Programação ao Dia da Mulher da OAB Conquista gera críticas dentro e fora do estado

A programação da Ordem do Advogado do Brasil – Subseção Vitória da Conquista para o Dia Internacional da Mulher está gerando crítica e bate-boca nas redes sociais. As atividades, focadas em estética, gerou manifestações de advogadas locais e até de membros da advocacia de outros estados.
No dia 8 de março, quando se realizará o evento da OAB Conquista, as advogadas poderão contar com serviços como maquiagem, depilação, manicure e cabeleireiro. O problema, segundo quem critica a programação, é a falta de atividades ligadas ao direito da mulher. “Achei bacana a iniciativa, mas senti falta de algo consistente de verdade.

Porque a mulher não se interessa apenas por maquiagem, sobrancelha, academia e coisas desse nível. Gostaria de ter visto algo sobre direito da mulher advogada nesse cartaz. Mas, enfim, quem sabe um dia essa mentalidade sobre a mulher não mude?”, questionou a advogada conquistense Ana Luíza.

A crítica também foi seguida pela procuradora do Estado no Rio de Janeiro,, Fernanda Mainier. “É um dia que representa todos os demais dias do ano em que a mulher precisa ser valorizada e respeitada enquanto sujeito de direitos e fazendo valer o artigo 5º da Constituição da República. Lamentável a postura da seccional, lamentável a postura das advogadas que endossam tal posição”, afirmou a procuradora.

A partir desses comentários, a discussão foi inflamada por comentários de outras advogadas, que, por um lado, repudiaram, e, por outro, defendiam os comentários da colega. Após toda a repercussão negativa, a Comissão da Mulher Advogada decidiu incrementar a programação com palestras com temáticas ligadas “A Mulher nas Carreiras Jurídicas” e “O percurso da Mulheres na História”.

A presidente da Comissão, Ingrid Lomanto Torres, comentou que “houve envolvimento de muito amor, responsabilidade e carinho” durante a escolha da programação. “Quando decidimos realizar o evento em comemoração ao dia da mulher foi com a melhor das intenções, principalmente em oferecer um dia diferente às advogadas que diariamente labutam envolvendo assuntos jurídicos! Um único dia para que possamos nos cuidar, nos conhecermos e interagirmos”, afirmou Ingrid Lomanto.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail