Governo Federal lança cartilha para crianças com autismo

O governo federal lançou uma cartilha de brincadeiras para crianças com transtornos do espectro autista (TEA) nesta segunda-feira, 21, para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no qual é celebrado hoje. O documento foi elaborado por terapeutas educacionais especializados em integração sensorial. Neste, há orientações de atividades a serem desenvolvidas em casa, objetivando auxiliar as famílias nesse período de afastamento social.

A cartilha estará disponível na página do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O autismo, de maneira geral, é marcado por distúrbios na interação social, dificuldades na comunicação e questões comportamentais, como ações repetitivas. Além disso, por ser um transtorno com diferentes níveis de comprometimento, recebe o nome de espectro autista.

“A cartilha ensina como modular as necessidades específicas da criança com autismo com coisas que a família vai ter independente da classe social, do lugar que mora, como frutas e peças de vestimenta”, destacou, em entrevista à Agência Brasil, o coordenador-geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, José Naum de Mesquita Chagas.

“É importante que a sociedade reconheça e aceite essa característica individual da criança com autismo, no sentido de auxiliar a convivência, já que esse processo ajuda a modular essa criança para que ela vivencie menos momentos críticos durante esse tempo e consiga se integrar melhor”, completou.

Ainda segundo Mesquita, com a pandemia do novo coronavírus, as famílias têm vivido conflitos no meio em que vivem, visto que diversas pessoas não compreendem as peculiaridades das crianças com TEA.

No Brasil, mais de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, correspondente a aproximadamente 24% da população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ministério realizou um evento para marcar o dia, de maneira virtual, para conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Também foi lançada a campanha Eu Respeito! – iniciativa que convida pessoas anônimas e famosas, seja elas com ou sem deficiência, para gravarem vídeos falando que respeitam as particularidades das pessoas com deficiência.

Fonte: atarde.uol

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail