Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que de 1189 subiu para 1191 os casos de infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 20 óbitos, 1156 já foram curados e 15 estão em tratamento. Suspeitos 3.140, aguardam coleta 4, aguardam resultado 22 e descartados laboratorialmente 1.923.
Recordar é viver, esse é um provérbio Português: Por isso, vamos usar desse expediente luso, para relembrar com muita alegria e por que não dizer, com bastante saudade os grandes momentos dos São João e São Pedro passados, com as rezas e crendices ao acender as fogueiras às 18:00 horas do dia 23 de junho, ouvindo as musicas juninas nas vozes de grandes interpretes, as exibições das grandes quadrilhas juninas, as leituras de poesias em cordel, se referindo às fogueiras de São João e São Pedro. Revendo os enfeites das ruas, praças e residencias, a confecção e montagem de todos os enfeites, que por sua vez concretiza o que foi antes planejado.
Os forrós tomam conta desse período junino, quer seja, nas praças, clubes ou residencias, o baile está formado num só ritmo de forró. Sempre acompanhado da deliciosa culinária baiana, uma vez que as festas juninas tem suas iguarias especiais como pipoca, canjica, amendoim torrado e cozido, pamonha, mingau, milho assado, cuscuz, bolo de fubá de mandioca, quentão chá de amendoim entre outros. Tudo isso é comemorado com muitos fogos do tipo traques, bombinhas, chuvinhas, cobrinhas, pega-moleque, bombas e foguetes de rabo, queimas de fogos de artifícios e também nas grandes praças, tem se o hábito de fazer a queima da nega maluca.
MEIO SÉCULO: Relembrando as festas juninas há mais de 50 anos atrás, quando os festejos eram comemorados só nas residencias, então as arrumações para esperar a fogueira eram enormes, as pessoas programavam o ano inteiro para a chegada do dia de São João ou no caso dos viúvos São Pedro. Já começava no inicio do ano esperando os rios abaixar a água e secar os brejos para plantar milho e feijão, para fazer a festa de São João.
As fogueiras eram retiradas no mato, sendo o surucucu a madeira predileta para a fogueira queimar por inteiro. Depois de tirada era puxada com carro de bois 10 dias antes do São João, neste período era também, providenciado a lenha para acender fogo no forno, que depois de quente tinha que varrer com ramos de madeira nova, usava se folha de bananeira para assar o famoso biscoito de vela, nas assadeiras os biscoito do tipo chiringa, biscoito de sal, manuê, bolos, frango, pernil, lombo e outros. Grandes recordações maravilhosas, eramos felizes e sabíamos disso, pois participávamos de tudo. E VIVA SÃO JOÃO!!!
PANDEMIA: Nos anos de 2020 e 2021 foram retirados do povo do mundo inteiro, o direito de participar de quaisquer tipos de festas, por conta do coronavírus a covid-19, que nesse período tem avassalado a humanidade, matando mais de qualquer tipo de guerra já existente. No Brasil até a presente data 23/6/2021 já morreram mais de 502 mil pessoas, em Condeúba já foram 20 mortes. Enquanto não ser vacinado toda a população, não podemos voltar às nossas atividades normais com segurança, principalmente as festas que geram grandes aglomerações de pessoas. Este ano de 2021 ainda teremos que usar mascara, lavar sempre as mãos, usar álcool em gel, manter o distanciamento entre as pessoas e evitar aglomerações. Que o Senhor São João nos ajude a vencer essa terrível pandemia. AMÉM!!!
Veja abaixo fotos e decorações das festas juninas:Continue lendo
Uma ação policial realizada na segunda-feira (21) apreendeu 142 camisas de um bloco junino que planejava fazer uma festa clandestina de São João em Cruz das Almas, cidade do recôncavo da Bahia. Um decreto estadual proíbe festas na Bahia, por causa da pandemia. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a festa estava programada para ocorrer no dia 24 de junho, na Rua Santo Antônio.
A delegacia da cidade, contudo, descobriu os planos da festa e conseguiu mandado de busca e apreensão com a Justiça, que foi cumprido na segunda-feira, na casa do organizador do evento. Ainda de acordo com informações da SSP-BA, o bloco junino estava vendendo as camisas por R$ 17. Além das 142 camisa, foram apreendidos um caderno de anotações de compra e venda dos abadás.
“Fizemos o trabalho de investigação e descobrimos o responsável pela venda das camisas. No dia que seria o evento, vamos contar com o apoio da Polícia Militar, para que, se haja algum indicativo de festa, ou aglomeração, possamos punir diante da lei os envolvidos”, explicou o delegado Cristóvão Éder, titular da delegacia da cidade.
Os proprietários de veículos com placas de final 7, 8, 9 e 0 ainda podem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. No caso das placas de final 7 e 8, o prazo se encerra nos próximos dias 29 e 30 de junho, respectivamente. Já para as placas de final 9 e 0, o abatimento é válido até o final do próximo mês: dias 29 e 30 de julho. As datas podem ser consultadas na tabela do IPVA 2021 do Estado da Bahia.
A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) alerta ainda que os proprietários de veículos com placas de final 3 e 4 têm também até os dias 29 e 30 de junho, respectivamente, para pagar o IPVA em cota única e sem desconto. Caso o proprietário não regularize o imposto e o licenciamento, o automóvel ficará com a documentação irregular.
O contribuinte pode fazer o pagamento em uma agência, um caixa eletrônico ou um aplicativo do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. Para quem estiver elegível, o desconto de 5% no IPVA é calculado automaticamente no momento da transação.
Parcelamento
Os proprietários de veículos com placas terminadas em 7, 8, 9 e 0 podem optar ainda por dividir o IPVA em três parcelas, sem o desconto. Para isso, basta observar os vencimentos das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa do veículo. Quem perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes, devendo efetuar o pagamento integral do imposto até a data da última parcela.
Todas as informações poderão ser consultadas neste site, Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA, ou pelo call center da Secretaria da Fazenda do Estado, no 0800 071 0071 (ligações de telefone fixo) e no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).
Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. Os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2021. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento.
Um homem que deu entrada no Hospital Municipal de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, teve um “surto” e quebrou uma mesa, danificou uma cadeira e outros equipamentos na unidade, na noite de segunda-feira (22). De acordo com o G1, imagens feitas por pacientes, que estavam em um saguão no hospital, mostram o homem proferindo palavrões e arrastando uma maca.
Ele também estava com um ferimento no pé. A prefeitura de Simões Filho informou que o paciente deu entrada na unidade de emergência após um trauma frontal de cabeça, e que entrou em surto psiquiátrico ao chegar na unidade.
Ainda segundo a prefeitura, ele foi atendido por uma equipe médica, e foi internado. O paciente aguarda regulação para avaliação com um médico vascular. O órgão não informou o que foi danificado, nem o prejuízo causado pelo paciente.
Secom/PMVCNa manhã desta terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Administração (Semad) realizou uma qualificação a respeito da ISO 9001, sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de atender satisfatoriamente os cidadão e alcançar os objetivos planejados.
A qualificação foi destinada aos servidores que estão ingressando no quadro de Recursos Humanos da Prefeitura de Vitória da Conquista, visando a familiarização com as diretrizes do Sistema de Gestão de Qualidade (SGC).
De acordo com a coordenadora municipal de Recursos Humanos, Aline Maciel, a Prefeitura de Vitória da Conquista foi a primeira do Brasil a receber o selo ISSO 9001. A certificação foi concedida em outubro do ano passado, na área de Gestão de Processos Administrativos e Execução da Folha de Pagamento. “É uma forma de padronizar e garantir a qualidade e a melhoria contínua dos processos de trabalho. Isso dá para a gente mais transparência, mais segurança e uniformidade nos processos”, explicou a coordenadora.
“A gente tem alguns procedimentos, com modus operandi documentado, então, o saber organizacional saiu da cabeça das pessoas e agora tá descrito nesses documentos. A ideia é que qualquer pessoa nova no setor possa, a partir da leitura desses documentos, das instruções e formulários e observando os procedimentos legais, dar continuidade ao trabalho”, completou Aline.
A secretaria de saúde de Brumado teve de acionar a polícia, na tarde desta terça-feira (22), para impedir a ação de cambistas na porta do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS). Em entrevista o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que a Polícia Militar já foi informada sobre a prática na porta das escolas aonde acontece a vacinação.
“Parece que tem um grupo buscando senhas pela manhã para, no outro dia, um cambista ficar tentando vender senhas na porta das escolas. Peço, mais uma vez, a colaboração da população: não comprem senhas, principalmente quando estamos no período de segunda dose. Nesse caso, já programamos a quantidade certa de pessoas/doses para aquele dia”, relatou.
Feres esclareceu que, no caso específico da segunda dose, as senhas são distribuídas apenas para organização da fila, visto que todas as pessoas já estão previstas para segunda dose. “Hoje, prevendo esse possível problema, já peço: não comprem senhas. Essa prática de venda de senhas é perversa. Uma equipe da polícia dará suporte para pegarmos em flagrante esses cidadãos”, reiterou.
Nesta terça-feira (22), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), negou o pedido de autorização temporária para uso emergencial do medicamento Avifavir (Favipiravir) no tratamento antiviral de pacientes hospitalizados com covid-19. A decisão unânime foi tomada durante a 12ª reunião pública da Diretoria Colegiada (Dicol), nesta terça-feira.
Segundo a relatora, a diretora da agência Meiruze Freitas, o remédio não atende às expectativas da agência quanto aos requisitos mínimos de segurança e eficácia no contexto do uso emergencial. “A Anvisa deve usar de todas as vias possíveis para fazer com que novos tratamentos estejam disponíveis para os pacientes o mais rápido possível. Entretanto, não se pode autorizar o uso de um medicamento que não demonstrou benefício clínico no tratamento da covid-19 e ainda pode resultar em riscos à saúde dos pacientes”, afirmou Freitas.
A solicitação de autorização de uso emergencial do Avifavir foi feita pelo Instituto Vital Brazil, representante no Brasil do medicamento, fabricado pelas empresas russas API – Technologies LLC e Joint Stock Company Chemical Diversity Research Institute.
Em nota, a Anvisa justificou a decisão afirmando que o medicamento é produzido com matéria-prima ainda não registrada pela agência e que nenhuma outra autoridade regulatória de outros países aprovou o Avifavir para o tratamento da covid-19. Além disso, as áreas técnicas concluíram que as limitações, incertezas e riscos da aprovação do uso emergencial do medicamento superariam os benefícios no eventual tratamento de pacientes.
Comentários