Dia: 19 de fevereiro de 2021
Governo Federal exclui 48 mil famílias nordestinas do Bolsa Família; Bahia registra maior corte de benefícios do país
Dados do Comitê Técnico da Assistência Social do Consórcio Nordeste mostram que, de dezembro a fevereiro de 2021, o Nordeste teve uma redução de 48 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. Outras 13 mil famílias foram cortadas na região Norte, no mesmo período.
Paralelo a isso, as regiões Sul (+ 26.504), Sudeste (+ 21.479) e Centro Oeste (+ 4.090) registraram aumento no número de famílias beneficiadas pelo governo de Jair Bolsonaro. A Bahia é o estado do Nordeste que mais perdeu benefícios: foram excluídas 12.706 famílias entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021.
Em seguida vem Ceará (- 8.639), Pernambuco (- 7.550) e Maranhão (- 6.609). Em número absoluto, a Bahia também é o estado com o maior corte de benefícios em todo o país. Ao mesmo tempo, Minas Gerais (+ 23.047), Rio Grande do Sul (+ 12.119) e Paraná (+ 9.693) registraram aumentos expressivos.
Ibicoara: Morcego albino raro é descoberto no Parque Natural Municipal do Espalhado
Durante expedição da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo do município de Ibicoara para verificar a existência do “animal de aparência exótica”, um morcego branco foi encontrado pela primeira vez no Parque Natural Municipal do Espalhado (PNME).
De acordo com informações do Correio da Bahia, o Chefe de Parque, Roberto Nogueira que teve a primeira experiência visual com o mamífero, foi quem conduziu a equipe técnica e até o local onde possivelmente seria encontrado o “morcego albino”. Esteve presente também na “Expedição Morcego Branco”, o Secretário de Meio Ambiente e Turismo – Luã Sampaio, o Diretor de Fiscalização – Narciso Silva, o Subsecretário Cássio Antônio e também fotógrafo que registrou o animal e o Biólogo e Analista Ambiental da Secretaria, Alan Silva Junior.
Segundo o analista ambiental do município de Ibicoara, Alan Silva Junior, é provável que o animal seja da espécie diclidurus albus, com hábito insetívoro e solitário, apresenta pelagem branca única, e morcegos com estas características são da família Emballonuridae, também conhecido na América Central como “morcego fantasma” que ocorre do México ao sudeste do Brasil.
46ª CIPM captura indivíduo em Livramento de Nossa Senhora com mandado de prisão em aberto em São Paulo
Com base nas informações colhidas pelo Serviço de Inteligência da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) deslocou-se até o Distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, a fim de localizar um indivíduo que possuía mandado de prisão em aberto, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo por roubo majorado.
Segundo informou a 46ª CIPM, o indivíduo foi encontrado em um galpão. Depois de revistado, ele foi cientificado da prisão e apresentado ao delegado de polícia para os devidos fins legais.
Juazeiro: homem é preso suspeito de agredir e manter mulher em cárcere privado
Um homem foi preso, suspeito de agredir e manter a companheira em cárcere privado, na zona rural de Juazeiro, no Vale do São Franciscano por equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam/Juazeiro). O pai da vítima denunciou na delegacia, na segunda-feira, 15, que a filha vinha sendo mantida presa sob ameaça e impedida de se alimentar.
O suspeito manteve a vítima em cárcere por no mínimo três dias, na localidade conhecida como Salitre, na cidade. E a motivação teria sido por ciúmes. Segundo a Deam/Juazeiro, a mulher apresentava lesões pelo corpo, após ser agredida com um pedaço de madeira. Com isso, ele foi conduzido à DT e autuado em flagrante pelos crimes.
Brumado: Amarildo Bomfim fala da exoneração da esposa do cargo de diretora do Hospital Municipal
Vereador Amarildo Bomfim (PSB). Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Em entrevista, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) falou sobre a exoneração da esposa, Lucidalva Oliveira, do cargo de diretora do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto logo após a sessão em que o mesmo votou contrariamente aos projetos encaminhados pelo prefeito à Câmara de Vereadores.
O parlamentar declarou que o mais prejudicado com a decisão foi a população. “Técnica de enfermagem, técnica de laboratório, técnica em farmácia, socorrista, gestora hospitalar, pós-graduada em saúde pública e, acima de tudo, humana. Quem perdeu não foi Amarildo foi a população porque todos reconhecem o excelente trabalho que ela realizava no hospital”, rebateu. Para Bonfim, infelizmente, a retaliação faz parte da política.
Apesar do impasse, ele garantiu que está tranquilo e que continuará fazendo o seu trabalho. “Paciência. Quando Deus fecha uma janela ele abre uma porta e eu confio muito em Deus. Tenho muito orgulho da mulher que eu tenho e da profissional que ela é. Ela é guerreira. Trabalhava por amor, não só pela remuneração. A população que perdeu com a saída dela, mas vamos tocar o barco”, reiterou.
Comentários