo contrário, a temperatura mínima prevista é de 13 graus e a máxima não deve passar dos 19 graus.

Brasil registra em 2022 o maior número de estupros da história

Brasil registra em 2022 o maior número de estupros da história Foto: Reprodução

Em 2022, o Brasil registrou o maior número da história de casos de estupros – considerando também estupros de vulneráveis. Segundo os dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (20), foram 74.930 vítimas.

Foram cerca de 6.244 casos por mês ou 205 registros do crime por dia. O levantamento considera casos de ocorrências que foram informados às autoridades policiais.

Como nem todos são registrados, pode haver subnotificação. De acordo com a série histórica do Anuário, 2022 teve o maior número de registros. Um crescimento de 8,2% na comparação com 2021, quando foram 68.885 ocorrências.

Segundo o Anuário, são cerca de 36,9 casos de estupro a cada grupo de 100 mil habitantes. 61,4% das vítimas que tiveram ocorrência registrada tinham no máximo 13 anos.

De acordo com os dados, a maior alta se deu justamente entre estupros de vulneráveis, com 8,6%. Em 2021, foram 52.057 casos registrados, e, em 2022 passou para 56.829.

AfroBrumado realizará audiência pública para debater intolerância religiosa na cidade

AfroBrumado realizará audiência pública para debater intolerância religiosa na cidade

O coletivo AfroBrumado irá realizar uma audiência pública sobre a violência aos terreiros do município, tendo em vista os ataques sofridos nos últimos tempos. O coletivo já está se mobilizando junto aos órgãos e autoridades competentes para debater a intolerância religiosa a fim de que os ataques de ódio não se repitam.

Em entrevista, o Babalorixá André de Oxossi disse que o objetivo da audiência é promover a segurança dos terreiros, proteger os povos de religião de matrizes africanas, lutar pela garantia dos seus direitos e buscar o seu espaço como religião dentro da sociedade brumadense.

“Estamos nos mobilizando para que possamos em uma audiência pública junto com toda população brumadense discutir essas questões para que possamos estar protegidos dentro dos terreiros diante dessas situações que vêm amedrontando e nos deixando abalados e chocados”, afirmou. Dirigente do Terreiro Ilé Axe Àlákétú, Glauber de Ogum falou que o momento é delicado e a sociedade não pode se calar frente aos ataques.

Brumado: Fabrício parabeniza Phellippe e se apresenta em apoio ao consórcio de saúde

Brumado: Fabrício parabeniza Phellippe e se apresenta em apoio ao consórcio de saúde
Fabrício Abrantes e o presidente do consócio Regional de Saúde prefeito de Ituaçu, Phellippe Brito (PSD)

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (19), o prefeito de Ituaçu, Phellippe Brito (PSD), foi eleito o novo presidente do Consórcio Regional de Saúde. O empresário e pré-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, participou da eleição e fez questão de parabenizar o gestor pela sua eleição.

Abrantes destacou que a eleição é muito importante para toda região de saúde. “Quero parabenizar aqui o prefeito eleito Phellippe Brito, um jovem competente, que tem feito uma excelente administração em Ituaçu.

Tenho certeza que irá administrar essa grande obra em Brumado, a Policlínica, para trazer melhores condições de saúde para os brumadenses e para toda população da região que utiliza essa grande ferramenta”, afirmou.

Fabrício também defendeu a instalação de um Hospital Regional no município de Brumado. “Toda nossa região vem decadente e precisando fazer com que o Hospital Regional seja realidade. A saúde precisa ter grandes avanços, principalmente nas especialidades”, enfatizou.