Dia: 17 de fevereiro de 2021

Diocese de Caravelas/Teixeira de Freitas de luto com a morte do padre Gilberto

O padre Antônio Gilberto de Oliveira, morreu aos 72 anos de idade

Morreu por volta das 12h30 desta quarta-feira de cinzas (17), no Hospital Sobrasa em Teixeira de Freitas, o padre Antônio Gilberto de Oliveira, 72 anos. A noticia foi publicada no site da diocese.

Padre Gilberto comandou a paroquia de Santo Antonio por alguns anos, depois foi para Itabatã no distrito de Mucuri onde também ficou por alguns anos antes de retornar a Teixeira de Freitas. O padre estava internado desde julho no hospital Sobrasa com a saúde muito debilitada e faleceu hoje, às 12h30.

Com um humor irreverente, padre Gilberto conquistou muitos amigos por onde passou. Que Deus o acolha nos seus braços e lhe proporcione o descanso eterno.

Sobre o Padre Gilberto

O padre Antônio Gilberto de Oliveira, 72 anos, 29 anos de vida sacerdotal, nasceu no dia 3 de maio de 1948, na cidade de Araçagi no Estado da Paraíba. Filho de João Paulino de Oliveira e Maria Francisca de Oliveira. Em 1988, ingressou na Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, como seminarista.

Foi ordenado presbítero por Dom Frei Antônio Elizeu Zuquetto no dia 12 de maio de 1991 em sua cidade natal. A pedido de Dom Antônio, foi para Roma, onde cursou mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ao retornar assumiu como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Itamaraju.

Em 2004, foi pároco da recém-criada Paróquia Santo Antônio, desmembrada da Paróquia São Francisco em Teixeira de Freitas, servindo até 2010. Em dezembro de 2010, foi transferido para a Paróquia São José em Mucuri, onde também foi pároco, exercendo até 2018.

Vigário Geral da Diocese; representante dos presbíteros da Diocese; Membro do Conselho Presbiteral da Diocese, membro do Colégio de Consultores da Diocese; Reitor do Seminário Maior Diocesano, sediado em Ilhéus onde por muitos anos foi professor. Como último ofício, foi Vigário paroquial da Paróquia São Pedro – Catedral, desde 29 de junho, dia de São Pedro.

“Agradecemos ao Pe. Antônio Gilberto por sua dedicação pastoral nesta porção do Reino de Deus. Agradecemos à sua família por todo zelo e carinho com Pe. Antônio Gilberto. Agradecemos à direção, aos médicos e funcionários do Hospital Sobrasa pelo cuidado atento para com nosso irmão. Aos cuidadores que se desvelam dia e noite no acompanhamento deste nosso irmão, nossa eterna gratidão”, diz a nota de comunicação da Diocese.

O velório acontecerá na Catedral Diocesana a partir das 21 horas de hoje (17 de fevereiro), e às 21 horas será celebrada Missa de corpo presente.

Amanhã – 18 de fevereiro: Missa de corpo presente nos seguintes horários: 6, 7, 8 e às 9 horas.

Missa exequial, presidida pelo bispo Dom Jailton de Oliveira Lino em seguida será o sepultamento na Cripta da Catedral às 10h30.

Diocese de Caravelas/Teixeira de Freitas de luto com a morte do padre Gilberto

Secretário Fábio Vilas-Boas confirma que Hospital de Base passará a administrar a UPA de Conquista

Durante entrevista concedida UP Notícias, da Rádio UP, de Vitória da Conquista, na ultima terça-feira, 16 de fevereiro, o Secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, confirmou que a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) passará a ser administrada pelo Hospital de Base, que é do Governo da Bahia.

Até então a UPA era administrada por uma empresa terceirizada “O Hospital fica ao lado da UPA, acaba ficando mais fácil o hospital gerir, inclusive porque vão dialogar melhor”. O Secretário disse ainda que todos os profissionais contratados não serão demitidos. “Não iremos demitir ninguém”.

Fábio Vilas-Boas falou ainda sobre a possibilidade de abrir novos leitos da doença no sudoeste baiano, possivelmente em Caetité visto que Vitória da Conquista não há mais espaços disponíveis.

Na oportunidade, o secretário informou que testou positivo para a Covid-19. Ele, inclusive, divulgou em suas redes sociais. “Amigos. Depois de 11 meses tentando escapar do vírus, testei positivo para Covid-19 hoje (16). Permanecerei em isolamento, em casa, cumprindo agenda virtual de trabalho. Estou bem, com sintomas leves, com medicamentos sintomáticos. Essa doença é muito seria!”, disse o secretário”.

Veja novas regras para aposentadoria e pensão por morte que passam a valer neste ano

Aprovada há mais de um ano, a Reforma da Previdência trouxe mudanças na concessão de aposentadorias de forma progressiva aos contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A reforma trouxe quatro regras de transição, sendo que duas passaram a valer na virada de 2020 para 2021.

A primeira alteração refere-se à regra 86/96, que consiste na soma da idade mais a tempo de contribuição. Em janeiro deste ano, a pontuação subiu, sendo 88 pontos para mulheres e 98 pontos para os homens. Com o passar do tempo, será acrescido 1 ponto por ano, até chegar a 100 pontos para mulheres, em 2033, e 105 pontos para os homens, em 2028.

Porém, vale lembrar que a reforma também estabelece idade mínima e tempo mínimo de contribuição para homens e mulheres. A segunda regra de transição, que começou a vigorar no primeiro dia deste ano, fixou uma nova idade mínima às pessoas com longo tempo de contribuição, sendo 57 anos às mulheres e 62 anos aos homens. Continue lendo

Pela 5ª vez a Campanha da Fraternidade de 2021, será de responsabilidade do CONIC

* Artigo de Levon NascimentoO espírito imundo e a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021

A Campanha da Fraternidade (Ecumênica) de 2021 começa nesta quarta-feira de cinzas e vai até a Páscoa.

Em sua história de mais de meio século, é a quinta vez que não será só católica (CNBB), mas de responsabilidade do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).

Os objetivos desta CFE 2021: “1) o enfrentamento, por todas as igrejas, do feminicídio, do racismo, da homofobia, da intolerância religiosa, da violência (especialmente a do Estado) e do etnocídio indígena; 2) o cuidado com o meio ambiente e a superação do aquecimento global; 3) o apoio às medidas restritivas de prevenção à covid-19; e 4) o estabelecimento de práticas de humanização das relações humanas pelo amor”.

Poderia algum católico ou cristão estar contra essa pauta e ainda dizer-se seguidor fiel de Jesus?

Obviamente que a resposta é não.

Mas há os fanáticos religiosos, que se “colocam” mais católicos do que o Papa, mais justos do que Jesus e mais poderosos do que Deus. Eles se manifestam contra a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 com ódio idêntico ao dos atuais inquilinos do Palácio do Planalto.

O discurso é o mesmo: perigo do comunismo, ameaça à família tradicional, liberalização dos costumes, etc.

Porém, não se incomodam como o armamentismo da sociedade civil, a fome das famílias pobres, a miséria massiva como resultado econômico e a morte enquanto política de governo.

São figuras adoecidas, cobertas de cicatrizes de desamor e escondidas sob o véu da falsa piedade religiosa. Sepulcros caiados.

Assopram o mal sobre o povo brasileiro. Endemoniam o “jovem” país, como o “espírito imundo” que se classificou como “Legião” em Gérasa, perante o exorcismo libertador comandado pelo Cristo.

Não me canso de repetir: tais católicos ultraconservadores, que adoram o genocida (que usa o nome de Deus indevidamente para justificar seu governo de morte) e xingam ao sucessor do apóstolo Pedro, que é o Papa Francisco, tal e qual os fariseus e doutores da lei de antigamente, não pensariam duas vezes em mandar Jesus novamente ao Calvário, cruz no lombo, caso o mestre voltasse hoje em dia.

Mas, não tardará a alvorada em que Nosso Senhor lançará todo esse “espírito imundo” nos “porcos” e a manada do penhasco ao mar (Evangelho de Marcos cap. 5). Eu creio…

… E apoio a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021.

Vem, Senhor Jesus!

Caminhoneiro embriagado provoca acidente, foge do local sem prestar socorro e acaba preso na BR 110

Foto – Divulgação / PRF-BA

Uma conduta imprudente no trânsito, provocada intencionalmente por um profissional do volante, quase terminou em tragédia no último domingo (14/02). A ação foi registrada no Km 200 da BR 110, trecho do município de Ribeira do Amparo, distante 275 quilômetros da capital baiana. Era por volta das 12h30, quando uma equipe da PRF tomou conhecimento de um acidente de trânsito ocorrido na rodovia.

Prontamente, os policiais diligenciaram e chegando ao local, verificaram que o acidente envolvia um caminhão de carga e um veículo Hyundai Creta. Após receber auxílio dos PRFs, o condutor do Creta relatou que transitava na rodovia com destino a cidade de Alagoinhas (BA), quando percebeu o motorista de um caminhão efetuar manobras perigosas na pista. Ele disse ainda que o caminhoneiro praticamente ‘colou’ na traseira do automóvel, momento em que pediu ao seu filho, que estava como carona, para filmar as condutas imprudentes daquele motorista.

Em seguida, o caminhoneiro ‘tomou’ a faixa contrária e intencionalmente colidiu na lateral do Creta. Com o impacto o carro foi ‘jogado’ para fora da pista de rolamento. Apesar do susto, ninguém se feriu. O caminhoneiro evadiu-se do local, deixando de prestar socorro. Uma guarnição da Polícia Militar (PMBA) foi acionada e conseguiu interceptar o caminhão uns 30 quilômetros depois já na cidade de Cipó.

A PRF fez o teste do etilômetro no motorista da Volvo, sendo registrado o valor de 0,36 mg de álcool por litro de ar alveolar. O resultado no ‘bafômetro’ supera o limite que configura a conduta como crime. O infrator, um homem de 55 anos que reside em São José do Rio Preto (SP), foi preso por embriaguez ao volante.

Condeúba: Morreu a Sra. Alice dos Santos aos 98 anos de idade

 

 

Sra. Alice dos Santos morreu aos 98 anos de idade

Morreu na noite desta terça-feira dia 16 de fevereiro de 2021 às 21:00 horas a Sra. Alice dos Santos aos 98 anos de idade, ela era viúva do Sr. Inácio Pereira e deixou uma filha Ana Pereira dos Santos Dias, 3 netos e 3 bisnetos. Segundo informações de familiares, a causa da morte foi insuficiência cardíaca. Seu corpo está sendo velado no Memorial São Matheus, o sepultamento será hoje a tarde dia (17/2) às 17:00 horas no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sede em Condeúba.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares dA SrA. Alice, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus a tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Sra. Alice.

Secretário de Saúde da Bahia testa positivo para Covid-19

Foto – Wilker Porto – O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, testou positivo para a Covid-19. O resultado foi confirmado nesta terça-feira (16), tanto pelo exame RT-PCR, que é o padrão ouro para a detecção do vírus, quanto por antígeno.

“Permanecerei em isolamento, em casa, cumprindo agenda virtual de trabalho. Estou bem, com sintomas leves, com medicamentos sintomáticos. Essa doença é muito séria!”, afirma Vilas-Boas.

Covid-19: Governador decreta toque de recolher na Bahia a partir de sexta-feira (19), Condeúba está incluso

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta terça-feira (16) toque de recolher na Bahia por causa do avanço da pandemia de Covid-19 no estado. O município de Brumado também está na lista. Costa espera contar com o apoio do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) para o cumprimento do toque de recolher.

A determinação passa valer a partir de sexta-feira (19). A medida, segundo o governador, ocorre por causa da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado. Nesta terça, a taxa de ocupação nos leitos de UTI é de 74%. O toque de recolher será válido por 7 dias, das 22h às 5h. Ainda de acordo com Rui Costa, a medida será válida para a maior parte das cidades baianas, exceto nas regiões de Irecê, Jacobina, na região de Alagoinhas e no oeste do estado.

O governador já havia anunciado que não descartaria o toque de recolher no estado. Na ocasião, ele disse que a medida seria “para evitar o pior”. No último sábado (13), o governador também já tinha feito um alerta para colapso na saúde, já que diversos hospitais estão com 100% de ocupação das UTIs.

“É evitar a convivência em bares, bebida, na madrugada. Geram muita contaminação. Está associado a bebidas e ao descuidado das medidas. Queremos preservar vidas humanas. Precisamos contar a taxa de contaminação. Pedimos para os prefeitos que ajudem nessa mobilização”, disse.