Inter empata, Santos vence: bons resultados brasileiros fora de casa

Bauermann garantiu a vitória do Santos contra o Blooming - Fernanda Luz/AGIF
Bauermann garantiu a vitória do Santos contra o Blooming Imagem: Fernanda Luz/AGIF
Nesta noite de terça-feira (4) começaram a fase de grupos da Libertadores e a Copa Sul-Americana. E o primeiro brasileiro a estrear foi exatamente na Libertadores. Alianza Lima x Athletico jogaram no começo da noite e empataram sem gols.

O time do treinador Paulo Turra jogou melhor, principalmente no primeiro tempo. Poderia ter virado o jogo em vantagem, mas perdeu uns gols feitos. O segundo tempo começou mais equilibrado, mas desandou aos 31 minutos com a expulsão do zagueiro e capitão Thiago Heleno.

Outro jogador conhecido dos brasileiros é o Barcos, que jogou e caiu com o Palmeiras para a Série B do Brasileiro e ganhou a Copa do Brasil no mesmo ano de 2012. Também passou pelo Cruzeiro, com quem ganhou a Copa do Brasil de 2018, e pelo Grêmio, onde se tornou o maior goleador estrangeiro do clube, com 45 gols.

O empate foi um bom negócio para o time paranaense, já que a primeira rodada é sempre difícil e não perder jogando fora de casa não é um mau negócio. Até porque esse grupo ainda tem Atlético-MG e Libertad, que jogam na quinta (6), no Mineirão.

Dei uma pausa para jantar e depois fui para a estreia do Santos na Copa Sul-Americana, contra a equipe boliviana do Blooming, em Santa Cruz de la Sierra. Sem altitude, o primeiro tempo foi de muita correria, intensidade e divididas fortes, com pouquíssima técnica.

Para colaborar, o árbitro deixava o jogo rolar mesmo com jogadas faltosas, e o jogo ficou um pouco agressivo entre os jogadores.

Na verdade, nesse momento, são duas equipes limitadas. Mas o Santos tem jogadores mais criativos, como o Lucas Lima pelo meio, o Felipe Jonatan pela lateral (também tentando criar jogadas pelo meio) e o ótimo centroavante Marcos Leonardo, sem ameaçar muito.

O primeiro tempo acabou empatado em 0 a 0, merecidamente, pelo que os times não apresentaram. Mas o Peixe terminou um pouco melhor.

Eu achei que o jogo melhorou no segundo tempo, principalmente depois da expulsão do goleiro boliviano Uraezaña.

Falando desse lance, para mim o VAR acertou em chamar o árbitro para expulsar o goleiro do Blooming. Na minha opinião, ele acertou o Marcos Leonardo no meio, e a pergunta é: se fosse um zagueiro não seria expulso? Eu acho que sim. Só que a arbitragem demorou 10 minutos para resolver esse lance, porque o árbitro estava muito confuso.

O Santos com um jogador a mais foi para cima e começou a ser mais agressivo, principalmente depois da entrada do Ângelo no jogo. Colocando uma forte intensidade, acabou criando duas chances claras de gol com o goleiro Gutiérrez, que tinha acabado de entrar, fazendo grandes defesas, sendo a mais difícil numa cabeçada, cara a cara, para o chão do camisa 9 santista, que forçou o goleiro a defender com os pés.

Mas deu espaço também para uma chance do Blooming na frente do ótimo goleiro João Paulo, que fez uma ótima defesa salvando o Santos naquele momento.

Nos 12 minutos que o árbitro deu de acréscimo virou um ataque contra defesa, com o Santos empurrando o Blooming para trás.

E, num escanteio, o zagueiro Eduardo Bauermann subiu muito e acertou uma cabeçada espetacular, fazendo o gol da vitória da equipe santista. Um gol de raça, porque o Santos, apesar de estar jogando melhor, não conseguia limpar a jogada para finalizar. Mas, com as limitações da equipe boliviana, o zagueiro deu um bico para escanteio, dando assim a chance do cruzamento para um gol superimportante, porque seria péssimo sair só com um empate dessa partida.

O Santos está correndo atrás de reforços lá no Água Santa porque está precisando muito fortalecer esse elenco para encarar o que vem pela frente. Agora jogará três torneios de uma vez, mas claramente o mais preocupante é o Campeonato Brasileiro, que é muito traiçoeiro. E o time da Vila esteve rondando a zona de rebaixamento nas duas últimas edições.

Bom, os resultados dos brasileiros nesta terça foram razoáveis, porque tivemos três empates e uma vitória. Na Libertadores, Alianza Lima 0 x 0 Athletico e Independiente Medellín 1 x 1 Internacional — dois ótimos empates, principalmente o do Colorado lá na Colômbia.

Pela Sul-Americana, tivemos um empate e uma vitória. Goiás 0 x 0 Santa Fé — que, para mim, foi um resultado muito ruim, pelo Goiás ter jogado em casa. Já Blooming 0 x 1 Santos foi uma vitória importantíssima fora de casa nessa primeira rodada.

Nesta quarta-feira (5) teremos as estreias de mais três brasileiros. Em Aucas x Flamengo, o time da Gávea é superfavorito contra esse estreante.

Sporting Cristal x Fluminense: por ser em Lima será um jogo complicado, principalmente porque no final de semana precisa reverter um resultado de 0 x 2 para o Flamengo para pensar no título carioca.

Em Bolívar x Palmeiras, o Abel Ferreira levou seu time reserva para a altitude de La Paz porque também precisa reverter a derrota para o Água Santa para conseguir ser bicampeão paulista.

Até amanhã!

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail