COORDEIROS: PROJETO LEITURA QUE CATIVA
Mulheres da cidade de Cordeiros/BA., que fazem parte do Projeto Leitura que Cativa
Estivemos conversando com a professora Cinara Alves de Moraes Andrade (ela é natural de Condeúba), mas radicada em Cordeiros Seu pai Modestinho (In memorian) foi vereador em Condeúba e também em Cordeiros. Cinara é casada com Kleber Marinho, é mãe de duas filhas (Klenara e Catarina) e avó de Caio.
A professora Cinara é uma pessoa “astuta” no bom sentido, tem um grande poder de criar, organizar e dirigir grupos; foi assim que aconteceu em novembro de 2013, portanto há 9 anos atrás, a criação do Projeto Leitura que Cativa de iniciativa da professora Cinara com o apoio do seu sobrinho Halisson Naninne, hoje morando em BH.
O Projeto Leitura que Cativa, hoje está composto por 26 mulheres na maioria são professoras ativas, algumas já aposentadas, uma estudante de medicina, uma estudante de biblioteconomia, uma enfermeira, comerciantes, dentre outras profissões. Elas se reúnem periodicamente com propostas e programações focadas principalmente na leitura; já leram e refletiram aproximadamente 50 livros.
Cinara é a coordenadora do grupo, exerce as funções de comprar os livros, pagar com o dinheiro do próprio grupo, que tem uma Tesouraria, pois é cobrado de cada membro uma mensalidade. Elas se dividem em pequenos grupos, os quais ficam responsáveis para indicar o próximo livro e organizar o encontro para discussão.
Neste mês de aniversário do grupo, a coordenadora Cinara disse que está programado para o proximo dia 25 receber uma “Moção Honrosa” na Câmara de vereadores da cidade e, tem também a proposta de um bate papo com o prefeito Delci pra falar sobre o funcionamento da Biblioteca Municipal.
A professora Cinara nos concedeu uma entrevista pra falar especificamente do referido projeto. Acompanhe a seguir:
Comentários