Dia: 23 de dezembro de 2018

Morre grande cantor que embalou gerações

Por Rômulo NC

Ray Brito aos 67 anos de idade

Morreu nesta quinta-feira (20) um dos maiores cantores que embalou gerações desde a década de 70. Ray Brito, aos 67 anos de idade, morreu em Santarém, no oeste do Pará. Ele foi levado ao hospital após passar mal em sua residência. Um infarto fulminante teria sido o motivo do falecimento do artista.

O artista era divorciado e morreu deixando 7 filhos. Na década de 70, o cantor ficou conhecido ao embalar o público como um dos integrantes do conjunto Os Hippies, que na época era comandado por Agostinho Fonseca (Tinho), inclusive participando da gravação de vários discos.

Ray Brito fez muito sucesso com seu vozeirão que impressiona a todos ao cantar as músicas do maestro Wilson Fonseca (Isoca), que exaltam Santarém e suas belezas. O artista também gostava de cantar composições próprias e recebeu muitos aplausos ao fazer várias interpretações das letras do rei Roberto Carlos. Nas décadas de 80 e 90, o músico passou a se dedica a MPB. Em seguida teve que se afastar dos palcos por conta de alguns problemas de saúde.

Mas o sufoco passou e ele começou a fazer parte de vários festejos, como o aniversário de Santarém e a Festa de Nossa Senhora da Conceição. Inclusive, o Hino da Festa da Conceição foi gravado por Ray Brito. Porém não foi somente na música que o artista marcou sua presença.

O cantor esteve presente no filme Covato, do jovem cineasta santareno Emano Franklin Loureiro, no qual deu vida a um delegado. Por todo seu legado, o artista virou imortal na Academia de Letras e Artes de Santarém, em 2017, ocupando a 33ª cadeira que pertencia ao escritor Éfrem Galvão.

Fonte: 1news.com.br

Pastor perde a luta contra a depressão e tira sua própria vida, às vésperas do Natal

Por Nere Meira

Pastor Thomaz Mello aos 50 anos de idade

EM 2018, esse já é o sexto caso noticiado em que pastores tiram a sua própria vida. Desta vez, o líder religioso, Thomaz Mello, pastor tão amado e respeitado pelos fiéis de sua congregação, vinha sofrendo com uma depressão que lhe tirou a vontade de viver e, infelizmente, levou-o a morte.

Thomaz pastoreava a Igreja ‘Comunidade Shalom’, situada na cidade de Viradouro, em São Paulo. Familiares perceberam sua ausência por uma período de tempo e, ao entrar no quarto, já o encontraram sem vida. Tudo aconteceu nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro de 2018, quando o pastor tinha 50 anos de idade.

PUBLICIDADE

A comunidade chora, a família está em pedaços, a cidade e estado de São Paulo lamentam. É um momento de extrema tristeza e que deve ser discutido, na tentativa de diminuir o índice de morte entre os líderes religiosos que travam uma luta contra a depressão.

O pastor Elson, colega de ministério e amigo do já saudoso pastor Thomaz, publicou um comunicado de óbito em seu perfil pessoal nas redes sociais neste sábado, dia 22 de dezembro. A fatalidade chocou a todos que, consternados, lamentaram a repentina e inesperada partida do pastor.

Fonte: 1news.com.br

Paróquia de Santo Antônio/Comunidade do Olho D’água: Celebração da Santa Missa com Batizado de Enzo

Por Oclides da Silveira

O Pai Edicarlos, a madrinha de carregação Monica com Enzo no colo, Pe. José Silva e a mãe de Enzo Zuleide

 Neste domingo dia 23 de dezembro de 2018, houve Celebração da Santa Missa na Comunidade do Olho D’água pela manhã com início às 10:00 horas, cujo o Presidente da Celebração foi o Padre José Silva, que costumeiramente ele faz 4 Celebrações aos domingos, hoje às 7:30 horas foi no Bairro Divino, às 10 horas aqui no Olho D’água, às 16:00 horas no Riacho Seco de Gerosino e às 19:30 horas na Matriz de Santo Antônio na sede. Grande batalha na evangelização faz o Padre José Silva.

Além da Santa Missa teve também o batizado do pequeno Enzo Coutinho Sousa de 4 meses de idade, seus pais Edicarlos e Zuleide vieram acompanhados dos avós maternos de Enzo Otenício e Alvina, que foram seus padrinhos de batismo e Geraldo e Hilda avós paternos foram padrinhos de Consagração, além de sua tia Mônica que foi sua madrinha de carregação. Enzo Nasceu em Guarulhos/SP., onde mora com seus pais, mas eles pertencem a Comunidade da Ripa e Monica fez esse papel de buscar o Enzo e seus pais para ser batizado aqui.

Diz-se madrinha de carregação, a mulher que apresenta alguém (geralmente criança) para ser batizado ou crismado com o compromisso implícito de, na ausência dos pais, provê-lo de tudo quanto lhe seja necessário; cujo tratamento do afilhado para com ela, é dinda, ou dindinha.

No final da Celebração teve ainda a entrega da Bandeira dos festeiros anteriores para os futuros festeiros, com queima de fogos de artifícios. Também teve uma confraternização onde foi servido café, chá, suco e refri, com bolos de vários sabores, biscoitos, bolachas e muita animação da Comunidade. Continue lendo

AGRADECIMENTO ESPECIAL: Caro amigo Oclides da Silveira

Por Antônio Santana

Quero lhe agradecer publicamente pela oportunidade que você me concede em divulgar sem nenhum custo financeiro o meu trabalho literário, bem como alguns textos e mensagens publicados no seu Jornal Virtual intitulado: “Jornal Folha de Condeúba”.

O parabenizo pelo excelente serviço prestado em nosso município, e que no ano de 2019, possamos ampliar esse nosso canal de comunicação e amizade.

Por isso, desejo-lhe um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações a você e família.
Que Deus nos abençoe!
Muito obrigado!
Um abraço fraternal!

Antônio Santana,
Professor e poeta.

Oeste: o “borracheiro latifundiário” ganha mais uma na Justiça baiana

A inusitada história do borracheiro que virou latifundiário em Formosa do Rio Preto (BA), ganhou ontem mais um capítulo, segundo o jornalista Lauro Jardim em sua coluna de O Globo.

A juíza Marivalda Moutinho deu uma sentença confirmando, agora no mérito, a liminar que transferia a posse de 366 mil hectares ao borracheiro José Dias. Para que o leitor tenha uma ideia, a área equivale a cinco vezes o tamanho da cidade de Salvador.

Marivalda foi designada há um mês pelo Tribunal de Justiça da Bahia para atuar na causa, depois que o juiz Sérgio Sampaio, que deu a liminar a Dias, declarou-se suspeito.

Ao julgar a demanda, Marivalda se negou a ouvir dezenas de agricultores que estão nas terras desde a década de 1980. Descartou ainda a participação do Ministério Público com a justificativa que não se trataria de um conflito agrário.

O Instituto Chico Mendes também teve rejeitado seu pedido de ingressar no processo. O instituto se diz interessado já que 50 mil hectares das terras demandadas por José Dias fazem parte de uma reserva ambiental.

Enquanto isso, em outra demanda na Justiça Federal, Dias tenta anular o decreto que criou a reserva, para que a propriedade das terras da reserva também passem para suas mãos.

Cultura Conquistense: Exposição Revelando Talentos está na Biblioteca Municipal José de Sá Nunes

                                                                       Fotos: SECOM | PMVC

O colorido tomou conta da entrada da Biblioteca Municipal José de Sá Nunes. As telas pintadas pelos alunos da rede municipal que participam da Oficina de Arte Revelando Talentos, realizada pela Secretaria Municipal de Educação e a professora e artista plástica Edméa de Oliveira, estão em exposição no espaço. A exposição é fruto do trabalho realizado ao longo do ano com mais de 60 alunos. As pinturas retratam cenários do cotidiano, do Sertão Baiano, figuras imaginárias e homenageia os estados do Nordeste, além retratar símbolos culturais e turísticos de Vitória da Conquista.

Com o apoio da Secretaria Municipal Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, a exposição fica na Biblioteca Municipal até o final de janeiro, de lá iniciará um roteiro por algumas escolas da Rede Municipal de Ensino, para ampliar a visibilidade dos trabalhos e incentivar que mais crianças se interessem pelas artes e pela pintura. A Biblioteca Municipal funciona de segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas, na Avenida Jonas Hortélio, bairro Recreio. O projeto Revelando Talentos foi implantado pelo Governo Municipal com cerca de 30 alunos.