Dia: 24 de dezembro de 2020

Mais de 80% da população deve ser vacinada para combater circulação do coronavírus, afirma infectologista

Segundo a médica infectologista Ceucí Nunes, que é diretora-geral do Instituto Couto Maia, um dos primeiros hospitais a receberem pacientes de Covid-19 na Bahia, mais de 80% da população deve ser vacinada para que a imunização se mostre eficaz e impeça a proliferação do vírus. “Vacina não é uma questão individual. É uma questão de proteção individual, mas principalmente de proteção coletiva.

Para que uma vacina seja eficaz, para que a vacina impeça mesmo um grande número de casos, é preciso que cerca de 80 a 85% da população esteja vacinada”, disse. A Bahia tem já um acordo assinado com a Rússia para utilização da Sputnik. A médica ainda ressaltou a importância da vacina no controle da pandemia.

“As vacinas são importantíssimas no controle de doenças infecciosas, inclusive de pandemias. Por exemplo, a H1N1, que a gente conseguiu controlar. A H1N1 ainda existe entre nós, mas numa quantidade muito pequena de casos porque nós temos anualmente a vacina da gripe, que contém também a Influenza H1N1. Isso é super importante.

Nós já conseguimos erradicar do mundo a varíola, erradicar da maior parte do mundo a poliomielite, eliminar de diversos lugares o sarampo, e alcançamos uma redução enorme da catapora. Então, a vacina é de uma importância imensa para a humanidade. Inclusive é um dos quatro fatores que implicaram na sobrevida da humanidade, que passou de 40 anos no início do século XX para quase 80 anos agora”, argumentou.

Câmara aprova texto-base de projeto que abre caminho para conta em dólar no Brasil

A Câmara dos Deputaos aprovou nesta terça-feira (22) o texto-base do projeto de lei que faz uma série de alterações no mercado cambial brasileiro e abre caminho para que pessoas físicas mantenham contas em moeda estrangeira, como dólar, no Brasil.

O texto-base foi aprovado em votação simbólica. As propostas de mudança ao texto serão votadas no próximo ano. Só então o texto segue para o Senado.

O texto é tido como uma das prioridades do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A expectativa era que o projeto fosse votado na segunda-feira (21), mas, por causa de uma obstrução da oposição e, inicialmente, da base informal do governo, que apoia a candidatura do deputado Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara, a apreciação do projeto foi adiada.

O projeto de lei, enviado pelo Executivo em outubro de 2019, aumenta a autonomia do Banco Central para regular o mercado de câmbio. O projeto é uma das apostas do BC para o primeiro trimestre deste ano, mas a pandemia do coronavírus atrasou votações e suspendeu as negociações no Congresso.

A atual legislação cambial está dispersa em mais de 40 leis e outros dispositivos, e busca também adaptar o Brasil às recomendações da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Continue lendo

Secretário afirma quando as aulas vão voltar nas escolas na Bahia

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) já possui um planejamento para recuperar o ano letivo de 2020, que ficou comprometido por conta da pandemia do coronavírus, no próximo ano. De acordo com o titular da pasta, Jerônimo Rodrigues, o plano envolve a realização de atividades complementares aos finais de semana e feriado, entre outras ações.

O secretário afirma que não considera que o retorno às aulas só seja possível com a vacina. Ele informa que “assim que houver um calendário de vacinação, as aulas devem voltar de forma híbrida, combinando atividades remotas e presenciais, até que as aulas voltem ao normal”.

Fonte: Brumado Urgente

Assembleia Legislativa aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o ‘Refis do Petróleo’

Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA

Em duas sessões virtuais comandadas pelo seu presidente, deputado Nelson Leal (PP), a Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA aprovou, na tarde desta quarta-feira (23.12), os Projetos de Lei nº 23.886/2020 – Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021 – e nº 24.039/2020, que dispõe sobre a remissão parcial e a redução de juros e multas de débitos tributários de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), relacionados a glosas de créditos fiscais, de contribuintes que exerçam as atividades econômicas de extração e refino de petróleo e gás natural.

Votada em sessão ordinária, a LDO teve os votos contrários da oposição e abstenção do deputado Hilton Coelho (PSOL). O outro PL, chamado de “Refis do Petróleo”, foi aprovado em sessão extraordinária convocada pelo presidente Nelson Leal logo após o encerramento da sessão ordinária. Relatado pelo deputado Alan Sanches (DEM), cujo parecer foi favorável, esse projeto foi aprovado com o voto contrário do deputado Hilton Coelho.

Também incluso na pauta extraordinária, o Projeto de Lei nº 23.994/2020 , do Poder Executivo, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual (PPA) 2020/2023, teve pedido de vista feito pelo deputado Tiago Correia (PSDB) e Alan Sanches logo após a leitura do relator, deputado Vitor Bomfim (PDT).

Cai otimismo com mercado de trabalho para os próximos meses, diz pesquisa

A 14ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH) aponta que, apesar de os profissionais entrevistados manterem o otimismo em novembro em relação ao mercado de trabalho para os próximos seis meses – acima dos 50 pontos -, houve queda na expectativa em relação à última pesquisa feita em agosto – passou de 52,9 para 51,7 pontos. Com relação ao momento atual, a média geral demonstra um aumento da confiança: 25,2 em maio, 30,2 em agosto e 32,5 em novembro.

De acordo com Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half, na edição anterior do indicador, a retomada da confiança indicava a expectativa do mercado de que “o pior tinha ficado para trás”. Nesta última edição de um ano bastante desafiador, o otimismo com relação ao futuro registrou uma ligeira queda, influenciada pelas questões políticas – em meio a um processo eleitoral municipal – e também pelo temor de uma segunda onda da Covid-19.

“Por outro lado, há um viés de alta, com a redução do pessimismo para a situação atual, indicando que os empregados e recrutadores que se mantiveram ativos no mercado ou foram admitidos nesse período continuam com bons olhos em relação ao mercado, entendendo que o pico da pandemia e seus impactos mais severos na atividade econômica já foram absorvidos”, ressalta.

Em sua mensagem de Natal, Rui Costa pede o apoio dos baianos na luta contra o coronavírus

Foto: GOVBA

Em sua mensagem de final de ano, o governador Rui Costa (PT) lamentou as quase 9 mil mortes em decorrência da Covid-19 na Bahia e resumiu que o ano foi difícil e triste. “Trabalhamos incansavelmente tratando a pandemia como uma verdadeira guerra a ser vencida. A Bahia é o estado que mais investe em saúde e, graças ao empenho dos nossos profissionais, conseguimos salvar milhares de vidas. Somos a segunda menor taxa de mortalidade do país”, declarou.

O governador informou que pediu o máximo de rigor às forças policiais no impedimento à realização de festas e aglomerações, na capital e no interior. “Quero pedir o seu apoio: use máscara. Tenho fé que 2021 será o ano da vacina e da vitória. Um feliz Natal para todos os baianos e baianas”, completou.

Guanambiense está entre os dentistas mais voluntários do mundo

A Odontóloga Guanambiense Janina Vasconcelos Bomfim Lopes

A dentista guanambiense Janaina Vasconcelos Bomfim Lopes concorreu ao prêmio de melhor dentista voluntária do mundo. O evento Feliz por Ajudar, organizado pela Turma do Bem (TDB), foi realizado nesta segunda-feira (21). A TDB é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com um grupo de 17.400 dentistas voluntários. Na cerimônia, foram escolhidos os profissionais que mais se dedicaram ao voluntariado na Odontologia em 2020.

De acordo com a organização, Guanambiense está entre os dentistas mais voluntários do mundo está entre os dentistas mais ativos na prestação de serviços odontológicos gratuitos para jovens carentes e mulheres vítimas de violência em 2020. Vasconcelos concluiu a graduação em odontologia, em 1998, pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), em Três Corações (MG). Em 2012 entrou para a Turma do Bem.

Mais de 2 milhões foram vacinados contra o coronavírus em 2020

Foto: Reuters

Mais de 2,3 milhões de pessoas de seis países foram vacinadas em 2020 com doses de imunizantes aprovados para uso emergencial ou definitivo. Esse total é equivalente ao tamanho da população da cidade de Manaus, por exemplo. De acordo com o G1, o monitoramento é feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Os seis países que aparecem no levantamento são: China, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Israel.

Os dois primeiros usam vacinas autorizadas apenas por seus próprios governos. A Rússia, com os imunizantes criados pelo Instituto Vector e pelo Instituto Gamaleya (Sputnik V), e a China, com as vacinas de três fabricantes: Sinopharm, CanSino e Sinovac (parceira do Instituto Butantan, em São Paulo).

Nenhuma das vacinas chinesas concluiu as três fases de estudos de segurança e eficácia que antecedem a aprovação por órgãos reguladores de outros países. Reino Unido, EUA, Israel e Canadá começaram a distribuir o imunizante criado em parceira pela alemã BioNTech e a americana Pfizer. E apenas os EUA aprovaram e distribuíram a vacina da americana Moderna.

Um monitoramento da Universidade Duke, dos EUA, que pode ser acompanhado neste link, indica que os números devem começar a deslanchar pelo mundo depois da aprovação da vacina fabricada em parceria pela Universidade de Oxford e a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca, que já negociaram mais de 2 bilhões de doses com diversos países.

Apenas no Brasil, por exemplo, espera-se imunizar mais de 130 milhões de pessoas em 2021 com essa vacina Oxford/AstraZeneca, que seria fabricada no país em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esse imunizante, no entanto, ainda não foi aprovado por nenhum órgão regulador do mundo.