Prefeitura de Barreiras divulga plano de imunização e planeja comprar vacinas

Foto: AFP

A Prefeitura de Barreiras, no oeste baiano, divulgou nesta quarta-feira, 30, detalhes do Plano Municipal de Imunização da Covid-19. A proposta é garantir, em uma primeira etapa, a vacinação dos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, que em Barreiras, segundo a Secretaria de Saúde, é composto por 29.821 pessoas. A compra do imunizante será realizada via consórcio que a Prefeitura da capital baiana está construindo. Considerando duas doses por pessoa, nesta primeira fase, o município fará a aquisição de 60 mil doses.

De acordo com o secretário de saúde do município, Anderson Vian, Barreiras é o primeiro município do Estado a manifestar interesse na adesão ao consórcio. “Existem duas a três vacinas próximas de serem aprovadas, estamos aguardando a autorização da Anvisa para seguirmos o Plano de Imunização”, disse. Após a aquisição das doses, o plano prevê a divisão das pessoas que receberão as vacinas, em quatro grupos.

Os trabalhadores da saúde, idosos de 75 anos acima e os indígenas, serão os primeiros. Logo depois vem as pessoas de 60 a 74 anos e institucionalizados. Na terceira fase estão as pessoas que apresentam comorbidades. E, encerrando a imunização dos grupos prioritários serão vacinados os professores de nível médio e superior; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional e população carcerária.

Através de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Barreiras e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), o município já dispõe de um ultrafreezer para o armazenamento dos imunizantes de propriedade da instituição de ensino. O equipamento garante uma temperatura de menos 70 graus, exigida para conservar alguns tipos de vacinas.

O Plano de Imunização prevê ainda a oferta nas doses nas 26 unidades de saúde de Barreiras, em dois pontos de drive-thru, vacinação em domicílio para pessoas incapacitadas de sair de casa, além de levar as doses às populações da zona rural, com o apoio da unidade móvel.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail