Secretaria de Desenvolvimento Rural apresenta técnicas de cultivo do umbu gigante a produtores rurais de Bate-Pé

Produtores rurais dos povoados de Lagoa Rasa e Lagoa da Jiboia, na região de Bate-Pé, visitaram, nesta quinta-feira (5), a Fazenda Experimental Pedra Mole, onde conheceram técnicas de cultivo do umbu gigante.

Durante toda a manhã, os presentes, acompanhados pelo coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro, percorreram a fazenda e ouviram explicações sobre a produção de mudas, o processo de enxertia e as técnicas de plantio e poda.

O coordenador destacou que a Fazenda Experimental Pedra Mole conta com uma área de 10 hectares, onde está armazenado o maior banco de umbu do mundo. Eduardo também mencionou que o interesse da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDE) é aumentar a produtividade dos agricultores da região e que, por isso, conta com o programa de distribuição de mudas do fruto e assistência técnica para as famílias do campo.

Os produtores rurais também foram informados sobre a importância dos insetos, principalmente das abelhas, na polinização dos umbuzeiros. Essas informações foram apresentadas por estudantes do curso de biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que estão desenvolvendo pesquisas no local com o objetivo de verificar os melhores insetos polinizadores da cultura do umbu. “Assim será possível criar abelhas que deixam as frutas maiores e mais bonitas”, completou o estudante Vitor Campos.

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais dos Povoados de Lagoa Rasa e Lagoa da Jiboia, Amauri Barbosa, existem umbuzeiros comuns na região, mas certamente o cultivo das variedades de umbu gigante vai beneficiar muitas famílias. E a agricultora Cleide Rosa dos Santos, que nasceu em Lagoa Rasa, declarou: “esse apoio é muito bom e por isso estou feliz. Consegui entender muita coisa sobre esse tipo de umbu”.

Vitor Campos e Gabriel Rocha

Fonte: PMVC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail