Foto: Reprodução/TV Bahia
Focos de incêndio foram registrados na tarde deste sábado (10), na cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina. Durante todo o dia, foi possível observar uma camada forte de fumaça. O fogo se concentra no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Por volta das 17h, na BA-142, muitos focos de incêndio foram flagrados pela equipe de reportagem da TV Bahia.
A vegetação fica em áreas de difícil acesso, o que dificulta o trabalho de bombeiros, brigadistas e voluntários. Neste sábado, mais uma aeronave do programa Bahia sem fogo foi enviada Mucugê. Agora são seis aviões e um helicóptero, que trabalham para debelar as chamas. Imagens feitas pelos pilotos mostram a dimensão da vegetação atingida pelo incêndio.
A estimativa das pessoas que trabalham no combate ao incêndio é de que já tenham sido queimados pelo menos 2 mil hectares de vegetação. Existe a possibilidade chuvas isoladas na região, no domingo (11), que podem resfriar a área. Um abrigo provisório foi montado para quadra poliesportiva de Mucugê, para receber brigadistas e bombeiros que estão em combate ao incêndio na região.
Moradores da cidade se voluntariaram para ajudar tanto no combate aos incêndios, quando com a alimentação e apoio aos brigadistas que estão alojados no abrigo provisório. Neste sábado, uma densa fumaça paira na cidade e as aeronaves de combate às chamas começaram a trabalhar desde cedo.
O clima da Chapada Diamantina era de sol forte, calor e muitos ventos, o que contribui com a propagação das chamas. Durante toda a noite de sexta-feira (9) e a madrugada deste sábado, brigadistas trabalharam na área onde a vegetação está queimando, para controlar as chamas e evitar que o fogo se alastre para outras partes da Chapada.
Comentários