Dia: 20 de novembro de 2022
DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
É inegável que a [população negra] muito contribuiu e continua contribuindo em todos os aspectos para a História do Brasil, da América Latina e do Mundo. Não resta dúvida que o negro, continuará lutando e resistindo para que um dia possa vencer esta escravidão miserável, cruel e estrutural que persiste escondê-lo na sua própria história.
Por esta razão, reafirmo que o negro não precisa de elogios ou comemorações, mas sim, de oportunidade de condição para viver melhor e dignamente como qualquer pessoa na Sociedade brasileira. CONSCIÊNCIA NEGRA PARA QUEM?
Antônio da Cruz Santana nasceu na cidade de Saubara, na Região do Recôncavo Baiano, em 9 de abril de 1971. Em sua cidade natal, fez o curso primário, na Escola Estadual Professor Caio Moura, e o ginásio, no Centro Educacional Cenecista de Saubara.
Comunida de Olho d’Água/Social: Juvenal e Celcina estão completando hoje (20/11), bodas de “Lápis Lázuli” 57 anos
Estão completando bodas de “Lápis Lázuli – 57 anos’, de um feliz e duradouro matrimônio, neste domingo dia 20 de novembro de 2022, o casal Sr. Juvenal Pardinho e Sra. Celcina Maria de Sousa conhecida por ”Dona Branca”. Deste feliz matrimônio nasceram 14 filhos sendo que 11 estão vivos e (3 em memorian), além de 26 netos e 14 bisnetos. Sr. Juvenal com 79 anos de idade e ”Dona Branca” com 74, eles são muito bem conceituados e formam um dos casais modelo da nossa comunidade.
Nós do Jornal Folha de Condeúba parabenizamos ao casal amigo de sempre, Sr. Juvenal e a Sra. Celcina, pela passagem de seus 57 anos de um feliz e bem sucedido matrimônio. Pela imensa sabedoria de ambos e por eles ter bem vivido a vida conjugal até aqui. Rogamos ao bom Deus que continue iluminando suas vidas e que essa data se repita por muitas vezes, para alegria não só deles, mas, de todos nós, assim podemos nos orgulhar em nossa sociedade, deste magnífico casal Sr. Juvenal e Sra. Celcina, mais uma vez parabéns!!!
TEXTO EM HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A luta contra o regime de escravidão que submetia a população negra às piores sevícias e ao trabalho forçado foi bastante sangrenta e custou inúmeras vidas. Enganam-se aqueles que acham que bastou a Princesa Isabel assinar um documento para houvesse a libertação dos escravos.
Essa “libertação” enquanto norma para a sociedade brasileira foi uma conquista meramente formal, pois os negros foram largados à própria sorte, sem recursos mínimos para sua sobrevivência e desenvolvimento e olhados como escória da sociedade. Ainda hoje esse olhar de desprezo, sobre quem possui pele negra, prevalece impregnado na sociedade brasileira, inclusive sobre o aspecto da inclusão social.
Os índices mostram essa opressão e discriminação: o desemprego entre os negros é 71% maior do que entre os brancos ([i]); a violência policial é maior entre os jovens negros. Dois em cada três jovens mortos pela polícia são negros ([ii]); as mulheres negras são as mais afetadas pela crise de desemprego ([iii]).
Tais números clamam por mudanças estruturais profundas em nossa sociedade. O dia da consciência negra deve ser um dia de reflexão e de luta contra o racismo estrutural no Brasil.
É de suma importância que lembremos os Quilombolas nesse Dia da Consciência Negra, para que não deixemos que se repitam práticas que promovam o desrespeito e o desprezo. Recentemente foram comparados ao gado, tendo sido feitas referência ao peso de um quilombola – cidadão brasileiro – em arrobas, numa declaração criminosa e inadmissível.
Devemos lutar também contra práticas igualmente danosas como as da negação da existência de preconceito no Brasil, classificando-as como “vitimismo”. A história mostra os fatos, o presente confirma o passado e é nesse presente que devemos resgatar a dignidade humana de todos os brasileiros.
Viva Zumbi de Palmares! Viva a luta antirracista! Viva a igualdade racial! Viva a luta pela liberdade e a dignidade humana!
Discussão em jogo de futebol termina em morte na zona rural de Anagé
Uma pessoa morreu neste sábado (19) após uma partida de futebol na cidade de Anagé. Segundo informou a Polícia, o jogo acontecia no povoado de Capinado, quando uma discussão na partida, deu sequência com uma briga.
Um dos envolvidos, desferiu golpes de chave de fenda contra a vítima fatal, identificada como Manoel Brito da Silva. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou a vítima para o Hospital Municipal Tavina Oliveira, em Anagé.
Segundo informou a 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), ele não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado.
O corpo de Manoel foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso. O autor do crime está foragido.
Seleção brasileira chega ao Catar para a Copa do Mundo 2022
Seleção brasileira chegou ao Catar em busca de mais um título internacional
A seleção brasileira está no Catar! O voo que levou a delegação de Turim para Doha pousou no país da Copa do Mundo às 23h01 (17h01 de Brasília), deste sábado (19) depois de pouco mais de 5h de duração no trajeto.
Na chegada a Doha, o técnico Tite disse que definirá a escalação da Seleção somente nos próximos treinos. O Brasil é a última seleção a chegar ao Catar, a cinco dias da estreia no Mundial, data limite estipulada pela Fifa.
A seleção fez cinco dias de treinamento na Itália antes. “Última equipe a chegar ao Catar e espero que seja a primeira (colocada). Mas antes passar para as oitavas, grupo difícil, mas estamos muito bem preparados”, disse Thiago Silva.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF e chefe da delegação, Tite e Juninho Paulista foram os primeiros a descer do avião. Na sequência, começaram a descer os jogadores, todos vestindo o traje especial para a Copa, assinado pelo renomado estilista Ricardo Almeida.
Do aeroporto a Seleção partiu para o hotel Westin Doha Hotel & Spa, na região central de Doha, que tem até praia artificial. O local será a concentração do Brasil na Copa. Lá, centenas de torcedores fazem festa desde o começo da noite aguardando a chegada do Brasil.
Músicas que serão entoadas nos estádios foram esquentando o clima. Muitos estrangeiros com camisa da Seleção engrossaram o coro, principalmente indianos. A maioria da região de Querala, que tem muitos fãs do Brasil e também da Argentina. Serão realizados mais quatro treinos antes da estreia na Copa do Mundo, contra a Sérvia, na próxima quinta-feira. Um deles será fechado para a imprensa.
STF retoma julgamento da revisão da vida toda do INSS; veja quem tem direito
Nunes Marques, indicado à Corte pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) queria que a decisão do plenário virtual, que garantiu o direito aos aposentados do INSS a incluírem todas as contribuições anteriores a 1994 no cálculo da aposentadoria, fosse discutida no plenário físico.
Conforme o regimento interno, do STF, a ministra, que já havia votado a favor da revisão, indicou um novo julgamento. No entanto, advogados veem a possibilidade de que possa haver proclamação do resultado ou mesmo um novo julgamento virtual.
A decisão de Nunes Marques foi mal vista por outros membros da Corte e personalidades do Direito, que viram interferência de Bolsonaro, para barrar o recálculo das aposentadorias do INSS.
O processo chegou a ser julgado no plenário virtual em março de 2022, depois de ficar parado por cerca de um ano após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, que deu o voto de minerva garantindo o direito aos aposentados por 6 votos a 5. O resultado final não chegou a ser proclamado, pois o pedido de Nunes Marques ocorreu menos de 30 minutos antes do fim do prazo.
Em junho, porém, nova decisão do STF trouxe mudanças para o caso. O plenário decidiu que votos de ministros aposentados no plenário virtual devem ser mantidos em novo julgamento. O entendimento do Supremo afeta a revisão da vida toda, cujo relator – e que deu voto favorável – é o ministro aposentado Marco Aurélio de Mello.
Pelas regras anteriores, o julgamento deveria recomeçar do zero no plenário físico, com novo relatório sobre o tema. Neste caso, a relatoria seria feita pelo ministro André Mendonça, também indicado pelo presidente Bolsonaro, ambos contrários ao tema. Com a decisão, não haverá novo relatório.
É importante destacar que a revisão da vida toda não abrange a totalidade de aposentados no país. Os segurados que podem se beneficiar da revisão são aqueles que realizaram poucos recolhimentos após 1994; quem recebia uma alta remuneração bem antes de 1994; e aqueles com baixos salários após 1994.
Aposentadorias concedidas com base nas novas regras estabelecidas pela reforma da Previdência não entram nessa revisão. Isso porque a Emenda Constitucional 103/2019 criou suas próprias regras de cálculo de aposentadoria.
Os aposentados que tiveram uma redução no valor de seus benefícios nos últimos tempos, devido ao sistema de transição, poderão pedir um novo cálculo mediante a inclusão de suas contribuições feitas, o que por sua vez, poderá aumentar o valor da aposentadoria.
Para fazer os cálculos, é preciso ter em mãos carteiras de trabalho, carnês de contribuição, processo administrativo de aposentadoria (requerido no site ou no aplicativo do INSS) e carta de concessão do benefício a ser revisado.
Votaram a favor dos aposentados o ex-ministro Marco Aurélio Mello e os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski. Votaram contra os ministros Nunes Marques, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Gilmar Mendes.
Grupo de brasileiros ‘comuns’ deve entregar faixa a Lula
Como o Painel mostrou, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a cogitar sair do país para não entregar a acessório a seu sucessor.
Diante disso, auxiliares de Lula discutem escolher pessoas comuns que representem a diversidade do povo brasileiro para, em conjunto, passar a faixa ao novo presidente.
O grupo de trabalho sobre o tema se reuniu na sexta-feira (18) no Centro Cultural do Banco do Brasil, onde o gabinete de transição funciona em Brasília. Quem coordena os trabalhos nesta área é a futura primeira-dama, a socióloga Rosângela Silva, a Janja, que está acompanhando o presidente eleito em viagem no exterior.
Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Comunidade Riacho de Areia realizou a festa em louvor e honra a sua Padroeira Santa Luzia
Foi realizada ontem a noite sábado dia 19 de novembro de 2022 e diga-se de passagem, com grande sucesso, a festa em honra e louvor a Santa Luzia, Padroeira da Comunidade Riacho de Areia “José de Sousa”.
A celebração do Culto teve início às 19h30min., o qual teve a participação das seguintes pessoas e comunidades: Comentarista Valdir – Comunidade Riacho de Areia, que fez a abertura agradecendo primeiramente a Deus pela chuva e aos demais irmãos das comunidades que atenderam o chamado para vir celebrar conjuntamente e a todos pela presença.
Dirigente Adriana – Comunidade do Riacho Seco de Gerosino. Primeira leitura foi feita por Jeferson do Bom Abrigo. Segunda leitura Edileusa Comunidade do Capão da Ripa. Salmo foi cantado por Dinalva Comunidade do Olho d’Água. As Preces foram feitas por Marli da Comunidade Quilombola do Tamboril. Animação ficou por conta do excelente conjunto composto por Elisiane, Pedro e Matheus da Comunidade Baixa da Furquilha. As festeiras são Manuela e Luzia.
Ao final da celebração, disse Valdir que é o Tesoureiro da Comunidade: “Faço agora uma pequena prestação de contas em referência ao salão que está sendo construído aqui ao lado da Capela Santa Luzia. Quero explicar que nós antecipamos a festa em louvor a nossa Padroeira Santa Luzia, mas depois será feito o Tríduo nos próximos dias 10, 11 e 12/12 que terá início às 19h30min., e a Santa Missa acontecerá em 13/12 dia Santo de Santa Luzia, pela manhã às 10:00 horas. Todos estão convidados para vir celebrar conosco. A partir de agora, vamos nos deliciar com uma quermece que está acontecendo aqui, acompanhado de um grande leilão”, concluiu Valdir.
Fotos: Oclides/JFC Continue lendo
Comentários