Grande evento homenageia o ex-vereador Josué José das Neves, numa noite de reflexão e celebração cultural em face aos 163 anos de Condeúba

 

Momento em que o prefeito Silvan e a vice-prefeita Mara Rúbia passaram às maõs da Sra. Maria das Neves viúva do homenageado Josué  recebeu a placa comemorativa, juntamente com seus familiares

Na noite desta sexta-feira, 17 de maio de 2024, a cidade se reuniu para um evento de grande importância religiosa e cultural na praça recentemente nomeada em homenagem ao ex-vereador Josué José das Neves. O cerimonial foi feito com a maestria de sempre por Paulo Henrique. Com início às 20h, a abertura foi conduzida pela grande cantora godpel, a condeubense Cleonice, que emocionou os presentes com cânticos evangélicos e reflexões contemporâneas, promovendo um momento de profunda concentração espiritual.

A solenidade contou com a presença de um grande público e diversas autoridades municipais. Entre elas, o prefeito Silva Baleeiro, a vice-prefeita Mara Rúbia, o ex-prefeito Odílio da Silveira, o presidente da Câmara Reginaldo, os vereadores Weberson e Bel do Alegre, além de vários secretários municipais, diretores de escolas e o pré-candidato a prefeito Michael Silveira.

Durante o evento, destacaram-se os discursos das autoridades presentes. O prefeito Silva Baleeiro, sua vice-prefeita Mara Rúbia, o presidente da Câmara Reginaldo e o pré-candidato Michael Silveira, todos eles ressaltaram a importância do ex-vereador Josué José das Neves para a comunidade. Em um momento emocionante, o prefeito, junto com a vice-prefeita, entregou uma placa comemorativa aos familiares de Josué, perpetuando a memória do ex-vereador.

A professora Maura Meires, esposa do Sr. Enio que é filho do homenageado vereador Josué José das Neves, em sua fala representando a família, agradeceu a todas as manifestações ali feitas em homenagem ao seu querido sogro Josué. Maura lembrou ainda dos autores iniciais dessa homenagem que começou com a ex-vereadora Cida de Lerim, este jornalista Oclides da Silveira, o popular “Foinha” que é filho do homenageado e culminou com o autor da Lei o vereador Arlindo Guarda. 

A noite também foi marcada por apresentações culturais vibrantes. O serviço de convivência da Secretaria de Assistência Social trouxe um grupo de crianças que encantou o público com suas performances. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) apresentou um coral da terceira idade, que cantou uma música compostas por “Tia Lia” em homenagem aos 163 anos da cidade.

A Secretaria Municipal de Educação apresentou os alunos da Escola Alcides Cordeiro em belíssimas declamações de poemas de autoria do nosso querido poeta Edson Silveira, condeubense da gema. O Colégio Estadual também contribuiu com seus alunos, apresentando uma linda canção bastante expressiva, transmitindo um excelente momento musical para toda a população local. A AABB Comunidade participou com seus alunos, apresentando recitais e poesias.

Por último, houve um encerramento cultural brilhante com a exibição da frota de Reis da Comunidade das Queimadas, que procedeu o encerramento do evento cultural, com chave de ouro e deixando todos satisfeitos com a apresentação. A coordenação parabenizou pela grande exibição de Santo Reis, mantendo assim a cultura viva. No final, o prefeito Silvan foi até o lado do palco e plantou uma árvore, o pau de candeia, árvore esta que originou o nome da cidade de Condeúba.

Veja vídeo abaixo, a grande exibição da Frota de Reis das Queimas no encerramento do evento

Biografia de Josué José das Neves

 Josué José das Neves (1924-2015) foi um agricultor, pecuarista, comerciante, vereador e benzedor. Foi um cidadão apaixonado pelo município de Condeúba, participante ativo da vida pública e assíduo em suas obras sociais. Conhecido e admirado pelo povo condeubense e demais cidades vizinhas pelo seu dom de benzedor.

Faleceu em 25 de março de 2015, aos 91 anos, em sua casa na cidade de Condeúba-Ba.

Josué José das Neves nasceu na Fazenda Licuri, no município de Condeúba-Ba, no dia 30 de Setembro de 1924. Filho de Raimundo José das Neves e Josefina da Glória Neves. Viveu sua infância e juventude na mesma localidade, trabalhando com a agricultura e pecuária.

Casou-se com Maria Ribeiro das Neves aos 29 anos e residiram por sete anos na Fazenda Licuri. Lá tiveram quatro filhos.

 Em meados de 1959, mudaram para a cidade de Condeúba e tiveram mais seis filhos. Sempre dedicado à sua família, criou seus filhos todos envolvidos em seu comércio de gados de corte. Muito conhecido por sua “passagem de grandes boiadas” pela cidade ao som do berrante, seguia em comitiva com seus filhos e seus vaqueiros estimados.

Homem de fé, muito devoto de Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus e Santo Antônio. Assíduo dos famosos leilões dos festejos religiosos da cidade, sempre festeiro, doava uma novilha para a famosa “Festa de Bom Jesus”. Era praticante das grandes cavalgadas dos romeiros de Bom Jesus da Lapa. Sempre fervoroso e muito caridoso, Josué José das Neves colocava seu dom de “benzedor” a serviço de todos, e por tanto, muito conhecido e afamado pela cidade e arredores pelas suas orações e por seus remédios naturais, principalmente no tratamento de asma e bronquite.

Cidadão ativo na vida pública, sua “Carreira Política”, começa em meados de 1963, período no qual, era escolhido para governar homens de bem sem remuneração. O senhor Josué é escolhido como vereador no governo do Prefeito Antônio Andrade dos Santos, além de seu compadre, o mesmo era o seu braço direito e por muitas vezes assumia seu posto quando necessário. Em seguida, no ano de 1966, ele assume seu segundo mandato no governo do prefeito Osmar Alves de Sousa. E seu terceiro mandato ocorre no ano de 1997 no governo do prefeito Marcolino Gonçalves da Silva Neto. Findando assim, sua vida política. E permanecendo apenas como apoiador dos candidatos Odílio Ribeiro da Silveira e Doutor José Cardoso dos Apóstolos, no qual, esteve com o mesmo no momento do seu falecimento.

Deixou como legado, a força, a obstinação, a coragem e a perseverança de que “um líder nunca morre” ele se perpetua. Deixou sua esposa Maria, seus onze filhos (dois in memoria), vinte netos, dezesseis bisnetos. Deixando sua marca entre os seus, provando que a vida é o espaço de realizar sonhos e que a busca por uma Condeúba, que ele protagonizou, humana, igualitária e próspera seja possível e evidente.

Fotos: Oclides/JFC

 

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail