Vídeo do JN que mostra Bolsonaro à frente na pesquisa do Ipec foi manipulado

Um vídeo do JN (Jornal Nacional) divulgando uma pesquisa do Ipec circula nas redes Bolsonaro na liderança. A gravação viral, porém, foi manipulada. (Foto: Associated Press / Eraldo Peres)
Um vídeo do JN (Jornal Nacional) divulgando uma pesquisa do Ipec circula nas redes Bolsonaro na liderança. A gravação viral, porém, foi manipulada. (Foto: Associated Press / Eraldo Peres)
A pergunta fica no ar, qual a penalidade para quem fez essa montagem mentirosa e ciminosa na cara do TSE?

Um vídeo do Jornal Nacional divulgando uma pesquisa do Ipec circula nas redes sociais. Segundo o resultado da sondagem, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) estaria na liderança. Contudo, a gravação viral se trata de uma montagem.

De fato, uma pesquisa do Ipec foi divulgada no Jornal Nacional na segunda-feira (12) da semana passada. Contudo, ela mostrou o candidato ao Planalto e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na primeira posição, seguido por Bolsonaro, não o contrário.

Captura de tela de um vídeo manipulado do Jornal Nacional que mostra o resultado como se o presidente Jair Bolsonaro liderasse a disputa eleitoral (Foto: TikTok / Reprodução)
Captura de tela de um vídeo manipulado do Jornal Nacional que mostra o resultado como se o presidente Jair Bolsonaro liderasse a disputa eleitoral (Foto: TikTok / Reprodução)
A justiça eleitoral vai punir os culpados ou vai deixa a cargo mais uma vez dos eleitores?

A matéria em questão foi ao ar em 12 de setembro de 2022 e anunciou o resultado de uma pesquisa encomendada pela TV Globo ao Ipec. Segundo o resultado, Lula estaria em primeiro lugar, com 46%, seguido por Bolsonaro, com 31%:

pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre 9 e 11 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando uma confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o código BR-01390/2022.

Em agosto, outra pesquisa do Ipec já havia sido alvo de boatos e foi verificada pelo Yahoo! Notícias.

Em uma reportagem publicada na última segunda-feira (19), o Jornal Nacional alertou para a publicação de deepfakes.

Na matéria, os apresentadores chamaram a atenção para os vídeos com resultados manipulados de sondagens divulgadas no telejornal. Eles reforçaram também que todas as pesquisas transmitidas no noticiário apontaram Lula na liderança da corrida presidencial.

Na pesquisa do Ipec divulgada na última segunda-feira (19), também pelo Jornal Nacional, Lula cresceu um ponto, ficando com 47%. Bolsonaro se manteve com 31%.

O instituto ouviu 3.008 pessoas em 181 municípios, entre 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um índice de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela TV Globo e registrado no TSE sob o número BR- 00073/2022.

Datafolha: Lula diminui vantagem de Bolsonaro entre os evangélicos.
Scroll back up to restore default view.

Pesquisas eleitorais, como saber em quais posso confiar?

Em meio à diversidade de levantamentos existentes no Brasil, muitos eleitores não sabem em quais resultados acreditar.

No primeiro dia do ano passou a ser obrigatório (leia a resolução clicando aqui) o registro junto à Justiça Eleitoral de qualquer pesquisa pública relacionada às eleições para presidente e governador. Porém, se uma pesquisa está registrada não necessariamente significa que ela será confiável, isso porque não há nenhum tipo de fiscalização prévia sobre a metodologia desses levantamentos.

Atualmente, a confiabilidade das pesquisas é garantida no Brasil por meio da transparência. São algumas das informações que devem ser cadastradas junto à Justiça Eleitoral, tornando as pesquisas passíveis de contestação, caso qualquer irregularidade seja encontrada posteriormente:

  • Nome do contratante
  • Valor cobrado pela pesquisa
  • Origem dos recursos investidos
  • Metodologia
  • Período de realização
  • Sistema de fiscalização da coleta de dados
  • Tipo de questionário aplicado

Para identificar os atributos que mais merecem atenção nas pesquisas eleitorais, a reportagem do Yahoo! Notícias conversou com alguns especialistas no assunto e separou uma lista com os pontos mais importantes.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail