Dia: 18 de outubro de 2020
Ao falar da CPMF, Guedes diz que prefere ‘esse imposto de merda’ na falta de solução melhor
O ministro Paulo Guedes (Economia) confirmou nesta sexta-feira (16) que não abandonou a ideia de criar um imposto sobre transações. Ele disse que, enquanto não houver solução para desonerar a folha, prefere “esse imposto de merda”.
“Temos que desonerar o custo do trabalho. Enquanto as pessoas não vierem com uma solução melhor, eu prefiro esse imposto de merda”, afirmou em evento virtual promovido pela XP.
A declaração é dada um dia depois de o ministro dizer que poderia desistir da ideia. Mas, conforme mostrou a Folha, a ideia continua viva nos planos do ministro e da equipe econômica.
Segundo ele, só está sendo planejado esse imposto para substituir aqueles aplicados sobre os salários que as empresas pagam a empregados.
“Por que você acha que estamos pensando nessa coisa de merda? Você acha que liberais gostam de criar impostos? De maneira alguma. Só tem uma maneira razoável de pensar, é porque existe um pior funcionando hoje”, disse.
Fonte: Bahia Notícias
Covid-19: Pfizer pode solicitar uso emergencial de vacina no final de novembro
A farmacêutica americana Pfizer afirmou que pode solicitar liberação emergencial de sua vacina contra a Covid-19 até o final de novembro. De acordo com a agência de notícias Dow Jones, a medida vai depender de resultados positivos nos testes de fase 3 do imunizante, que estão analisando eficácia e segurança.
A previsão da empresa, que produz a vacina em parceria com a BioNTech, é de que os resultados para comprovação de eficácia estejam prontos até o final de outubro. Na sequência, serão feitos os testes de segurança, que devem ser finalizados na terceira semana de novembro.
Caso tudo dê certo, a Pfizer solicitará à agência reguladora dos Estados Unidos (a Food and Drug Administration) o uso emergencial da vacina no país. A farmacêutica fará ainda outra análise de dados para a fabricação em larga escala.
Fonte: Bahia Notícias
STF julgará na quarta-feira (21) afastamento de senador pego com dinheiro da cueca
O presidente do STF, ministro Luiz Fux, pautou para a próxima quarta-feira (21) o julgamento da decisão que afastou do cargo por 90 dias o senador Chico Rodrigues, ex-vice-líder do governo de Jair Bolsonaro flagrado com maços de dinheiro na cueca.
No plenário, os ministros da corte deverão decidir se mantêm a decisão do ministro Luís Roberto Barroso ou modificam a ordem de afastamento do senador.
Na quinta (15), Barroso determinou afastamento de Rodrigues, investigado por suspeitas de desvios de recursos públicos de emendas parlamentares destinadas ao combate à pandemia de covid-19.
O senador foi flagrado com dinheiro escondido na cueca, durante operação da Polícia Federal de busca e apreensão na casa do parlamentar, em Boa Vista.
Se a PF, tão criativa como é ao arranjar nomes para batizar suas operações, chamasse a que deu na casa do senador Chico Rodrigues (DEM-Roraima), ontem, de ‘Lava Bunda’ ou ‘Lava Cueca’ caia bem.
Veja que exemplo mais patético: um senador da República que posa ao lado do presidente como arauto da moralidade pública é flagrado pela PF com R$ 30 mil enfiados na cueca, lugar que ele julgou inacessível. Pior: dinheiro da saúde, em plena pandemia, o que, segundo o ministro Luís Barroso, do STF, ‘é mais que corrupção, beira a assassinato’.
Só a atitude em si, de guardar na cueca, já é suspeita suspeitíssima. Com certeza absoluta, no local, só se guarda dinheiro sujo em situações de emergência e tem precedente. Em 2005, um assessor do deputado José Guimarães, do PT do Ceará, foi preso em São Paulo com US 200 mil na cueca.
Lava Jato
Isso acontece justo no momento em que Bolsonaro é acusado de desmontar o aparato da Lava Jato bradando que no governo dele não tem corrupção. O senador aí era vice-líder do governo Senado. Não fosse apanhado, estava lá de boa. Ninguém sabia, claro.
Nessa época de campanha eleitoral o exemplo cai como luva para ilustrar as falácias que se vê por aí. O que se quer é a construção de uma sociedade melhor, mais justa, e todos prometem tudo, inclusive a lisura moral. O senador Chico era um. Com a ressalva de que política não é o jogo mais descarado, apenas o mais escancarado.
Dois ciganos são mortos e três ficam feridos após casa ser invadida na Bahia
Duas pessoas morreram e três ficaram feridas, em um tiroteio no início da tarde desta sexta-feira (16/10) no bairro Santa Isabel, em Eunápolis. De acordo com informação obtida pelo Radar 64, a troca de tiros teve início quando dois homens chegaram de moto a casa de uma família cigana, na Rua Rubi.
Os bandidos portavam armas de fogo e começaram a disparar contra os moradores. Os ciganos, segundo as primeiras informações, também estavam armados e reagiram ao ataque. A dupla abandonou a moto e fugiu do local a pé, mas passou a ser perseguida pelos ciganos por algumas ruas do bairro, que fica nos fundos do terminal rodoviário da cidade.
A comunidade relata que foram momentos de muita tensão. “Ouvimos muitos disparos e vimos pessoas correndo. Algo assustador”, relatou um morador da localidade. Quatro ciganos baleados deram entrada na emergência do Hospital Regional de Eunápolis. Um deles, Leandro Dantas da Cruz, 29 anos, morreu pouco tempo depois. Dois, atingidos nas pernas, já foram liberados e prestam depoimento na delegacia de polícia. O quarto está internado.
Pouco tempo depois, a polícia encontrou um dos bandidos morto em um beco a cerca de um quilômetro da casa dos ciganos. No local havia cápsulas de arma de fogo, além de pedras com manchas de sangue. Para a polícia, o homem, que ainda não foi identificado, pode ter sido morto a pedradas, pois havia muitos ferimentos na cabeça. O comparsa dele ainda não foi localizado. A moto usada na ação criminosa foi apreendida e encaminhada para perícia. O caso está sendo investigado.
Gol amplia quantidade de voos saindo de Conquista; veja quais são os destinos
A GOL Linhas Aéreas aproveita o momento de retomada e, agora em outubro, amplia a oferta de frequências de voos no Aeroporto de Salvador (SSA) e nas bases regionais da Bahia. Serão 100 decolagens semanais adicionais da Companhia operadas no Estado, um acréscimo de 65% comparado ao mês de setembro.
Em Vitória da Conquista (VDC), a Companhia inclui 11 partidas semanais para Salvador, totalizando 03 voos diários. E para a capital paulista (GRU) serão adicionadas mais 02 operações durante a semana. As frequências e todos os destinos, dias e horários (que compõem inclusive a malha aérea nacional da GOL) podem ser conferidos pelo site http://www.voegol.com.br/pt/informacoes/voos-gol
Partindo de Salvador, a GOL expande as viagens semanais em diversos trechos. Para o Santos Dumont (RJ), serão adicionados 09 voos. As rotas Brasília (BSB) e Vitória (VIX) recebem o incremento de 03 decolagens cada. Já para o Aeroporto de Congonhas (CGH) terá mais um voo diário; e os destinos de Confins (CNF), Fortaleza (FOR) e Guarulhos (GRU) ganham o reforço de 04 partidas cada.
Ainda em outubro, as rotas regionais da empresa no Aeroporto de Salvador também terão a frequência semanal ampliada. Os destinos para Aracaju (AJU), João Pessoa (JPA), Maceió (MCZ), Natal (NAT) e Petrolina (PNZ) ganham um voo adicional cada. Com essa novidade, os Clientes têm facilidade de conexões da capital baiana com diversas cidades do Nordeste.
No Litoral do Estado, o aeroporto de Ilhéus (IOS) recebe 02 novas frequências por semana para Salvador, e as viagens para Guarulhos (GRU) ganham o acréscimo de 04 decolagens semanais. Em Porto Seguro (BPS), a GOL também expande o trecho para Guarulhos, com mais 10 voos na semana. Já no aeroporto de Barreiras (BRA), no Oeste da Bahia, o reforço será na rota para capital, com mais 01 decolagem semanal.
Os bilhetes já estão à venda e podem ser adquiridos no site www.voegol.com.br, no aplicativo da Companhia, nas lojas GOL nos aeroportos, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem.
Justiça proíbe eventos políticos em três cidades baianas
A pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), a 146ª zona eleitoral, em Iguaí, proibiu a realização de eventos políticos que desrespeitem as normas sanitárias estabelecidas na pandemia. A medida afeta não só Iguaí, mas também os municípios de Ibicuí e Nova Canaã, integrados à zona.
Segundo informações do portal Políticos do Sul da Bahia, o juiz Wagner Ribeiro Rodrigues citou a Nota Técnica da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) que alerta sobre o aumento de casos de Covid-19 na Bahia. Com as eleições municipais em curso, têm sido frequentes os flagrantes de eventos com aglomerações que colocam a população em risco.
Diante desse cenário, a decisão proíbe caminhadas, passeatas, carreatas e comícios que descumprirem “normas sanitárias previstas no Parecer Técnico do Comitê Estadual em Emergência em Saúde – SESAB/GAB/COES nº 20/2020, atualizado pela Nota Técnica COE SAÚDE n. 81, de 29 de setembro de 2020, revisitada em 09 de outubro, além do uso expresso de paredões para sonorização dos eventos”, diz a decisão.
A medida prevê multa de R$ 50 mil por dia de evento para as coligações que descumprirem a determinação judicial, além da possibilidade de responder na esfera cível por crime de desobediência.
Comentários